Night of the Animated Dead (2021)

3.4
(9)

Ataque dos Mortos-Vivos
Original:Night of the Animated Dead
Ano:2021•País:EUA
Direção:Jason Axinn
Roteiro:George A. Romero, John A. Russo
Produção:Robert Feldman, Kevin Kasha, Ralph E. Portillo, Michael J. Luisi
Elenco:Josh Duhamel, Dulé Hill, Katharine Isabelle, James Roday Rodriguez, Katee Sackhoff, Will Sasso, Jimmi Simpson, Nancy Travis, Stefan Marks, William Calvert

A obra absoluta de George Romero e John Russo está em domínio público desde suas primeiras exibições na tela grande, quando alteraram o título original Night of the Flesh Eaters para Night of the Living Dead sem colocar nos créditos os direitos autorais exigidos. Assim, qualquer pessoa pode fazer seu próprio A Noite dos Mortos-Vivos com a família e amigos, sem se preocupar em ter que dar explicações à justiça. Isso explica as inúmeras versões do filme, continuações bastardas e fanfics desenvolvidas a partir do material original. E explica a realização desta versão animada intitulada originalmente como Night of the Animated Dead e lançada com o péssimo título nacional O Ataque dos Mortos-Vivos, uma refilmagem quase que absoluta do original, até mesmo pelo uso de desenhos que copiam feições dos atores do filme de 1968.

A mesma pergunta feita para o remake de Psicose, de Gus Van Sant, você pode fazer aqui: para quê? Quando você percebe que os lentíssimos – mais que os zumbis – créditos finais apontam o envolvimento de mais de 200 pessoas, você torna a perguntar: para quê? Se o resultado consiste numa animação mal feita em que os personagens parecem saltar em seus movimentos artificiais, você levanta novamente a questão. Um exercício cinematográfico talvez? Um trabalho de conclusão de curso de cinema? Parece, por fim, que ele fora concebido por uns cinco adolescentes numa tarde de domingo, entre muita cerveja e palavrões, enquanto trabalhavam despreocupadamente com programas de uso gratuito de criação de animações em vídeo.

Mas não foi. Trata-se de uma produção com distribuição da Warner Brothers Home Entertainment, que conseguiu ainda a dublagem de um elenco conhecido composto por, entre outros, Josh Duhamel (da franquia Transformers, de filmes como Esta é Sua Morte e Turistas), (Dulé Hill, Reféns do Mal) e Katharine Isabelle (da franquia Possuída). Talvez impressione com o mesmo grau que afetou as pessoas em 1968 quando viram o filme de Romero pela primeira vez, mas de uma maneira oposta: como, depois de mais de cinquenta anos, ainda pode existir uma animação tosca, com aspecto independente, inferior a qualquer desenho exibido nos canais a cabo do Cartoon Network, Discovery Kids ou Gloobinho?

O enredo você já cansou de saber qual é. John (Jimmi Simpson) e sua irmã Barbara (Isabelle) estão visitando o túmulo do pai em um cemitério na Pensilvânia. Enquanto provoca a irmã (“Eles estão vindo pegar você, Barbara.“), o rapaz não percebe a aproximação de um homem trôpego. Na luta corporal, John bate a cabeça numa tumba e morre, com a animação vertendo sangue pelos olhos e nariz dele, e Barbara e perseguida até seu veículo. Sem as chaves, com o morto-vivo usando uma pedra para quebrar a janela, ela solta o freio de mão e consegue se afastar o suficiente para buscar abrigo numa residência rural. Pouco depois, chega ao local Ben (Hill), que tenta proteger a casa com madeiras e afastar os mortos com fogo.

Em uma cena que não existe no filme original, ele narra para Barbara como chegara até ali. O que necessita da imaginação do espectador no original aqui é mostrada, com o rapaz vendo um caminhão explodir e os mortos continuarem se movimentando. Barbara fica atônita, em choque, enquanto Ben protege as janelas e portas e incendeia um sofá na entrada. Depois que liga o rádio e ouve evidências de que aquilo está acontecendo em todo lugar, Ben sobe para fechar o lado superior no momento em que Harry Cooper (Duhamel) surge do porão. Ele está no local com a esposa Helen (Nancy Travis) e a filha moribunda Karen (Ashley Lambert), além do casal jovem Tom (James Roday Rodriguez) e Judy (Katee Sackhoff).

Tal qual o original, Harry se mostra insuportável e insensível, sugerindo a todo momento que todos se protejam no porão. Ele briga o tempo todo com Ben, e até arranca dele a espingarda encontrada, para trazer mais lutas corporais. A ideia de buscar combustível para um veículo termina com a morte de Tom e Judy, em uma sequência levemente diferente do original. Aos poucos, os mortos – chamados ghouls – ocuparão toda a região, circundando a casa para destruir as passagens. Ben precisará de paciência para confrontar os horrores externos e a ação insana de um Harry egoísta.

A animação mergulha a tela de tons vermelhos, apesar de sua deficiência técnica. Há cenas de desmembramentos, rostos com partes do crânio à mostra, corpos incendiados e olhos vazados, sem impressionar muito pelos excessos. A direção de Jason Axinn é simples, sem nada de especial, até porque muitos dos posicionamentos de imagens são idênticos ao do filme original. O filme é curto, tem apenas 70 minutos, considerando os lentos créditos finais para deixar de ser um média-metragem. Assim, muito das cenas tensas e dramáticas do filme de 68 são substituídas por mais movimentação e luta pela sobrevivência no ambiente claustrofóbico. O problema é que diminui a raiva que o espectador poderia sentir por Harry, muito mais odiado nas versões de 1968 e 1990.

Ao final, depois de rever a trama desenvolvida por Romero de maneira “animada“, é bem provável que o público fique em um estado de catatonia e incredulidade como Barbara, questionando as razões para essa animação ter sido feita.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.4 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

One thought on “Night of the Animated Dead (2021)

  • 14/10/2022 em 20:45
    Permalink

    É incrível como a Warner, com as suas dezenas de animações da DC, não se deu ao trabalho de dá o mínimo de um orçamento para essa “”animação”” que ficou uma porcaria tosca e vergonhosa. Romero se revira no túmulo como um zumbi agora.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *