O Enigma do Horizonte (1997)

3.9
(15)

O Enigma do Horizonte (1997) (4)

O Enigma do Horizonte
Original:Event Horizon
Ano:1997•País:UK, EUA
Direção:Paul W.S. Anderson
Roteiro:Philip Eisner
Produção:Nick Gillott, Lawrence Gordon, Jeremy Bolt, Lloyd Levin
Elenco:Sam Neill, Laurence Fishburne, Kathleen Quinlan, Joely Richardson

Conforme o dito popular, de boas intenções o inferno está cheio. Algo que literalmente se aplica a O Enigma do Horizonte, dirigido por Paul -Milla Jovovich- Anderson, que só havia comandado antes desse filme a adaptação de Mortal Kombat (1995). Lembro que quando assisti ao filme pela primeira vez, achei a experiência frustrante devido aos elogios (de público) que qualificavam a obra como uma mistura que passava por Alien, Hellraiser e chegava até mesmo a 2001 e Solaris. Exageros à parte, a verdade é que a experiência de revê-lo foi ainda mais decepcionante, embora o longa tenha deixado um legado (vide Dead Space) que poderia ser potencialmente muito maior.

O Enigma do Horizonte (1997) (2)

O enredo de Enigma se concentra em uma missão espacial de busca e salvamento encomendada por Weir (Sam Neill, canastríssimo aqui) com uma equipe liderada pelo Capitão Miller (Fishburne) que envolve a ida deles até a órbita de Netuno, de onde um sinal foi emitido, pertencente à nave Event Horizon, projetada por Weir e desaparecida há sete anos. O problema é que a tal nave não ficou sumida todo esse tempo à toa, já que o mecanismo do veículo envolvia viajar longuíssimas distâncias em espaços de tempo ínfimos usando o conceito da criação de portais através de dobras espaciais e buracos negros. Não é preciso muito para adivinhar que depois da “viagem” a nave agora mais se parece com um navio fantasma, e descobrir o destino da tripulação da Event Horizon é só o começo de uma perturbadora jornada para a equipe de Miller e Weir.

O Enigma do Horizonte (1997) (1)

Tendo um design de produção arrojado que remonta ao mesmo tempo ao gótico e ao futurista, o filme lança mão de conceitos interessantes, como a nave em formato de cruz e outros símbolos religiosos, como as referências ao Inferno de Dante e ao próprio conceito de Inferno em si, contando inclusive com a consultoria de Clive Barker durante a pré-produção, deixando claro as influências do universo de Hellraiser no projeto. Além disso, a própria complexidade (inclusive científica) sugerida pela trama, utilizando atalhos no espaço-tempo e a viagem para outras dimensões é algo promissor, pena que quase tudo mal aproveitado pelo preguiçoso roteiro.

E acaba ficando tudo na promessa mesmo. Até mesmo as tais perturbadoras cenas do que teria acontecido aos ocupantes da nave quando viajaram pelo tal portal ficaram em sua maioria na sala de edição, devido aos imensos cortes (mais de 20 minutos) feitos por exigência da MPAA (órgão de classificação de filmes nos EUA) por causa de seu conteúdo violento (cenas que nunca veriam a luz do dia, nem mesmo nas edições em home video). Ou seja, nem mesmo lidando com o gore o filme se sustenta, já que muito pouco impressiona. Pior ainda é quando o filme se leva excessivamente a sério, mesmo com seu atabalhoado roteiro, provocando o riso involuntário em algumas cenas.

O Enigma do Horizonte (1997) (3)

Destaque para o excesso de frases de efeito que rolam soltas durante a trama, a hilária troca de socos entre Miller e Pinhead-Weir no terceiro ato, e a trilha sonora eletrônica de Michael Kamen, que em vez de auxiliar na criação do suspense, remete mais a telefilmes baratos. Aliás, de todos os defeitos, o mais imperdoável deles é justamente esse. O longa não constrói minimamente o clima de suspense ou terror, provavelmente devido à direção frouxa de Anderson, que acreditou provavelmente estar dirigindo uma adaptação de videogame, com as quais, aliás, ficou acostumado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcus Augusto Lamim

Um seguidor fiel do cinema em todos seus formatos e gêneros, amante de rock e do gênero fantástico, roteirista amador e graduando em química.

40 thoughts on “O Enigma do Horizonte (1997)

  • 20/02/2019 em 18:59
    Permalink

    Po, esse filme é muito foda! Um dos que melhor mistura sci-fi e horror, na minha opinião, mesmo tendo seus defeitos. Merecia uma crítica melhor com certeza.

    Resposta
  • 01/01/2019 em 15:10
    Permalink

    Péssima crítica…isso sim!
    Kkkkk

    Resposta
  • 04/05/2018 em 18:16
    Permalink

    O mais interessante deste filme é a possibilidade de ser real. O conceito de um multiverso é uma possibilidade cada vez mais aceita na comunidade científica e quem garante que não exista um plano de pura energia negativa? Dentro de tantos filmes que abordam o assunto sobrenatural, este para mim é um dos melhores, de longe. Entendo as críticas relativas a aspectos técnicos e também acho que de forma tudo é mal feito na película, mas a ideia é tão poderosa que para mim sobrepuja tudo isso.

    Resposta
  • 28/02/2018 em 14:47
    Permalink

    corrigindo saudações .
    o filme merece nota máxima, bem como a musica final

    Resposta
  • 28/02/2018 em 14:45
    Permalink

    Filme que mostra que todos tem gostos diferentes mesmo, então, cada qual tinha seu inferno particular.
    Impossível agradar a todos mesmo.
    Duas afirmações são validas,
    -salve-se do inferno
    -inferno é apenas uma palavra , na realidade, é muito, muito pior.
    Gostei do filme, pena que foi mutilado por quem quer limitar a realidade, na vida real vemos coisas muito piores que a mais horrivel cena de um filme, isso ninguem censura ou evita.
    Suadaçoes a todos.

    Resposta
  • 02/09/2017 em 23:35
    Permalink

    um dos melhores filmes de terror e suspense que vi ate hoje , não concordo com somente 2 caveiras , no minimo 4 caveiras.um dos unicos filmes que falam sobre o inferno de forma diferenciada.usando o buraco negro para explica-lo

    Resposta
  • 17/01/2017 em 15:50
    Permalink

    Merecia pelo menos 3 estrelas. Tem seus defeitos, umas partes chatas, e o elenco não é dos mais carismáticos. é cheio de referências mas pra mim é daqueles filmes que te deixam pensando “e se for mesmo?” após assistir. E não tenho vergonha em admitir que assim como Regina Duarte, EU TIVE MEDO. Fora isso ainda tem a trilha sonora que é ótima.

    Resposta
  • 26/12/2016 em 16:55
    Permalink

    Faz muito tempo que vi este filme, mas lembro que gostei bastante. Um pouco de Física Quântica, um pouco de Psicologia, um pouco de Religião… Pena que não façam muitos filmes assim.

    O lado bom deste filme não fazer mais sucesso é não tentarem fazer um remake dele (pelo menos isso).

    Resposta
  • 18/09/2016 em 22:31
    Permalink

    Eu gostei do filme, tem uma pegada meio HELLRAISER espacial. Tô pasmo com essa revelação de que cortaram 20 minutos do filme! Espero que façam a versão do diretor com todo esse material extra.

    Resposta
  • 19/08/2016 em 23:49
    Permalink

    Concordo totalmente com a critica. O filme se passa no interior de uma nave espacial indo para a órbita de Netuno e todo mundo fumando dentro dela!!! Comédia, jamais terror!!!

