Horror, Ficção e Fantasia para ver em 2015

0
(0)

Todo início de ano surgem as expectativas sobre os lançamentos do gênero, se teremos um novo Martyrs, produções perturbadoras, criativas, continuações e remakes…Para os brasileiros, só resta a torcida para que os bons filmes tenham passagem pelos cinemas ou oportunidade de lançamento em DVD/Blu-Ray, o que quase nunca acontece. Se por um lado você comemora o lançamento de longas como Annabelle, Livrai-nos do Mal e até Ouija (!!!), por outro você fica se perguntando sobre o cancelamento da estreia de Assim na Terra Como no Inferno, previsto para dezembro de 2014, e imaginando quando verá a luz do dia Canibais (The Green Inferno), de Eli Roth.

Observar o catálogo nacional e compará-lo ao internacional é um bem exercício depressivo. Na lista abaixo, apontamos os filmes de horror, suspense, ficção científica e fantasia que despontarão em 2015, se não aqui, em algum lugar, servindo de motor propulsor para o interesse do infernauta em visitar sites de compartilhamentos de vídeos.

A Mulher de Preto 2: O Anjo da Morte (The Woman in Black 2: Angel of Death, 2015)
Estreia lá fora: 2 de janeiro
Estreia no Brasil: 22 de janeiro

A Mulher de Preto

Sinopse: Inglaterra, 1941. Com Londres em meio à guerra, dois professores evacuam um grupo de crianças até a abandonada mansão Eel Marsh. Procurando proteção contra os bombardeios na remota locação costeira, o grupo acaba enfrentando um mal ainda maior quando sua chegada acorda a Mulher de Preto.

O que esperar: O primeiro filme foi uma surpresa. O remake de um filme obscuro, lançado na década de 80, com o astro Daniel Radcliffe, tinha tudo para ser uma bomba. Não foi. Também não foi assustador como se esperava, principalmente pelos efeitos digitais que transformaram a vilã na Bathory de Stay Alive. Mas, as expectativas pela continuação são grandes pelo trailer (pela ausência de Radcliffe…hehehe) e pelo clima aparentemente sugerido da produção. Se lá pelas tantas, o fantasminha da mulher começar a aparecer nos moldes do primeiro, pode-se esquecer qualquer boa possibilidade, tornando-se apenas um horror comum e artificial. A diferença de estreia em dez dias é até animador…

Trailer:

The Hallow aka The Woods (2015)
Estreia lá fora: 25 de janeiro
Estreia no Brasil: Talvez nem venha, principalmente se for bom

The Hallow (2015)

Sinopse: Uma família se muda para uma casa no campo na Irlanda, cercada por um milharal, e se vê numa luta pela sobrevivência contra criaturas demoníacas, vivendo nas matas…

O que esperar: O filme nem sequer estreou e o diretor Corin Hardy já foi contratado para trabalhar no remake de O Corvo. Chega a ser curioso porque ele tem em sua carreira o curta de animação Butterfly (2003), o elogiado musical Strangers (2005) e o clipe The Prodigy: Warrior’s Dance (2009). De repente, seu nome surge em dois longas do gênero…E ainda o argumento, embora claustrofóbico, é meio batido, não? No elenco Bojana Novakovic (Arraste-me para o Inferno), Michael Smiley (Kill List) e Joseph Mawle (O Despertar). E aí? Arriscaria?

Corrente do Mal (It Follows, 2014)
Estreia lá fora: 4 de fevereiro (já teve passagem por inúmeros festivais em 2014)
Estreia no Brasil: sem data, mas já passou no Festival do Rio em 2014.

Corrente do Mal (2014)

Sinopse: A jovem Jay leva uma vida tranquila entre escola, paqueras e passeios no lago. Após uma transa casual, ela passa a ser atormentada por estranhas visões e sente estar sendo constantemente perseguida.

O que esperar: Altas expectativas! O longa conseguiu boas críticas em cada lugar por onde passou, incluindo no Brasil, alçando o nome do diretor David Robert Mitchell a uma grande promessa. Tem um trailer assustador, cativante, com boa fotografia, trilha…Enfim, há grandes chances que esta produção ocupe as listas dos melhores filmes de 2015, mas, para isso, precisa conquistar alguma distribuidora para levá-lo aos cinemas antes que o filme saia em DVD por aí.

Trailer:

O Destino de Júpiter (Jupiter Ascending, 2015)
Estreia Mundial: 5 de fevereiro

O Destino de Júpiter (2015)

Sinopse: Jupiter Jones (Mila Kunis) é a descendente de uma linhagem que a coloca como a próxima ocupante do posto de Rainha do Universo. Sem saber disto, ela segue sua vida pacata trabalhando como empregada doméstica nos Estados Unidos, país onde vive após deixar a Rússia. Um dia, ela recebe a visita de Caine (Channing Tatum), um ex-militar alterado geneticamente que tem por missão protegê-la a todo custo e levá-la para assumir seu lugar de direito.

O que esperar: Se 2014 foi um ano interessante para a ficção científica, parece que este manterá um interesse curioso. O que surge como primeira opção (talvez única) é o longa de Andy Wachowski, cujo nome é lembrado pelo que fez com a franquia Matrix, iniciando bem e terminando de forma confusa e bizarra. Wachowski praticamente não fez mais nada depois da série, trabalhando até mesmo no game sobre a franquia, e depois arriscando a levar Tom Hanks numa Viagem por gerações. Eu li bem? Estreia mundial? Hummm….

Trailer:

Amaldiçoado (Horns)
Estreou lá fora: 6 de setembro de 2014
No Brasil: 19 de fevereiro

O Pacto (2014)

Sinopse: Baseado no livro “O Pacto”, de Joe Hill, filho pródigo do mestre do suspense literário Stephen King, o longa acompanha Ignatius “Ig” Perris (Daniel Radcliffe), um homem de 26 anos que acorda depois de uma noite de bebedeira e descobre que sua namorada (Juno Temple) foi abusada sexualmente e brutalmente assassinada. Entretanto, pouco tempo depois, ele percebe que está crescendo em sua testa um par de chifres. Como se isso já não fosse bizarro o suficiente, o adereço lhe dá o poder de fazer as pessoas revelarem os mais obscuros segredos. Apontado como o principal suspeito do crime e temido por seu aspécto diabólico, Ig passa a usar meios violentos para descobrir quem matou sua amada.

O que esperar: As expectativas em torno de um trabalho de Alexandre Aja são sempre grandes, já que ele esteve envolvido nos últimos anos em remakes sangrentos e, pelo menos, divertidos. Mas, parece que o chifre de Ignatius influenciou também o filme, transformando um livro promissor numa produção cheia de liberdades criativas e efeitos especiais questionáveis. E pior: quem ficou feliz por não encontrar o tal Radcliffe na continuação de A Mulher de Preto, tem que se contentar com um Harry Potter chifrudo neste longa. Além de trocar o nome do filme em relação ao livro – o que confude o público -, a distribuidora demorou tanto para levar aos cinemas que o longa já virou carne de vaca em sites de download. Já nasceu amaldiçoado!

Trailer:

Atividade Paranormal 5 (Paranormal Activity: The Ghost Dimension, 2015)
Estreia lá fora: 13 de março
Estreia no Brasil: 12 de março

Sinopse: A oficial não foi divulgada, mas deve envolver alguma família com problema com uma entidade que adora aparecer em vídeo

O que esperar: Atividade Paranormal: Marcados pelo Mal esfriou as expectativas pela continuação oficial, tanto que a estreia foi adiada de outubro para março. Ainda assim deve garantir alguns sustos e o retorno de Katie Featherston para ampliar a mitologia sobre as bruxas e o bebê. A direção é de Gregory Plotkin, produtor dos últimos três filmes da franquia. Será que ainda há algum atrativo nessa franquia?

Antes de Dormir (Before I Go to Sleep)
Estreia lá fora: 4 de setembro de 2014
Estreia no Brasil: 26 de março

Sinopse: Após um trauma, Christine Lucas (Nicole Kidman) acorda todos os dias sem saber quem é, e o que aconteceu com ela. Aos poucos, ela descobre alguns acontecimentos sombrios, levando-a a suspeitar de todas as pessoas ao redor.

O que esperar: Elenco bom, encabeçado pela bela Nicole Kidman, e direção de Rowan Joffe (roteiro de Extermínio 2), podem justificar algumas boas avaliações encontradas na internet. Mas, essa sinopse é um pouco batida, remetendo a inúmeros outros thrillers lançados todos os anos (pessoa desconfiada, problemas de memória). A diferença da estreia já colocou análises do longa em vários sites por aí, com algumas positivas e outras medianas! Como a distribuidora dormiu, o longa já está até na internet…

Trailer:

Os Vingadores: A Era de Ultron (Avengers: Age of Ultron, 2015)
Estreia lá fora: 22 de abril
Estreia no Brasil: 30 de abril

Sinopse: Sequência do sucesso “Os Vingadores”, que reúne mais uma vez a equipe de super-heróis formada por Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Hulk, Viúva Negra e Gavião Arqueiro

O que esperar: Joss Whedon fez um trabalho bem feitinho com o primeiro, só apagado pela segunda empreitada do Capitão América. As expectativas são grandes, uma vez que ele não precisará desenvolver a procura pelos heróis, nem o estranhamento com Thor. Ação, efeitos de primeira, piadinhas e muita diversão fazem parte das expectativas pela continuação. E a estreia, próxima da data inicial, é bastante animadora.

Trailer:

Mad Max: Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road, 2015)
Estreia lá fora: 13 de maio
Estreia no Brasil: 22 de maio

Mad Max (2015)

Sinopse: Um guerreiro das estradas (Tom Hardy) deve resgatar um grupo de garotas envolvidas em uma guerra mortal, iniciada pela Imperatriz Furiosa (Charlize Theron).

O que esperar: Não se trata de um remake, mas uma nova história dentro do universo da franquia. Pode-se esperar boa coisa, primeiro porque o diretor – George Miller – é o mesmo da série original, e, depois, o elenco tem como novo Mad o atual “queridinho” da América Tom Hardy, que, nos últimos anos, tem engatado um projeto atrás de outro. O ambiente apocalíptico de outrora, veículos turbinados e estilizados, punks, ação desenfreada…Pouca diferença na estreia atiça o interesse do espectador, sem críticas frustrantes por aí. E tem Charlize Theron….

Trailer:

Sobrenatural: Capítulo 3 (Insidious: Chapter 3, 2015)
Estreia lá fora: 5 de junho
Estreia no Brasil: Os dois primeiros fizeram sucesso…este deve estrear por aqui.

Insidious: Chapter 3 (2015)

Sinopse: Um prelúdio, com fatos anteriores ao pesadelo da família Lambert, que mostrará como a psíquica Elise Rainier relutantemente concordou em usar suas habilidades para contactar os mortos, ao ajudar uma adolescentes que também está sendo alvo de entidades perigosas.

O que esperar: Sustos, passeio pela dimensão dos mortos e algumas referências aos dois primeiros filmes – para o espectador pensar “ah…então foi por isso..“. Pelo lado negativo há a ausência de bons nomes como Rose Byrne, Patrick Wilson e de James Wan, na direção; porém, esta será a estreia de Leigh Whannell no comando, a partir de um roteiro de sua autoria. Ele já tem uma certa experiência no gênero, e entende do quesito “causar arrepios“. E a trilha sonora do trailer é bem maneira…

Trailer:

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

(Visited 254 times, 1 visits today)

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

4 thoughts on “Horror, Ficção e Fantasia para ver em 2015

  • 20/01/2015 em 04:49
    Permalink

    The Human Centipede III e 31 são minhas apostas para 2015.

    Resposta
  • 12/01/2015 em 13:07
    Permalink

    Fizeram um texto de preview de Horror, Ficção e Fantasia para ver em 2015 e NÃO FALARAM DE STAR WARS? Ok…

    Resposta
  • 10/01/2015 em 20:48
    Permalink

    O autor do texto nem sequer se preocupou em esconder a antipatia que sente pelo Daniel Radcliffe. Acredito que em textos que não são de opinião, um autor deve manter certa imparcialidade.

    Resposta
    • 10/01/2015 em 22:22
      Permalink

      Na verdade, a imparcialidade termina com o parágrafo “o que esperar”, já que envolve a opinião do autor sobre o filme em questão.

      E, caso não tenha notado, foi apenas uma brincadeira, já que o ator está em dois filmes da lista.

      Abraços!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.