Stay Awake (2013)

0
(0)

Stay Awake (2013)

Stay Awake
Original:Stay Awake
Ano:2013•País:Itália
Direção:Domenico Cantarero
Roteiro:Domenico Cantarero
Produção:Domenico Cantarero
Elenco:Adriana Calcaterra, Giancarlo Gallaro

Existem vantagens e desvantagens para quem decide se aventurar em assistir curtas de terror no Youtube. A verdade é que o formato de uma história do gênero contada em cinco ou dez minutos claramente segue uma linha narrativa diferente daquelas comumente encontradas em produções longas. E claro, os resultados de histórias curtas são extremamente variados passando por obras assustadoras e bem produzidas até bobagens feitas sem nenhum sentido, cuidado ou roteiro.

Além destes dois possíveis resultados, é igualmente fácil pensar como determinadas tramas de dez minutos poderiam ser expandidas para uma narrativa de 80 ou 90 minutos. Este é a sensação que se tem ao assistir ao curta italiano lançado em 2013 Stay Awake. Dirigido por Domenico Cantarero, o filme não chama atenção pelo uso de câmera, que aqui não vai além do trivial; iluminação ou elenco. Tais aspectos são considerados até fracos quando comparados com o que demais diretores conseguem atingir em outros curtas.

Mas existe algo curioso e que faz com que tenhamos interesse em acompanhar ao curta e este responde pelo roteiro. Stay Awake começa por nos apresentar a jovem Sarah, que está em casa de noite e vai tomar um relaxante banho de banheira. Após ligar o som e tirar a roupa, a moça entra na banheira e tem um estranho sono onde está tonta no sofá da sala e o seu pai tenta e consegue matá-la.

Stay Awake (2013) (2)

Mas tudo não passou de um sonho e Sarah acorda em segurança na banheira. Ao sair do banheiro, ela encontra o pai na cozinha e começa então a desconfiar que não se tratou apenas de um sonho mas talvez de uma premonição ou algo ainda mais macabro. Eis que a história da uma guinada para que sonho e realidade passem a se misturar em uma agradável inversão de papéis.

Stay Awake não deve ser tratado como um ótimo representante de curtas italianos de terror, mas ao menos serve para mostrar uma interessante trama que pode ser expandida. Muitos diretores costumam fazer curtas para mostrarem suas histórias e como elas funcionariam dentro de uma narrativa. Posteriormente, alguns destes realizadores conseguem fazer remakes de suas próprias obras e até em formatos de longas. O filme de Domenico é apenas funcional embora possui sim uma boa ideia. Quem sabe em breve possamos ter um remake mais aprofundado (e mais bem feito) ou até uma versão estendida.

Assista a Stay Awake e tire suas próprias conclusões:

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Filipe Falcão

Jornalista formado e Doutor em Comunicação. Fã de filmes de terror, pesquisa academicamente o gênero desde 2006. Autor dos livros Fronteiras do Medo e A Aceleração do Medo e co-autor do livro Medo de Palhaço.

One thought on “Stay Awake (2013)

  • 11/08/2014 em 01:06
    Permalink

    Realmente instiga assistirmos até sua conclusão .

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *