Os Fantasmas se Divertem (1988)

4.9
(8)

Os Fantasmas se Divertem
Original:Beetlejuice
Ano:1988•País:EUA
Direção:Tim Burton
Roteiro:Michael McDowell, Larry Wilson, Warren Skaaren
Produção:Michael Bender, Richard Hashimoto, Larry Wilson
Elenco:Alec Baldwin, Geena Davis, Michael Keaton, Annie McEnroe, Maurice Page, Hugo Stanger, Catherine O'Hara, J. Jay Saunders, Jeffrey Jones, Winona Ryder, Glenn Shadix, Patrice Martinez

Clássico absoluto do terrir (terror com comédia), essa fantasia ficou marcada na memória de todos aqueles que, como eu, já era fã de cinema na década de 80. Apesar de ter o DVD, já fazia alguns anos que não revia o filme e, recentemente, para apresentá-lo ao meu filho, tirei a poeira do disquinho e o coloquei para rodar numa tarde de sábado. Qual não foi a surpresa de atestar que tudo aquilo que tinha em minha memória afetiva estava perfeitamente intacto ali na telinha para meu deleite.

Para quem ainda não teve o prazer de assistir, o filme conta a história de um casal que, mortos em razão de um acidente, são confinados na casa em que viviam, devendo lá permanecer pela eternidade. Com o passar do tempo, lógico que a casa é vendida e novos moradores chegam para atrapalhar essa paz perpétua. Daí surge a necessidade de espantar esses novos moradores e entra em cena um exorcista às avessas chamado de Beetlejuice.

Esse é um filme em que tudo funciona às mil maravilhas… Tim Burton dirige seu primeiro filme relevante, que o cacifou a alçar grandes voos (Batman veio logo após). O elenco está em estado de graça (Alec Baldwin e Geena Davis estão perfeitos como o casal de fantasmas apalermado, enquanto que Jeffrey Jones e Catherine O’Hara encontraram o timing perfeito de comédia como os novos donos da casa). Contudo, o destaque vai para a jovem Winona Ryder como a filha gótica que é a única que vê os fantasmas e faz amizade com eles. Depois desse filme Winona se tornou uma atriz requisitada estrelando vários filmes de destaque como Edward Mãos de Tesoura (1990), Drácula (1992), Garota Interrompida (1999) e, mais recentemente, sucesso no streaming com Stranger Things (2016 – ).

Agora, não podemos deixar de mencionar a performance histriônica de Michel Keaton como Beetlejuice. Apesar de criticada por alguns na época, Beetlejuice é a alma (isso não é uma piada…) do filme. Quando ele aparece, o que já era ótimo se torna perfeito, tornando clássico um personagem detestável, mas tragicamente cômico.

Com uma passagem musical brilhante, muita comédia e alguns sustos no meio do caminho, fica praticamente impossível não se afeiçoar a todos esses personagens, incluindo até os funcionários públicos do além, cuja admissão ao cargo é uma das muitas piadas que fizeram a história desse filme.

Um porém: o filme é de 1988 e os efeitos até que foram revolucionários para a época (inclusive com um Oscar de Maquiagem). Contudo, hoje, apenas alguns, não todos, parecem datados e artificiais. Levando em consideração esse detalhe, nada atrapalha o espetáculo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Ricardo Gazolla

Formado em Direito e trabalhando no setor privado, apaixonado por cinema desde a infância quando assistiu Os Goonies (1985) na tela grande. Sua predileção pelo horror começou um pouco depois ao conhecer em VHS A Hora do Pesadelo (1984), Renascido do Inferno (1987) e A morte do demônio (1981). Desde então o cinema se tornou um hobby, um vício socialmente aceito, um objeto de estudo, um prazer público e, agora, no site Boca do Inferno, uma forma de comunicação com as pessoas.

One thought on “Os Fantasmas se Divertem (1988)

  • 31/01/2022 em 08:08
    Permalink

    Uma ótima opção para curtir no halloween com os amigos. Assisti inúmeras vezes na Lendária Sessão da Tarde e realmente tinha medo das minhocas de areia kkkkk
    Recomendo D+ a conferida…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *