Wekufe: El Origen del Mal (2016)

wekufe-2016-2

Wekufe: El Origen del Mal
Original:2016
Ano:Wekufe: El Origen del Mal•País:Chile
Direção:Javier Attridge
Roteiro:Javier Attridge
Produção:Jennifer Mackay, Javier Attridge
Elenco:Paula Figueroa, Matías Aldea, Juan Pablo Burmeister

“O Trauco é uma entidade mítica que habita as matas de Chiloé, uma ilha no sul do Chile. A população masculina de Chiloé teme o Trauco, cujo olhar pode ser mortal. Tem um poderoso magnetismo, semelhante ao do Íncubo, que atrai mulheres jovens e de meia-idade.

A mulher que for selecionada pelo Trauco vai até ele, mesmo se estiver dormindo, e cai arrebatado aos seus pés. As mulheres escolhidas pelo Trauco não resistem à atração mágica e concordam em ter relações sexuais com o ele. Assim, o Trauco às vezes é utilizado como explicação para uma gravidez indesejada, principalmente em mulheres solteiras; as pessoas assumem ser o Trauco o pai ausente. Isto isenta a mulher de culpa, porque o poder do Trauco é irresistível.”

O gênero fantástico no Chile particularmente ainda engatinha. Anterior à década de 90 o único horror reconhecido pela população foi a Era Pinochet. Desde então nomes como Jorge Olguin (Angel Negro, Sangre Eterna), Aníbal Herrera e Alejandro Salazar (Extraviados, Axion) e Nicolás López (Aftershock, Canibais) marcaram presença como criadores de pesadelos na cinefilia chilena.

Fiquei muito feliz em descobrir que os produtores ainda investem no gênero com competência e amor à arte e Wekufe é uma prova disto. O diretor chileno Javier Attridge acertou na produção em criar uma história que mescla ficção folk e realidade cotidiana em um filme que prende a atenção do espectador. A película (filmada no estilo found footage) narra a história de Matias e Paula, estudantes de jornalismo que viajam para Chiloé, um arquipélago ao sul do Chile, para investigar a relação entre o grande número de crimes sexuais e os mitos e lendas sobre uma criatura mítica conhecida como Trauco, que cercam o misterioso lugar.

wekufe-2016-4

Attridge faz uso de mitos antigos e eventos históricos locais como um pano de fundo para contar sua história e despeja diversas referências cinematográficas de grandes diretores como Spielberg, Romero e Raimi, definindo uma base sólida ao caráter do personagem Matias, que se atira tresloucadamente em seu projeto sem se importar com as consequências que seus atos possam causar no futuro. Um outro ponto positivo na produção foi referenciar os mitos de Cthulhu com as lendas huiliche/mapuche de Cai Cai Vilu, onde um monstro adormecido aguarda o fim de seu sonho para voltar à superfície e castigar os seres humanos.

Mas o filme também tem seus pontos negativos. O exagero de referências em algumas cenas e a (quase) total falta de emoção do personagem Matias frente ao perigo iminente interferem no desenrolar da trama. Outro ponto fraco da trama é a confusão do ponto de vista da câmera que nos faz pensar que existe uma terceira pessoa nesta insólita viagem ao desconhecido.

wekufe-2016-3

O filme foi selecionado para entrar no International Festival Circuit e sua estreia no Chile foi anunciada para o começo de 2017. Nesse meio tempo, o Boca do Inferno convida você para assistir ao trailer promocional que certamente vai fazer você pensar duas vezes antes de se aventurar para desvendar velhos mitos.

(Visited 390 times, 1 visits today)
Iam Godoy

Iam Godoy

Editor-chefe do site Gore Boulevard e um dos membros fundadores do grupo Ravens House Brasil. Assina também as colunas Sangue Tôsko e Sangria.

6 comentários em “Wekufe: El Origen del Mal (2016)

  • 04/06/2018 em 15:57
    Permalink

    alguém conseguiu assistir? não achei em lugar nenhum

    Resposta
  • 14/04/2018 em 21:44
    Permalink

    Tô a mais de um ano procurando esse filme, e até hj não encontrei para assistir kk
    Parece que o filme nem saiu ainda, apesar de já ter saído faz tempo
    Achei o trailer interessantíssimo, muito misterioso e perturbador, e tbm gostei muito do que li á respeito dele … mas acredito que não irei poder conferir o filme tão cedo kkk

    Resposta
  • 28/05/2017 em 23:51
    Permalink

    Esse filme sumiu do mapa….em lugar nenhum existe, nem ebay.

    Ai sim temos um misterio…

    Resposta
  • 23/04/2017 em 22:48
    Permalink

    Gostaria saber onde você assistiu, estou procurando atualmente para baixar com legendas, mas não encontro nenhum site.

    Resposta
    • 12/06/2017 em 18:38
      Permalink

      Viva. Já tens o filme? Por favor ando à anos para encontrar na net. Onde o encontro por favor

      Resposta
      • 28/09/2017 em 19:55
        Permalink

        Também estou procurando, não acho em lugar NENHUM. Será que foi censurado????

        Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien