Olhos Famintos: Renascimento (2022)

3
(20)

Olhos Famintos: Renascimento
Original:Jeepers Creepers: Reborn
Ano:2022•País:EUA, UK, Finlândia
Direção:Timo Vuorensola
Roteiro:Sean-Michael Argo
Produção:Michael Ohoven, Jake Seal
Elenco:Gary Graham, Dee Wallace, Timo Vuorensola, Imran Adams, Sydney Craven, Gabriel Freilich, Jarreau Benjamin, Georgia Goodman, Ocean Navarro, Darren Kent, Saverio Buono

Em 1990, em Michigan, Dennis DePue não aceitou muito bem o pedido de divórcio da esposa e lhe deu um tiro na nuca. Precisando se livrar do corpo, ele escolheu um lugar ermo, próximo a uma escola abandonada, e o colocou em um buraco, mas foi visto por duas testemunhas, Ray e Marie Thornton, que passavam de carro pelo local. Ele então entrou em sua van e perseguiu o casal por vários quilômetros, proporcionando momentos de tensão e horror, até posteriormente ser preso e cometer suicídio. Tal fato, apresentado no popular programa Unsolved Mysteries, serviu de inspiração para Victor Salva desenvolver o conceito de Olhos Famintos (Jeepers Creepers, 2001) ao colocar dois irmãos numa situação similar à do casal. Essa cena foi reconstituída na abertura de Jeepers Creepers: Reborn, com a ótima atuação da veterana Dee Wallace (de Grito de Horror, Cujo, A Hora das Criaturas…) e Gary Graham, e é a única que vale a pena no filme inteiro.

Eles veem a criatura se livrando de mais um corpo por um cano e, assim como Justin Long e Gina Philips, atentos às placas dos veículos, resolvem investigar para apresentar mais detalhes à polícia. Mas, trata-se de mais uma chamada de um programa investigativo que Chase (Imran Adams) quer mostrar à namorada Laine (Sydney Craven), enquanto comenta sobre a lenda do Creeper durante o passeio à Louisiana para conferir o festival Horror Hound Weekend. Ele comenta que a lenda da criatura inspirou a realização de três filmes, reconhecendo que os anteriores não aconteceram de verdade – um processo de reboot que quer atrair o espectador ao afastar o polêmico Victor Salva da franquia, o cineasta envolvido em episódios de pedofilia e insinuações sexuais que afastou-se desta continuação depois que seu novo roteiro foi desconsiderado pelo estúdio. Ele planejava mais uma vez resgatar a personagem de Gina Philips, Trish Jenner, que teve uma breve aparição em Olhos Famintos 3, para algo maior, como já havia tentado anteriormente com o projeto furado Jeepers Creepers III: Cathedral.

Chase, que planeja pedir a namorada em casamento, e Laine, que esconde uma gravidez, param em um estabelecimento na estrada, sob o olhar julgador de estranhos. Depois eles se hospedam em um hotel, apenas para a garota mostrar seus talentos na interpretação de personagens como uma lady Freddy Krueger. Laine sofre com visões premonitórias onde é vista como parte de um ritual, observada por diversas pessoas, algo que nunca é adequadamente explorado pelo roteiro bagunçado de Sean-Michael Argo. No tal evento, repleto de jovens fantasiados com referência a It e Beetlejuice, ela mostra um certo dom para utilizar as estrelas do Creeper em um alvo, entre fantasiados e maquiagens que tentam fingir um episódio de assassinato (cena similar foi vista em Parque do Inferno).

Tudo funciona com o propósito de alimentar o Creeper, e talvez servir para uma procriação, quem sabe. O casal é escolhido para participar de um Escape Room na Barnabett House, onde a criatura se esconde para fazer lanchinhos ao som da trilha “Hungry Eyes“, que substitui a melodia do primeiro filme. Laine é capturada pela criatura alada e deixada presa a uma mesa, com um punhal a poucos metros, o que não dificulta a sua fuga para se reunir ao namorado e outros azarados que atravessarão os cômodos da casa velha, entre subidas e descidas de escada, até serem incomodados pelos ataques pouco eficazes do Creeper, em uma maquiagem plasticamente horrível e artificial, com dentes atravessados na face de uma azeitona enrugada, e que teve inspiração na versão dos quadrinhos de Kewber Baal. Jonathan Breck, que interpretou o monstro nos demais filmes, deu lugar a Jarreau Benjamin, que o deixou sem pescoço, ainda que carrancudo.

A heroína praticamente esquece do irmão, que foi a primeira vítima do Creeper na mata, quando se afastou para “afagar o soldado espião” (!!!). Não é o suficiente para uma produção de horror com poucas mortes, sendo que nenhuma vale realmente a pena.

Sem grandes momentos de tensão e com a claustrofobia pouco explorada, o longa reserva para seu último ato efeitos de fundo verde constrangedores, seja no voo dos corvos que cobrem a criatura, ou na cena em que sobem ao topo da casa para planejar um empalamento, como parte de um plano que tem múltiplas possibilidades de dar errado. Das atuações, Sydney Craven é a única que se salva, mas é um desperdício de carisma em um filme que deveria ser a parte inicial de uma trilogia, dirigida por Timo Vuorensola, da franquia Deu a Louca nos Nazis. Informações recentes dizem que mais uma continuação será feita – Jeepers Creepers: O Lado Escuro -, com valores maiores e o retorno de sobreviventes desse filme. Esperamos que demore 23 anos para sair do papel.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

4 thoughts on “Olhos Famintos: Renascimento (2022)

  • 04/11/2022 em 09:13
    Permalink

    Meu Deus do céu. Que filme horrível. História tosca e péssimos efeitos especiais. Pior para quem ficou na expectativa de redenção em relação ao terceiro filme. Este conseguiu ser o pior filme da série.

    Resposta
  • 18/10/2022 em 12:04
    Permalink

    Quando algum estúdio aprova esse tipo de coisa, é difícil não pensar em lavagem de dinheiro. É feito de qualquer jeito.

    Resposta
    • 22/10/2022 em 23:53
      Permalink

      O primeiro filme é o melhor tem mais terror, o segundo também é muito bom mostra mais a ação do Creeper, o 3 esse 4 nunca deviam ter sido feito. Mim lembro que antes de falarem que ia fazer um 3. Eu já imaginava que deveriam fazer começando onde o segundo terminou no caso ele acordando e atacando, ou que o 3 fosse ambientado no século 19 obviamente mostrando as origens dele ele atacando aquele povo daquela época. mais infelizmente cagaram a sequência do filme. Mais pode ainda dá certo vai que a Blunhouse se interesse e faça um novo terceiro filme do Creeper. obviamente anulando o 3 e esse 4 filme, foi assim que fizeram com halloween anularam todos depois do 1 filme e começaram um novo 2 filme

      Resposta
  • 18/10/2022 em 07:59
    Permalink

    Com toda certeza é a bomba do ano!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *