Monstros S.A. (2001)

Monstros SA (2001)
animação numa divertida história de conspiração
Monstros S.A.
Original:Monsters, Inc.
Ano:2001•País:EUA
Direção:Pete Docter, David Silverman, Lee Unkrich
Roteiro:Pete Docter. Jill Culton, Jeff Pidgeon, Ralph Eggleston, Andrew Stanton, Daniel Gerson, Robert L. Baird, Rhett Reese, Jonathan Roberts
Produção:Darla K. Anderson
Elenco:John Goodman, Billy Crystal, Mary Gibbs, Steve Buscemi, James Coburn, Jennifer Tilly, Bob Peterson, John Ratzenberger, Frank Oz, Bonnie Hunt

Os filmes de animação, produzidos aos montes nos últimos anos, são teoricamente voltados para o público infanto-juvenil. Mas, analisando melhor, podemos dizer sem dúvida que funcionam também para os adultos. FormiguinhaZ, Toy Story, Vida de Inseto, Procurando Nemo, Shrek, A Era do Gelo, Monstros S.A., são apenas alguns exemplos de animações super divertidas e para todas as idades. O último citado, cujo título original é Monsters, Inc. (2001), produzido pela parceria Pixar / Disney, teve uma versão em DVD lançada no Brasil em dois discos trazendo uma infinidade de materiais extras interessantes.

A história explora os tradicionais monstros que se escondem nos armários e se ocultam embaixo das camas para assustar as crianças enquanto dormem. Na verdade, eles vivem numa cidade chamada Monstrópolis, num universo paralelo interligado ao nosso através de portas dimensionais. Em seu mundo, os monstros precisam de energia para o aquecimento, movimentação de carros e máquinas e iluminação, a qual é obtida pelos gritos das crianças humanas quando assustadas por eles. James P. Sullivan (voz de John Goodman) é o principal monstro da poderosa empresa Monstros S.A., e ajudado pelo engraçado parceiro Mike Wazowski (voz de Billy Crystal), eles formam a equipe recordista na obtenção de gritos de crianças e conseqüentemente de geração de energia. Porém, as coisas passam a se complicar quando acidentalmente uma menininha, que recebeu o apelido de Boo (voz de Mary Gibbs), entra no mundo dos monstros, causando enorme confusão, uma vez que as crianças são consideradas perigosas por trazerem contaminação, causando grande medo nos monstros. A partir daí, Sullivan e Mike viverão grandes aventuras para tentar levar Boo de volta ao seu mundo, enfrentando paralelamente um plano conspiratório do monstro rival Randall Boggs (voz de Steve Buscemi) e do diretor da empresa Henry J. Waternoose (voz de James Coburn), que querem impedir o fracasso da Monstros S.A., cuja produção de energia tem caído significativamente com as crianças se assustando cada vez menos.

Monstros SA (2001) (2)

O filme é uma grande diversão, abordando a ideia dos monstros ocultos por trás dos armários, e seu roteiro está repleto de citações e homenagens ao mundo do cinema, como o restaurante Harryhausen (nome do cultuado criador de monstros na técnica stop motion em meados do século passado), e uma cena lembrando o blockbuster Armageddon (98), quando um grupo de heróis estão desfilando de forma imponente.

(Visited 219 times, 1 visits today)
Juvenatrix

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien