Os Mensageiros (2007)

Os Mensageiros
Original:The Messengers
Ano:2007•País:EUA
Direção:Oxide Pang Chun, Danny Pang
Roteiro: Mark Wheaton, Todd Farmer
Produção:Sam Raim, William Sherak, Jason Shuman, Robert G. Tapert
Elenco:Kristen Stewart, Dylan McDermott, Penelope Ann Miller, John Corbett, Evan Turner/Theodore Turner, William B. Davis, Brent Briscoe, Dustin Milligan, Jodelle Ferland, Michael Daingerfield

A “Ghost House Pictures” é uma produtora que tem entre seus proprietários o cineasta Sam Raimi, mais conhecido pelas novas gerações por causa da série de filmes do Homem-Aranha, e pelos apreciadores do cinema de horror, graças ao sangrento e indispensável The Evil Dead (1982). Porém, sua empresa tem sido responsável por alguns trabalhos muito fracos como O Pesadelo (Boogeyman, 2005) e suas sequências, e Os Mensageiros (The Messengers), que estreou nos cinemas brasileiros em 14/09/07, e que se tratam de filmes muito distantes em termos de violência e ousadia quando lembramos do cultuado filme que deu início à carreira de Sam Raimi e que eternizou o carismático ator Bruce Campbell na memória dos fãs.

Uma família de Chicago formada pelo pai Roy Solomon (Dylan McDermott), a esposa Denise (Penelope Ann Miller), a filha adolescente Jessica (Kristen Stewart, de O Quarto do Pânico e da franquia Crepúsculo) e o pequeno Ben (interpretado pelos irmãos gêmeos Evan e Theodore Turner), se muda para uma casa de campo em Dakota do Norte para recomeçar a vida após a perda do emprego do pai e do acidente de carro que fez com que o caçula perdesse a capacidade de falar (Jessica estava dirigindo alcoolizada). Lá chegando, o endividado Roy recebe a incômoda visita de Colby Price (William B. Davies, o eterno “canceroso” da série de TV Arquivo X), que representa uma empresa imobiliária, e também conhece o misterioso John Burwell (John Corbett), que surge do nada e passa a ajudar o novo fazendeiro na plantação e colheita de girassol.

Porém, o foco principal é direcionado para Jessica, que enfrenta problemas de adaptação ao novo lar, no meio do mato, além de ter visões e experiências desagradáveis com fantasmas atormentados que habitam o local e que escondem um segredo terrível do passado da casa, com uma tragédia envolvendo os moradores anteriores.

Uma definição rápida e objetiva que vem à mente logo depois de assistir Os Mensageiros é que se trata de apenas mais um filme “convencional”, igual a tantos outros produzidos a todo momento. Lembra muito o enredo de Garganta do Diabo (Cold Creek Manor, 2003), e talvez o único pequeno diferencial (mais pelo lado da curiosidade) esteja na presença dos irmãos Oxide Pang Chun e Danny Pang na direção. Eles, que nasceram em Hong Kong e são os mesmos criadores da franquia The Eye (Gin Gwai), além do interessante Assombração (Re-Cycle / Gwai Wik). Ou seja, temos novamente a incursão de cineastas orientais (especializados em histórias de espíritos revoltados), em filmes americanos, algo que também está se tornando comum (veja como exemplo a franquia O Grito ou The Grudge, da próprio estúdio “Ghost House”, que escalou o japonês Takashi Shimizu para a direção).

Em Os Mensageiros temos a mesma e cansativa história de fantasmas perturbados em busca de vingança, o vilão punido por seus crimes, e um desfecho insuportável de tão conveniente, com tudo se encaixando perfeitamente, numa ideia que nos remete àqueles filmes com finais do tipo “… e todos viveram felizes para sempre…”. Não há sangue nem violência, apenas uma história trivial com cenas discretas de suspense envolvendo aparições sinistras de fantasmas (que não surtem mais efeito).

O filme não tem potencial para exibição nos cinemas, e poderia apenas ser distribuído no mercado de vídeo, mas ao contrário, os executivos que definem o tratamento que o Horror deve ter no Brasil, preferiram boicotar O Retorno dos Malditos (The Hills Have Eyes 2), que apesar da história banal, tem mortes violentas para todos os lados, e O Albergue 2 (The Hostel 2), cancelando sumariamente suas exibições nas telas grandes, optando apenas pelo lançamento diretamente em DVD.

Curiosidades

– Foi o 1º filme em língua inglesa dirigido pelos irmãos Pang.

Scout Taylor-Compton fez testes para a personagem Jess Solomon.

– O orçamento de Os Mensageiros foi de US$ 16 milhões.

– As filmagens aconteceram em Saskatchewan, no Canadá.

– Baseado no texto Scarecrow, de Todd Farmer. O roteiro ficou a cargo de Stuart Beattie (Colateral).

– O garoto Michael Rollins, que participa do passado da casa, na verdade, é interpretado por uma atriz, Jodelle Ferland.

(Visited 482 times, 1 visits today)
Juvenatrix

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP-Backgrounds Lite by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann 1010 Wien