Terror de Segunda: Franquias e Continuações

4.8
(12)

A história do gênero mostra que ele não se resume a um único susto. Sempre há motivos para que o assassino em série retorne para perpetuar seu reinado de medo, principalmente quando sua primeira aparição resulta em uma boa bilheteria. Mesmo quando já não há razões para continuar, algo acontece que permite que o demônio volte a possuir Linda Blair, para que Norman Bates volte a atender os desejos de sua mãe, que a família de canibais decida desenvolver um novo cardápio.

Há quem acredite que não existam continuações que sejam tão boas quanto o original ou até superiores. Mencionam obras de excelência como Alien, o Oitavo Passageiro e A Morte do Demônio para exemplificar o quanto a fórmula de sucesso não permite uma expansão, ainda que Aliens, o Resgate e Uma Noite Alucinante 2 sejam filmes de qualidade inquestionável. Tecem elogios grandiosos ao retorno de Michael Myers e a primeira aparição de Jason Voorhees, apesar de exporem um altar para seus pontos de partida. Será que existe a possibilidade de ampliar o território do horror, sem que resulte em algo apenas oportunista, um produto de seu sucesso comercial? Quando uma parte 2 pode ser capaz de superar o primeiro filme?

Como parte das comemorações dos 21 Anos do Boca do Inferno, todas as segundas-feiras iremos explorar franquias e continuações. Traremos críticas de filmes e suas sequências para ver se conseguimos encontrar exemplares que possam responder a essas perguntas. “Terror de Segunda” irá acompanhar longas que deram vida a monstros contemporâneos – nem todos se tornaram tão populares como Freddy, Jason, Michael Myers e Chucky –  mas que insistiram em retornar para mais um banho de sangue.

Esteja preparado para nos acompanhar nessa jornada de medo e – na maioria das vezes – oportunismo. Se vocês gostarem da ideia, Terror de Segunda pode até ter continuação, ou simplesmente desaparecer sem qualquer explicação.

O Inferno da repetição

Nesta nova seção, o Boca do Inferno irá abordar filmes e suas continuações. Não será preciso voltar a falar sobre cinesséries que já fazem parte da Biblioteca de Reviews do site. Assim, não há a necessidade de abordar os filmes das franquias Sexta-Feira 13, Halloween, A Hora do Pesadelo, O Massacre da Serra Elétrica, Psicose, A Casa do Espanto, Resident Evil, Brinquedo Assassino, Jogos Mortais, Atividade Paranormal… entre outros já analisados no site.

Por outro lado, você encontrará por aqui as continuações de Fantasma, de Wrong Turn, Subspecies, Terror no Pântano, Pumpkinhead, Mestre dos Desejos, Mestre dos Brinquedos, O Duende

Que outras séries de filmes poderíamos abordar por aqui?

Aproveitem o espaço para sugerir franquias que mereciam ser completamente analisadas, independente de sua qualidade.  Quem sabe essas continuações não aparecem por aqui….

 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

One thought on “Terror de Segunda: Franquias e Continuações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.