O Turista – 1ª Temporada (2022)

4.3
(4)

O Turista - 1ª Temporada
Original:The Tourist - First Season
Ano:2022•País:EUA, UK, Austrália
Direção:Chris Sweeney, Daniel Nettheim
Roteiro:Harry Williams, Jack Williams
Produção:Lisa Scott
Elenco:Jamie Dornan, Danielle Macdonald, Shalom Brune-Franklin, Damon Herriman, Alex Dimitriades, Ólafur Darri Ólafsson, Kamil Ellis

A qualidade dos produtos televisivos nos últimos anos tem alcançado um grau de excelência nunca antes visto. Lógico que há inúmeros “enlatados” que não valem nem uma zapeada no controle remoto, mas a liberdade e, principalmente, o dinheiro, atraíram vários profissionais do cinema e tornaram a TV e o streaming um reduto de qualidade, criatividade e inovação. Quem assistiu lá atrás The Sopranos (1999-2007) até a mais recente Mare of Easttown (2021) sabe exatamente do que estou falando.

Contudo, manter uma qualidade impecável não é tarefa fácil e, convenhamos, às vezes precisamos ter um respiro e consumir um produto que não almeja se tornar um clássico, mas apenas ser diversão descompromissada, pura e simples por algumas horas.

Esse é exatamente o caso da série O Turista da HBO! E isso não é demérito nenhum! Ao contrário, ela é bem eficiente em entreter sem necessariamente querer quebrar paradigmas.

Logo no início do primeiro episódio somos testemunhas de uma perseguição de um caminhão com um automóvel que gera um acidente. O condutor do automóvel acorda num hospital sem qualquer traço de memória, somente com um bilhete que foi encontrado no bolso de suas roupas com a data e o local de um encontro. A partir desse momento acompanhamos a saga desse homem que busca recuperar a memória e entender quem foi e o que fez, enquanto é perseguido por assassinos, vigaristas e pela própria polícia.

Toda a trama se passa no outback australiano (designação pela qual o interior desértico australiano é conhecido), e essa ambientação diferenciada se alia muito bem ao roteiro que, se não é inovador, é esperto o bastante para prender a atenção e por vezes surpreender. O ritmo em thriller de perseguição/investigação e o humor inusitado lembram um pouco a série Fargo (2014) – quem não viu ainda, assista, é fantástica –  e todos os personagens (que são representados por ótimos atores) são tratados com respeito e bem desenvolvidos pelo roteiro.

Ainda sobre os atores, vale destacar a atuação simpática de Jamie Dorman como o homem sem memória. Apesar do início pouco auspicioso no filme Cinquenta Tons de Cinza (2015) e suas continuações, ele vem demonstrando desenvoltura insuspeita em filmes como Belfast (2021), de Kenneth Branagh.

Com boas doses de suspense e mistério, O Turista não é uma iguaria requintada, mas um bom arroz com feijão caseiro que se aprecia com vontade e satisfação.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Ricardo Gazolla

Formado em Direito e trabalhando no setor privado, apaixonado por cinema desde a infância quando assistiu Os Goonies (1985) na tela grande. Sua predileção pelo horror começou um pouco depois ao conhecer em VHS A Hora do Pesadelo (1984), Renascido do Inferno (1987) e A morte do demônio (1981). Desde então o cinema se tornou um hobby, um vício socialmente aceito, um objeto de estudo, um prazer público e, agora, no site Boca do Inferno, uma forma de comunicação com as pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *