Tumba Maldita (1964)

5
(2)

Tumba Maldita
Original:https://bocadoinferno.com.br/wp-content/uploads/2022/12/Tumba-Maldita-1964-5-scaled.jpg
Ano:1964•País:EUA
Direção:Del Tenney
Roteiro:Del Tenney, Margot Hartman
Produção:Del Tenney
Elenco: Roy Scheider, Helen Waren, Margot Hartman, Robert Milli, Hugh Franklin, Linda Donovan, Candace Hilligoss, George Cotton

Tumba Maldita (The Curse of the Living Corpse, EUA, 1964) é um filme de baixo orçamento com fotografia em preto e branco, direção de Del Tenney, e, para a sorte dos apreciadores de filmes antigos bagaceiros de Horror, tem no “Youtube” uma versão original americana com legendas em português.

A história é ambientada nos Estados Unidos do final do século XIX, em 1892 na região da Nova Inglaterra. O patriarca de uma família rica, Rufus Sinclair, que tinha fobia em ser enterrado vivo e sofria de uma doença que deixava os nervos enrijecidos, morreu em circunstâncias duvidosas e em seu funeral o caixão é colocado numa cripta do cemitério.

Considerado tirano por sua família, que também é composta por indivíduos sem escrúpulos, as atenções se voltam para a leitura de seu testamento, através do advogado James Benson (Hugh Franklin), com todos eles interesseiros e ávidos por receber suas respectivas heranças.

A família é composta pela esposa Abigail (Helen Waren), os dois filhos, o mulherengo Bruce (Robert Milli), que tem um caso amoroso com a empregada Letty Crews (Linda Donovan), e o alcoólatra Philip (Roy Scheider), casado com Vivian (Margot Hartman, esposa do diretor Del Tenney na vida real), além do sobrinho Robert Harrington (Dino Narizzano), cuja namorada é Deborah Benson (Candace Hilligoss). Entre os empregados, ainda tem o mordomo Seth Lucas (J. Frank Lucas) e a cozinheira medrosa (Jane Bruce).

Depois que o “cadáver vivo” (do título original) do pai milionário desaparece misteriosamente da “tumba maldita”, assassinatos macabros começam a ocorrer entre os membros da família, despertando a atenção da polícia, sob a investigação do Chefe Barnes (Paul Haney) e seu ajudante atrapalhado e incompetente Winters (George Cotton), responsável pelos alívios cômicos.

Num aparente plano de vingança, as mortes eram relacionadas aos principais medos de cada um, indo da fobia da mãe Abigail em ser queimada por fogo, passando pelo aversão do vaidoso Bruce em ter o rosto desfigurado, o temor de Philip em ser estrangulado, e de sua esposa Vivian em morrer afogada.

Tumba Maldita tem um roteiro apostando no mistério que envolve a leitura de um testamento e as mortes trágicas dos membros de uma família desunida, gananciosa e mergulhada na desconfiança mútua, com a tradicional investigação policial. Mas sem os sempre esperados elementos sobrenaturais que certamente agregariam valor para a história e para o entretenimento. As mortes até podem ser consideradas violentas, principalmente para a época da produção, com cabeça decapitada, rosto mutilado, queimaduras e afogamentos, porém, a falta de mais elementos góticos e fantasmagorias prejudicam um pouco o resultado final.

Curiosamente, foi o filme de estreia do ator Roy Scheider (1932/2008), que teve uma carreira bem sucedida, com créditos importantes, como no clássico Tubarão (Jaws, 1975), de Steven Spielberg. O multifuncional Del Tenney (1930/2013), além de exercer a função de diretor, roteirista e produtor, também foi ator (não creditado), interpretando o “cadáver vivo”.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *