Todo início de ano surgem as expectativas sobre os lançamentos do gênero, se teremos um novo Martyrs, produções perturbadoras, criativas, continuações e remakes…Para os brasileiros, só resta a torcida para que os bons filmes tenham passagem pelos cinemas ou oportunidade de lançamento em DVD/Blu-Ray, o que quase nunca acontece. Se por um lado você comemora o lançamento de longas como Annabelle, Livrai-nos do Mal e até Ouija (!!!), por outro você fica se perguntando sobre o cancelamento da estreia de Assim na Terra Como no Inferno, previsto para dezembro de 2014, e imaginando quando verá a luz do dia Canibais (The Green Inferno), de Eli Roth.
Observar o catálogo nacional e compará-lo ao internacional é um bem exercício depressivo. Na lista abaixo, apontamos os filmes de horror, suspense, ficção científica e fantasia que despontarão em 2015, se não aqui, em algum lugar, servindo de motor propulsor para o interesse do infernauta em visitar sites de compartilhamentos de vídeos.
A Mulher de Preto 2: O Anjo da Morte (The Woman in Black 2: Angel of Death, 2015)
Estreia lá fora: 2 de janeiro
Estreia no Brasil: 22 de janeiro
Sinopse: Inglaterra, 1941. Com Londres em meio à guerra, dois professores evacuam um grupo de crianças até a abandonada mansão Eel Marsh. Procurando proteção contra os bombardeios na remota locação costeira, o grupo acaba enfrentando um mal ainda maior quando sua chegada acorda a Mulher de Preto.
O que esperar: O primeiro filme foi uma surpresa. O remake de um filme obscuro, lançado na década de 80, com o astro Daniel Radcliffe, tinha tudo para ser uma bomba. Não foi. Também não foi assustador como se esperava, principalmente pelos efeitos digitais que transformaram a vilã na Bathory de Stay Alive. Mas, as expectativas pela continuação são grandes pelo trailer (pela ausência de Radcliffe…hehehe) e pelo clima aparentemente sugerido da produção. Se lá pelas tantas, o fantasminha da mulher começar a aparecer nos moldes do primeiro, pode-se esquecer qualquer boa possibilidade, tornando-se apenas um horror comum e artificial. A diferença de estreia em dez dias é até animador…
Trailer:
The Hallow aka The Woods (2015)
Estreia lá fora: 25 de janeiro
Estreia no Brasil: Talvez nem venha, principalmente se for bom
Sinopse: Uma família se muda para uma casa no campo na Irlanda, cercada por um milharal, e se vê numa luta pela sobrevivência contra criaturas demoníacas, vivendo nas matas…
O que esperar: O filme nem sequer estreou e o diretor Corin Hardy já foi contratado para trabalhar no remake de O Corvo. Chega a ser curioso porque ele tem em sua carreira o curta de animação Butterfly (2003), o elogiado musical Strangers (2005) e o clipe The Prodigy: Warrior’s Dance (2009). De repente, seu nome surge em dois longas do gênero…E ainda o argumento, embora claustrofóbico, é meio batido, não? No elenco Bojana Novakovic (Arraste-me para o Inferno), Michael Smiley (Kill List) e Joseph Mawle (O Despertar). E aí? Arriscaria?
Corrente do Mal (It Follows, 2014)
Estreia lá fora: 4 de fevereiro (já teve passagem por inúmeros festivais em 2014)
Estreia no Brasil: sem data, mas já passou no Festival do Rio em 2014.
Sinopse: A jovem Jay leva uma vida tranquila entre escola, paqueras e passeios no lago. Após uma transa casual, ela passa a ser atormentada por estranhas visões e sente estar sendo constantemente perseguida.
O que esperar: Altas expectativas! O longa conseguiu boas críticas em cada lugar por onde passou, incluindo no Brasil, alçando o nome do diretor David Robert Mitchell a uma grande promessa. Tem um trailer assustador, cativante, com boa fotografia, trilha…Enfim, há grandes chances que esta produção ocupe as listas dos melhores filmes de 2015, mas, para isso, precisa conquistar alguma distribuidora para levá-lo aos cinemas antes que o filme saia em DVD por aí.
Trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=bsVU-P5jZCU
O Destino de Júpiter (Jupiter Ascending, 2015)
Estreia Mundial: 5 de fevereiro
Sinopse: Jupiter Jones (Mila Kunis) é a descendente de uma linhagem que a coloca como a próxima ocupante do posto de Rainha do Universo. Sem saber disto, ela segue sua vida pacata trabalhando como empregada doméstica nos Estados Unidos, país onde vive após deixar a Rússia. Um dia, ela recebe a visita de Caine (Channing Tatum), um ex-militar alterado geneticamente que tem por missão protegê-la a todo custo e levá-la para assumir seu lugar de direito.
O que esperar: Se 2014 foi um ano interessante para a ficção científica, parece que este manterá um interesse curioso. O que surge como primeira opção (talvez única) é o longa de Andy Wachowski, cujo nome é lembrado pelo que fez com a franquia Matrix, iniciando bem e terminando de forma confusa e bizarra. Wachowski praticamente não fez mais nada depois da série, trabalhando até mesmo no game sobre a franquia, e depois arriscando a levar Tom Hanks numa Viagem por gerações. Eu li bem? Estreia mundial? Hummm….
Trailer:
Amaldiçoado (Horns)
Estreou lá fora: 6 de setembro de 2014
No Brasil: 19 de fevereiro
Sinopse: Baseado no livro “O Pacto”, de Joe Hill, filho pródigo do mestre do suspense literário Stephen King, o longa acompanha Ignatius “Ig” Perris (Daniel Radcliffe), um homem de 26 anos que acorda depois de uma noite de bebedeira e descobre que sua namorada (Juno Temple) foi abusada sexualmente e brutalmente assassinada. Entretanto, pouco tempo depois, ele percebe que está crescendo em sua testa um par de chifres. Como se isso já não fosse bizarro o suficiente, o adereço lhe dá o poder de fazer as pessoas revelarem os mais obscuros segredos. Apontado como o principal suspeito do crime e temido por seu aspécto diabólico, Ig passa a usar meios violentos para descobrir quem matou sua amada.
O que esperar: As expectativas em torno de um trabalho de Alexandre Aja são sempre grandes, já que ele esteve envolvido nos últimos anos em remakes sangrentos e, pelo menos, divertidos. Mas, parece que o chifre de Ignatius influenciou também o filme, transformando um livro promissor numa produção cheia de liberdades criativas e efeitos especiais questionáveis. E pior: quem ficou feliz por não encontrar o tal Radcliffe na continuação de A Mulher de Preto, tem que se contentar com um Harry Potter chifrudo neste longa. Além de trocar o nome do filme em relação ao livro – o que confude o público -, a distribuidora demorou tanto para levar aos cinemas que o longa já virou carne de vaca em sites de download. Já nasceu amaldiçoado!
Trailer:
Atividade Paranormal 5 (Paranormal Activity: The Ghost Dimension, 2015)
Estreia lá fora: 13 de março
Estreia no Brasil: 12 de março
Sinopse: A oficial não foi divulgada, mas deve envolver alguma família com problema com uma entidade que adora aparecer em vídeo
O que esperar: Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal esfriou as expectativas pela continuação oficial, tanto que a estreia foi adiada de outubro para março. Ainda assim deve garantir alguns sustos e o retorno de Katie Featherston para ampliar a mitologia sobre as bruxas e o bebê. A direção é de Gregory Plotkin, produtor dos últimos três filmes da franquia. Será que ainda há algum atrativo nessa franquia?
Antes de Dormir (Before I Go to Sleep)
Estreia lá fora: 4 de setembro de 2014
Estreia no Brasil: 26 de março
Sinopse: Após um trauma, Christine Lucas (Nicole Kidman) acorda todos os dias sem saber quem é, e o que aconteceu com ela. Aos poucos, ela descobre alguns acontecimentos sombrios, levando-a a suspeitar de todas as pessoas ao redor.
O que esperar: Elenco bom, encabeçado pela bela Nicole Kidman, e direção de Rowan Joffe (roteiro de Extermínio 2), podem justificar algumas boas avaliações encontradas na internet. Mas, essa sinopse é um pouco batida, remetendo a inúmeros outros thrillers lançados todos os anos (pessoa desconfiada, problemas de memória). A diferença da estreia já colocou análises do longa em vários sites por aí, com algumas positivas e outras medianas! Como a distribuidora dormiu, o longa já está até na internet…
Trailer:
Os Vingadores: A Era de Ultron (Avengers: Age of Ultron, 2015)
Estreia lá fora: 22 de abril
Estreia no Brasil: 30 de abril
Sinopse: Sequência do sucesso “Os Vingadores”, que reúne mais uma vez a equipe de super-heróis formada por Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro
O que esperar: Joss Whedon fez um trabalho bem feitinho com o primeiro, só apagado pela segunda empreitada do Capitão América. As expectativas são grandes, uma vez que ele não precisará desenvolver a procura pelos heróis, nem o estranhamento com Thor. Ação, efeitos de primeira, piadinhas e muita diversão fazem parte das expectativas pela continuação. E a estreia, próxima da data inicial, é bastante animadora.
Trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=dCswDfAkA_E
Mad Max: Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road, 2015)
Estreia lá fora: 13 de maio
Estreia no Brasil: 22 de maio
Sinopse: Um guerreiro das estradas (Tom Hardy) deve resgatar um grupo de garotas envolvidas em uma guerra mortal, iniciada pela Imperatriz Furiosa (Charlize Theron).
O que esperar: Não se trata de um remake, mas uma nova história dentro do universo da franquia. Pode-se esperar boa coisa, primeiro porque o diretor – George Miller – é o mesmo da série original, e, depois, o elenco tem como novo Mad o atual “queridinho” da América Tom Hardy, que, nos últimos anos, tem engatado um projeto atrás de outro. O ambiente apocalíptico de outrora, veículos turbinados e estilizados, punks, ação desenfreada…Pouca diferença na estreia atiça o interesse do espectador, sem críticas frustrantes por aí. E tem Charlize Theron….
Trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=OeszhEbFEoY
Sobrenatural: Capítulo 3 (Insidious: Chapter 3, 2015)
Estreia lá fora: 5 de junho
Estreia no Brasil: Os dois primeiros fizeram sucesso…este deve estrear por aqui.
Sinopse: Um prelúdio, com fatos anteriores ao pesadelo da família Lambert, que mostrará como a psíquica Elise Rainier relutantemente concordou em usar suas habilidades para contactar os mortos, ao ajudar uma adolescentes que também está sendo alvo de entidades perigosas.
O que esperar: Sustos, passeio pela dimensão dos mortos e algumas referências aos dois primeiros filmes – para o espectador pensar “ah…então foi por isso..“. Pelo lado negativo há a ausência de bons nomes como Rose Byrne, Patrick Wilson e de James Wan, na direção; porém, esta será a estreia de Leigh Whannell no comando, a partir de um roteiro de sua autoria. Ele já tem uma certa experiência no gênero, e entende do quesito “causar arrepios“. E a trilha sonora do trailer é bem maneira…
Trailer:
Poltergeist, o Fenômeno (Poltergeist, 2015)
Estreia lá fora: 24 de julho
Estreia no Brasil: 30 de julho
Sinopse: Família suburbana enfrenta a fúria de espíritos em sua casa, e precisa se unir para salvar a caçula.
O que esperar: O original é um clássico do estilo casas assombradas, figurando ao lado de O Iluminado como os melhores exemplares. A tragédia em torno da morte de algumas atrizes, incluindo a pequena Heather O’Rourke, trouxe grandes mudanças no novo filme, como a alteração no nome da protagonista, interpretada por Kennedi Clements, como Madison Bowen, por exemplo. Com Sam Rockwell e Rosemarie DeWitt, o novo Poltergeist tem roteiro de David Lindsay-Abaire, de Oz: Mágico e Poderoso, e produção de Sam Raimi e Robert G. Tapert. Apesar da curiosidade pelo longa, o fato de ser um remake provocará comparações. Se Sobrenatural, de James Wan, já foi comparado ao longa de Tobe Hooper na época do lançamento, este, com direção de Gil Kenan, de Cidade das Sombras, será analisado com lupa. Será que ainda há o que contar no subgênero casas assombradas, sem soar repetitivo?
Goosebumps: Histórias de Arrepiar (Goosebumps, 2015)
Estreia lá fora: 7 de agosto
Estreia no Brasil: 20 de agosto
Sinopse: O adolescente Zach Cooper (Dylan Minnette) e sua família se mudam para um cidade do interior. Na vizinhança ela logo faz amizade com Hannah (Odeya Rush), filha do misterioso escritor R. L. Stine (Jack Black). O que Zach não sabia, era que os monstros criado pelo autor são reais!
O que esperar: Uma comédia com monstros e muita fantasia, baseada na série de livros de R.L.Stine. Com orçamento estimado em US$ 85 milhões, e nomes como Jack Black e Amy Ryan, deve ser uma produção divertida para a família e os leitores-mirins. A direção é de Rob Letterman, de As Viagens de Gulliver.
A Entidade 2 (Sinister 2)
Estreia lá fora: 21 de agosto
Estreia no Brasil: nada definido
Sinopse: Uma jovem mãe e seus dois filhos gêmeos se mudam para uma casa que foi marcada pela morte…
O que esperar: O primeiro foi uma das melhores surpresas de 2012, com Ethan Hawke, e a direção correta de Scott Derrickson. A continuação tem a bela Shannyn Sossamon (de Catacumbas e Uma Chamada Perdida) e o comando de Ciaran Foy (do interessante Citadel, 2012). Talvez essas mudanças façam a diferença, e a continuação seja apenas um bom filme, repetindo a fórmula do primeiro, sem grandes surpresas. Será que teremos a mesma ousadia do final do primeiro?
Victor Frankenstein (2015)
Estreia lá fora: 2 de outubro
Estreia no Brasil: em alguma data, além da imaginação…
Sinopse: Contada sobre a perspectiva de Igor, nós vemos a origem sombria do jovem assistente de Viktor Von Frankenstein, como se tornou amigo do estudante de medicina e pode testemunhar o nascimento da criatura conhecida por todos.
O que esperar: A direção é de Paul McGuigan, de Heróis (2009), a partir de um roteiro de Max Landis, de Poder Sem Limites. Parece um experimento tão curioso quanto o que deu origem ao projeto de Doutor Frankenstein. Ou seja, há grandes chances de que saia algo bom. Só seria um problema se tivesse no elenco Daniel Radcliffe…O quê? Tem? É ele que faz o papel de Igor? Nããããããããããoooooo!
Crimson Peak (2015)
Estreia lá fora: 16 de outubro
Estreia no Brasil: hein?
Sinopse: Após uma tragédia familiar, uma aspirante a autora fica dividida entre o amor por seu amigo de infância e a tentação de um misterioso forasteiro. Tentando escapar dos fantasmas de seu passado, ela é levada a uma casa que respira, sangra… e se lembra.
O que esperar: Depois de produzir inúmeras produções, finalmente Guillermo del Toro resolveu assumir as rédeas, algo que não acontecia desde Círculo de Fogo. Pelo nome do cineasta, é possível esperar um bom tratamento visual, estilo gótico, um pouco de mágica, suspense….não sustos. Em entrevista, ele disse o que ele pensa sobre o gênero atualmente e o que esperar de seu filme: “Eu acho que as pessoas estão se acostumando a relacionar o terror a found footage e orçamentos de produções B. Cresci com filmes como A Profecia e O Iluminado…e quero fazer deste como um retrocesso.” Precisa dizer mais?
Scouts Vs. Zombies (2015)
Estreia lá fora: 30 de outubro
Estreia no Brasil: Estrear? Se tivermos sorte, sai em vídeo
Sinopse: Três escoteiros, às vésperas da despedida da função, descobrem o verdadeiro significado da amizade quando precisam salvar a cidade de uma praga de zumbis.
O que esperar: Com direção de Christopher Landon, de Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal, trata-se de uma comédia com elementos de horror, com produção da Paramount. Tem o filho de Arnold Schwarzenegger, Patrick, como um dos protagonistas e o veterano David Koechner (de Inatividade Paranormal). O título é desanimador, lembrando filmes do estilo The Asylum.
Friday the 13th (2015)
Estreia lá fora: 13 de novembro
Estreia no Brasil: Se tivermos sorte, em 2016…
Sinopse: Ambientado na década de 80, no inverno (!!!) trata-se de um reboot, um recomeço, com a participação de Pamela Voorhees.
O que esperar: O produtor Brad Fuller quer trazer algo novo para a série, sem soar como continuação ou remake. Seria uma nova história sobre o nascimento da lenda Jason Voorhees. Durante um tempo, chegou-se a dizer que o assassino nem iria aparecer, o que causou uma série de protestos e a confissão de que fora mal interpretado. Muitas especulações, segredos guardados em Crystal Lake! De qualquer forma, o longa sai esse ano….pelo menos lá fora, no frio!
Krampus (2015)
Estreia lá fora: 4 de dezembro
Estreia no Brasil: com certeza, longe do Natal
Sinopse: A lenda do demônio que pune as pessoas malvadas no Natal…
O que esperar: Aquele filme ruim Krampus: The Chrismas Devil, de 2013, já deu o aperitivo do que se trata. Poderia ser mais um trash do estilo, porém o nome Michael Dougherty na direção é um interessante chamariz. Para quem não sabe, ele comandou o ótimo Contos do Dia das Bruxas (2007), embora não possa ser associado a bons roteiros (Lenda Urbana 3 – A Vingança de Mary, Superman: O Retorno…). Pelo estilo de filme, se chegar por aqui, será apenas para o mercado de vídeo.
Phantasm: Ravager (2015)
Estreia lá fora: não definido
Estreia no Brasil: nem espere…
Sinopse: A parte final da franquia Fantasma, de Don Coscarelli
O que esperar: Deve dar o que falar este ano! Faz tempo que os fãs da série original aguardam por mais uma empreitada do The Tall Man, interpretado novamente por Angus Scrimm. Se a direção não tem Coscarelli, o que é de se lamentar – ficou a cargo de David Hartman (em sua estreia em longas), o roteiro e produção são dele. Conta com Scrimm, A. Michael Baldwin (novamente como Mike) e Reggie Bannister (de novo como Reggie)! Quando isso vai chegar ao Brasil? Se os quatro primeiros não vieram, por que este viria?
Trailer:
Amityville: The Awakening (2015)
Estreia lá fora: não definido
Estreia no Brasil: se for otimista, sai em vídeo.
Sinopse: Belle, seu irmão gêmeo e uma pequena irmã se mudam para uma nova casa com a mãe solteira Joan, com o intuito de economizar para o tratamento do filho. Mas, quando fenômenos estranhos começam a acontecer, Belle começa a suspeitar que a mãe não disse toda a verdade sobre o local, popular devido a uma tragédia no passado.
O que esperar: Depois do remake de 2005 e toda a franquia do passado, será que Amityville ainda consegue assustar, principalmente com esse enredo similar a Evocando Espíritos? Se a sinopse e o nome não são animadores, pelo menos podemos ansiar pela direção de Franck Khalfoun, que fez um ótimo trabalho com o remake de Maniac. Também empolga a participação da bela Jennifer Jason Leigh (de Camisa de Força). E o trailer tem boas referências ao filme original e também cenas arrepiantes!
Trailer:
31 (2015)
Estreia lá fora: não definido
Estreia no Brasil: você quer que lancem por aqui?
Sinopse: Durante o Halloween cinco pessoas são raptadas e mantidas como refém num local chamado Murder World. Durante o tempo que estão lá, eles devem jogar um violento jogo chamado 31, onde a missão é sobreviver a 12 agoras contra uma gangue de palhaços malignos.
O que esperar: Rob Zombie! Se esse nome já causou arrepios pelos pecados cometidos, é bem difícil que 31 consiga mudar os conceitos sobre o diretor, embora palhaços assassinos seja um tema bem assustador e interessante. Esse trabalho nasceu de um financiamento coletivo e a promessa de que será o longa mais violento do diretor. Só se sabe que Sheri Moon Zombie estará lá….óbvio!
Cooties (2014)
Estreia lá fora: não definido
Estreia no Brasil: se fosse no tempo do VHS…
Sinopse: Um misterioso vírus atinge uma escola, transformando as crianças em feras selvagens e incontroláveis. Um herói improvável irá liderar um grupo de professores na luta pela sobrevivência...
O que esperar: Passou em festivais em 2014, mas não teve uma estreia oficial. Conseguiu boas críticas, pelo tom bem-humorado e o bom elenco, com nomes como Elijah Wood, Alison Pill, Rainn Wilson e Leigh Whannell. Parece divertido e até lembra Wood na invasão alienígena de Prova Final (98). Contudo, a falta de referência dos diretores é preocupante, ainda que o roteiro seja de Leigh Whannell, o mesmo responsável pela franquia Jogos Mortais e Sobrenatural.
The Human Centipede III (Final Sequence) (2015)
Estreia lá fora: nem deve
Estreia no Brasil: Jamais…
Sinopse: Uma prisão de segurança máxima no deserto, onde os antagonistas dos dois primeiros filmes virão uma centopeia com centenas de prisioneiros…
O que esperar: Nojeiras diversas. Para quem curtiu os dois primeiros, será uma boa pedida. Já para os que não viram nada de mais ou acham o argumento de um mau gosto tremendo, esta produção pode continuar esquecida. Alguém realmente está ansioso por isso?
Trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=Qevf9O6HaTI
The Human Centipede III e 31 são minhas apostas para 2015.
Fizeram um texto de preview de Horror, Ficção e Fantasia para ver em 2015 e NÃO FALARAM DE STAR WARS? Ok…
O autor do texto nem sequer se preocupou em esconder a antipatia que sente pelo Daniel Radcliffe. Acredito que em textos que não são de opinião, um autor deve manter certa imparcialidade.
Na verdade, a imparcialidade termina com o parágrafo “o que esperar”, já que envolve a opinião do autor sobre o filme em questão.
E, caso não tenha notado, foi apenas uma brincadeira, já que o ator está em dois filmes da lista.
Abraços!