    Resposta
  • 17/08/2016 em 11:24
    Permalink

    Com todo respeito, mas nao concordo em nada com sua crítica, achei muito bom, Laurence Fishburne vale o filme de tão bem que está!

    Resposta
  • 07/06/2016 em 16:51
    Permalink

    Ótimo fllme ficção/terror, ele está listado entre os meus preferidos nesse subgênero (se é que ele existe). Sou mega fã de ENIGMA DO OUTRO MUNDO e sempre fico empolgado com essa mistura. Outro filme que segue essa linha é PANDORUM. Mas ENIGMA no HORIZONTE é um ótimo filme, até foi transformado em um game (quem jogar ou já jogou o excelente DEAD SPACE vai saber o que estou dizendo). Acho a tematica muito boa, o suspense muito bom. Faltou um ator melhor e um roteiro mais bem elaborado, mas o filme está longe de ser perfeito e longe de ser detestável, mereceria 4 caveiras, mas a opinião do critico é totalmente valida, cada pessoa tem sua opinião e gosto. Recomendo para quem gosta do gênero.

    Resposta
  • 21/02/2016 em 12:52
    Permalink

    Cara… nunca vi tanta cagação de regra de um pseudo crítico antes, pelo menos não nesse nível…
    O filme é bom, o fato de você não ter gostado não vai mudar isso…

    Resposta
    • 24/08/2016 em 08:54
      Permalink

      O fato de vc ter gostado é que não torna essa b#sta um filme bom. 🙂

      Resposta
      • 29/08/2018 em 14:38
        Permalink

        Vc deve ser um grande entendedor em…
        Tão bom q só sabe escrever abobrinha.. vai dormir e para de escrever baboseiras

        Resposta
  • 28/01/2016 em 22:52
    Permalink

    Tb gosto deste filme um scifi com elementos do terror pra mim o filme funciona pode não ser perfeito mas é bom entretenimento

    Resposta
  • 28/01/2016 em 16:32
    Permalink

    Pow enigma do horizonte e um ótimo filme de ficção científica pela sua crítica vejo q vc n entende muito sobre filmes de ficção científica já q vc tem um site sobre filmes de terror, ficção científica e fantasia vc deveria ampliar seus conhecimentos e reavaliar seu gosto para filmes, alguém q da 2 caveira pra enigma do horizonte sinceramente n sabe do q está falando!!! Já vi vc dano 4 caveira pra algums filmes q sinceramente n deveria se chamado de filmes agora veno vc dar 2 caveira pra E.D.H tenho a plena certeza q lhe falta muito pra se dizer conhecedor de filmes ou como vc diz seguidor acho q seguidor te define melhor do q conhecedor!! So n me leve a mal ,eu sim sou fã, conhecedor e seguidor de filmes de terror e ficção científica!.

    Resposta
    • 24/08/2016 em 08:54
      Permalink

      Os sites de scifi tb detonam esse lixo que é esse filme.

      Resposta
      • 29/08/2018 em 14:36
        Permalink

        Cadê seus argumentos? Fica ai só bostejando na internet, o filme é bom sim, vale a pena assistir

        Resposta
  • 28/01/2016 em 12:05
    Permalink

    O filme se Leva a sério demais?!?! Desde quando isso é problema?? O filme mistura o clima de Alien e Hellraiser é lógico que ele tem que se levar a sério.

    Resposta
  • 27/01/2016 em 21:43
    Permalink

    Discordo totalmente da crítica.

    Event Horizon não é nenhum clássico e sim, tem muitos problemas, mas não podemos desprezar um filme de ficção com uma abordagem completamente diferente do que se tinha na época. É um filme que com certeza diverte e merece ser conferido.

    Merecia uma análise melhor.

    Resposta
  • 27/01/2016 em 19:20
    Permalink

    Quanta besteira, querendo bancar o critico só porque não gostou do filme… Esperava algo a mais vindo do boca do inferno.
    mas enfim. quem se importa.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *