Depois do sucesso surpreendente do primeiro, uma sequência foi mais do que inevitável. Mas, ninguém esperava duas coisas: 1) como o segundo filme conseguiu um lançamento tão rápido, apenas um ano depois? 2) como conseguiram superar as expectativas e fazer um filme AINDA MELHOR do que o primeiro?
O interessante do segundo filme é que ele segue fielmente a história do original. Alice Hardy (Adrienne King), que havia sobrevivido no filme anterior, retorna para uma pequena e mortal participação na cena de abertura. Desta vez, acompanhamos uma figura masculina se aproximando da casa até o fim trágico da personagem, que, inclusive, encontra a cabeça da Sra.Voorhes na geladeira pouco antes de ser assassinada.
Aqui cabem algumas curiosidades. Depois do filme, a atriz Adrienne King passou a ser ameaçada de morte e perseguida por um lunático entre o primeiro e o segundo filme. Desistiu da carreira de atriz, mesmo tendo adquirido alguns elogios. A cena serviu de inspiração para o filme Pânico, que inclusive cita a franquia no quiz mortal.
Passou-se algum tempo após o assassinato dos monitores do primeiro filme. É óbvio que o filme não poderia se passar em Crystal Lake. Corretamente, o roteirista Ron Kurz, que contou com a colaboração do diretor Steve Miner (que participou efetivamente do primeiro filme), seguiu à risca a história. Um grupo de monitores em treinamento passa a ser perseguido e assassinado por ninguém menos que Jason Voorhes, que não morreu afogado, esteve todo o tempo numa velha cabana no meio da mata.
Aqui temos um Jason magro, ágil (corre o tempo todo), que usa um saco cobrindo o rosto e um dos olhos, provavelmente para esconder seu aspecto monstruoso, sua deformidade. A máscara de hóquei só apareceria no terceiro filme!
Só vemos o corpo inteiro de Jason quase na sequência final. Ele luta, sobe em cima de um carro, corre pela mata…enfim, um Jason de trinta anos!
As mortes são mais violentas, pois há a presença física do assassino, mas são menos gráficas. Claro…não temos mais Tom Savini. Aliás, a maquiagem do Jason no final do filme é ruim demais. Mantém a feiura, mas sem qualidade visual. O melhor assassinato é o do rapaz da cadeira de rodas que leva um facão no olho e cai de uma gigantesca escadaria. Mas, também merece destaque a do casal pregado à cama com uma lança.
Steve Miner dirigiu corretamente o filme, mesclando cenas reais de perseguição na mata, com tomadas bem feitas do lago. Com destaque para o momento em que a jovem se tranca no banheiro e tenta fugir pela janela, encontrando o próprio Jason, que lhe dá (e a nós também) um baita susto – uma bela sequência sem cortes. Aliás, a jovem em questão é a conhecida Amy Steel, que depois faria outro slasher, A Noite das Brincadeiras Mortais.
Aqui temos novamente o Crazy Ralph, alertando os jovens dos perigos do local. Ele diz em voz gutural: “os outros não quiseram me ouvir…” Pena que o personagem tem vida curta, pois poderia trazer bons momentos no futuro, embora seja eternamente lembrado como o “homem que avisa da maldição e dos perigos“.
Mas, o maior destaque na continuação fica a cargo da sequência Psicose, quando Ginny (Amy Steel) finge ser a mãe de Jason e o parabeniza pelo trabalho realizado. Aqui temos mais uma participação de Betsy Palmer em boa atuação!
Uma sequência que imortalizaria Jason Voorhees como o vilão das Sextas-Feiras 13 até se tornar realmente imortal!
Contagem de Corpos
Assassino: Jason Voorhees
1 : Alice – picador de gelo na têmpora
2 : Crazy Ralph – enforcado com arame na árvore
3 : Policial – martelada na parte de trás da cabeça
4 : Scott – garganta cortada com facão
5 : Terry – esfaqueada
6 : Mark – facada no meio da cara…
7 : Jeff e
8 : Sandra – empalados por uma lança grande…
9 : Vickie – esfaqueada
10 : Paul – desaparece, provavelmente morreu…
Acampamento Sangrento ou Sexta-Feira 13????
Estou assistindo agora no FX, para mim é o melhor da série, junto com o primeiro.
A sequência da atriz Amy Steel fingindo ser a mãe de Jason, é uma das minhas preferidas da série.
Jason é meu ídolo!!!!
prefiro jason Humano do que o zumbificado…era mais assustador..
Amo sexta-feira 13. espero um novo filme q traga o bom da historia novamente :3