O Dia em que Marte Invadiu a Terra (1963)

4
(2)

O Dia em que Marte Invadiu a Terra
Original: The Day Mars Invaded Earth
Ano:1962•País:EUA
Direção:Maury Dexter
Roteiro:Harry Spalding
Produção:Maury Dexter
Elenco:Kent Taylor, Marie Windsor, William Mims, Betty Beall, Lowell Brown, Gregg Shank, Troy Melton, Henrietta Moore

O tema de invasão alienígena sempre foi muito explorado no cinema fantástico, e geralmente os filmes mais lembrados pelos fãs vieram da saudosa década de 1950, sendo eles A Guerra dos Mundos (War of the Worlds, 1953) e Vampiros de Almas (Invasion of the Body Snatchers, 1956), considerados clássicos com histórias influenciadoras da produção que veio a seguir.

O Dia Em Que Marte Invadiu a Terra (The Day Mars Invaded Earth) é claramente inspirado nesse último, na ideia de substituição dos seres humanos por duplicatas idênticas fisicamente. Com direção de Maury Dexter e roteiro de Harry Spalding, é uma produção de baixo orçamento de 1963, com fotografia em preto e branco, título sonoro e chamativo, poucos personagens e duração curta, com apenas 70 minutos, numa diversão rápida que difere dos outros filmes bagaceiros de FC e Horror do período, apostando unicamente numa história de suspense sem naves espaciais toscas e monstros fuleiros de outros mundos com olhos esbugalhados, que sempre são os maiores elementos de entretenimento nesses tipos de filmes, mas que aqui não foram necessários para transmitir a mensagem pessimista de invasão alienígena.

O renomado cientista Dr. David Fielding (Kent Taylor) é o líder de um projeto ambicioso que consiste no pouso de uma nave espacial não tripulada em Marte. Ele é auxiliado pelo colega Dr. Web Spencer (William Mims), e a missão tem sucesso com a liberação de um dispositivo robô que caminha em solo marciano e consegue transmitir dados para a Terra, até ser misteriosamente interrompido.

O cientista está em crise conjugal em seu casamento com Claire (Marie Windsor), por causa do afastamento em decorrência do excesso de trabalho na pesquisa espacial, mas ele retorna por alguns dias de encontro com a família, esposa e dois filhos, a adolescente Judi (Betty Beall) e o irmão mais novo Rocky (Gregg Shank).

Depois de um acidente de carro fatal em circunstâncias estranhas, envolvendo o namorado de Judi, Frank Hazard (Lowell Brown), e situações envoltas em mistérios, com os membros da família se deparando com aparições de cópias sinistras de si mesmos, o Dr. Fielding desconfia que algo ameaçador possa ter vindo junto com as informações transmitidas pela sonda que pousou em Marte antes de ser destruída.

O filme parece um episódio estendido da série “Além da Imaginação”, sendo sutil ao tratar do tema de invasão alienígena, sem alarde ou uso de armas e violência, com poucos personagens praticamente num único ambiente. Sem monstros de borracha, naves e pistolas de raios mortais. Os marcianos são criaturas inteligentes em forma de energia e que querem se defender da exploração dos habitantes da Terra, que chegaram primeiro ao seu planeta com uma sonda robótica de pesquisa. Então, eles colocam em prática um plano de substituição dos humanos por réplicas artificiais. O roteiro simples procura criar uma atmosfera de insegurança aproveitando o cenário imponente da mansão e jardins enormes, com o cientista e sua família sendo vítimas de uma conspiração marciana bem sucedida.

Maury Dexter (1927/2017) também dirigiu outro filme situado no cinema de gênero, O Castelo Maldito (House of the Damned, 1963), igualmente com roteiro de Harry Spalding, e também utilizando as mesmas locações de “Greystoke Mansion”, que foi a propriedade herdada pela esposa do cientista, que tem uma grande piscina e belos e imensos jardins. Na vida real, a mansão está localizada na cidade de Beverly Hills, no Estado americano da Califórnia, e pouco tempo depois da produção do filme transformou-se num parque público aberto para visitação. É bem conhecida por ceder seu espaço para filmes e séries.

O Dia Em Que Marte Invadiu a Terra está disponível no “Youtube”, numa versão original com opção de legendas em português.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *