A segunda aparição do Monstro de Frankenstein, após o clássico Frankenstein, de 1931, foi em A Noiva de Frankenstein, de 1935, de James Whale. A noiva apareceu pouco no filme, nos minutos finais, mas deixou uma boa impressão pela aparência característica, transformando-a em uma personagem clássica do gênero. O conceito está sendo reinventado na megaprodução The Bride, dirigida por Maggie Gyllenhaal, irmã do ator Jake Gyllenhaal, que recentemente entrou para o elenco.
Aliás, que elenco! Christian Bale (como o Monstro), Jessie Buckley (será a Noiva), Annette Bening, Penelope Cruz e Peter Sarsgaard (marido da cineasta) estrelam a produção, com um orçamento estimado em US$80 milhões de dólares. Ainda em produção, com filmagens em Londres visando um lançamento em 2025, o enredo propõe:
O solitário Monstro de Frankenstein (Bale) viaja para Chicago dos anos 1930 para procurar a ajuda do Dr. Euphronius na criação de uma companheira. Os dois revigoram uma jovem assassinada e nasce a Noiva. Ela está além do que qualquer um deles pretendia, acendendo um romance tórrido e chamando a atenção da polícia e de um movimento social selvagem e radical.
A obra absoluta de Mary Shelley está atualmente em alta na Sétima Arte, sendo lembrada em produções como Lisa Frankenstein e até no premiado Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos.