Garganta do Diabo (2003)

5
(5)
Garganta do Diabo
Original:Cold Creek Manor
Ano:2003•País:EUA, Canadá, UK
Direção:Mike Figgis
Roteiro:Richard Jefferies
Produção:Mike Figgis, Annie Stewart
Elenco:Dennis Quaid, Sharon Stone, Stephen Dorff, Juliette Lewis, Kristen Stewart, Ryan Wilson, Dana Eskelson, Christopher Plummer, Simon Reynolds, Paula Brancati, Aidan Devine

“A casa perfeita esconde o crime perfeito.”

Um dos argumentos preferidos utilizados pelos roteiristas do cinema de suspense é aquele envolvendo elementos típicos como uma enorme casa que esconde um passado tenebroso e obscuro. A quantidade de filmes abordando essa temática é imensa, num trabalho difícil de catalogação, com produções representando todas as épocas da história do cinema. E a insistência nesse tema é compreensível, uma vez que geralmente atrai a atenção do público, e, apesar da maioria dos filmes apresentar sempre os velhos clichês do gênero, muitos deles conseguem o maior objetivo, que é o entretenimento, mesmo que passageiro.

Em 19/09/2003 estreou nos cinemas americanos o thriller psicológico Garganta do Diabo (Cold Creek Manor), e no Brasil o filme estava anunciado para entrar em cartaz aproximadamente seis meses depois, em 26/03/2004, porém a distribuidora “Buena Vista” simplesmente cancelou sem aviso prévio e informou que o filme somente seria lançado no mercado de DVD, o que ocorreu vários meses depois, numa decisão comercial estratégica que certamente decepcionou o público que aguardava a exibição na tela grande. Aliás, o filme merecia uma distribuição nos cinemas como estava previsto no início, principalmente quando em comparação com o lançamento de produções dispensáveis como A Batalha de Riddick, Mulher-Gato e outras tranqueiras.

Garganta do Diabo traz um elenco que chama a atenção pelos nomes conhecidos como Dennis Quaid (Alta Frequência e O Dia Depois de Amanhã), Stephen Dorff (Medopontocombr), uma ponta do veterano ator canadense Christopher Plummer (Drácula 2000), a jovem Juliette Lewis (Um Drink no Inferno e Cabo do Medo) e Sharon Stone (O Vingador do Futuro, Instinto Fatal e Esfera).

A história apresenta uma família cansada dos problemas da vida agitada de uma grande cidade como New York. Formada pelo casal Cooper (Dennis Quaid), um documentarista historiador, e Leah Tilson (Sharon Stone), uma executiva, além dos filhos Jesse (Ryan Wilson) e Kristen (Kristen Stewart, que foi a filha de Jodie Foster no suspense O Quarto do Pânico), eles decidem se mudar para uma enorme e velha casa numa área rural, na pequena cidade de Bellingham. Quando eles iniciam um trabalho de reforma na nova moradia, ocorre uma série de incidentes misteriosos e eles descobrem segredos proibidos que revelam o passado obscuro da casa, que foi palco de violentos assassinatos.

Enquanto isso, um antigo morador da casa, Dale Massie (Stephen Dorff), que estava numa penitenciária por três anos, retorna à procura de trabalho, sendo contratado para ajudar a família Tilson nas reformas. Ele é um sujeito estranho, filho de um excêntrico e conhecido fazendeiro local que está doente na cama de um hospital, Sr. Theodore Massie (interpretado pelo experiente Christopher Plummer), e que namora a bela e promíscua Ruby Ferguson (Juliette Lewis), irmã da xerife local, Annie (Dana Eskelson). Sua presença no casarão cria uma instabilidade no casamento entre Cooper e Leah, além de aumentar o clima de mistério que envolve a sinistra mansão. A partir daí, a família passa a se envolver com uma série de situações bizarras, além de enfrentar também uma incômoda tensão criada pela recepção ruim dos habitantes locais, que deixam clara sua insatisfação com a chegada dos novos vizinhos forasteiros.

Garganta do Diabo, ao contrário do que pode-se pensar num primeiro momento pela sinopse da história e pela apresentação do trailer, não é exatamente mais um filme sobre casa assombrada por fantasmas, apesar da presença de vários elementos característicos desse fascinante subgênero do horror, principalmente pela apresentação da mansão sinistra e repleta de cômodos e utensílios antigos. O roteiro está mais voltado para um típico thriller que mostra um psicopata aterrorizando uma família, fugindo do campo sobrenatural em direção à violenta realidade que nos cerca, independente do ambiente urbano de uma grande cidade como New York, de onde a família Tilson resolveu fugir da perigosa agitação, ou rural de uma cidadezinha do interior como Bellingham. Em vez de investir mais em apenas sustos gratuitos e cenas sangrentas, o diretor Mike Figgis e o roteirista Richard Jefferies preferiram explorar com maior intensidade as tensas relações psicológicas entre os personagens, e conseguiram contar uma história de suspense que, apesar dos clichês conhecidos, mantém o interesse e garante o entretenimento do espectador.

Como curiosidade, o filme iria se chamar “The Devil’s Throat” (daí o correto título nacional de “Garganta do Diabo”), somente depois passando para o definitivo e inferior “Cold Creek Manor”, que é o nome da mansão. A propósito, a tal “garganta do diabo” seria uma fissura geológica natural, algo como um poço profundo localizado na floresta que cerca a fazenda, mas que na verdade foi criada pela equipe de produção, reservando uma importante participação na história, ocultando em seu interior elementos reveladores.

A casa utilizada nas filmagens realmente existe numa cidade canadense chamada Cambridge, nas proximidades de Toronto. Os produtores fizeram algumas alterações e acrescentaram uma piscina envolvida por um jardim assustador, um enorme portão de ferro, um cemitério particular, e uma série de artifícios para envelhecer a casa, tudo visando adaptar melhor o local para um clima sombrio e fantasmagórico. Aliás, o enorme casarão é um dos destaques do filme, numa imponência digna dos melhores ambientes tétricos para histórias de horror, ou como diz o cineasta Mike Figgis, a casa é uma protagonista da história.

Aliás, Figgis também é o autor da trilha sonora do filme e curiosamente ele revelou que seu escritório foi invadido por ladrões que roubaram os computadores com todo o trabalho editado da música, e que somente por muita sorte ele conseguiu recuperar a trilha básica através de uma cópia que tinha feito anteriormente.

O DVD lançado no Brasil tem como tagline a frase promocional interrogativa “Quais segredos habitam sua casa?”, com a capa evidenciando o rosto dos atores principais Dennis Quaid e Sharon Stone. Existe uma grande quantidade de interessante material extra, tudo devidamente legendado em português. Temos a exibição do filme com os comentários do diretor Mike Figgis, onde ele revela uma infinidade de curiosidades de bastidores e detalhes técnicos das filmagens; um documentário de sete minutos como se fosse realizado pelo personagem Cooper Tilson (Quaid), que no filme aproveita sua estadia na mansão e filma um documentário da história da fazenda e a família que ali viveu; uma seleção de regras básicas para filmes de suspense, com oito minutos de duração; sete cenas inéditas e não aproveitadas, algumas com comentários opcionais do diretor (uma delas em especial mostra uma tensa partida de bilhar entre Cooper e Dale, numa sequência de dez minutos), além de um final alternativo com revelações interessantes sobre o destino de alguns dos personagens, totalizando mais vinte e um minutos.

“O homem da marreta o fraco achará, e para apodrecer no poço o jogará. Esmaga seu crânio e sumiço dá. Sua dor é breve, o sangue escorre. O forte é poupado para procriar e multiplicar. E perto da Garganta do Diabo ele pastará.”

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *