A Volta do Padrasto (1989)

3.7
(7)

A Volta do Padrasto
Original:Stepfather II
Ano:1989•País:EUA, UK
Direção:Jeff Burr
Roteiro:John Auerbach
Produção:William Burr, Darin Scott
Elenco:Terry O'Quinn, Meg Foster, Caroline Williams, Jonathan Brandis, Henry Brown, Mitchell Laurance, Miriam Byrd-Nethery, Eric Brown

Em 9 de novembro de 1971, John List assassinou toda a sua família: a própria mãe, esposa e três filhos foram mortos com duas armas de fogo. Limpou as evidências, apagou sua imagem das fotografias, deixou uma carta para seu pastor e o rádio sintonizado numa estação religiosa. O plano foi tão bem articulado que somente foram descobrir os corpos um mês depois, uma vez que ele havia cancelado o recebimento de jornais, encerrado contas e até mesmo a matrícula de seus filhos. Foram 18 anos de busca até que sua história, contada no programa America’s Most Wanted, permitiu uma identificação por um busto que mostrava como ele estaria visualmente depois de tanto tempo. List havia se casado novamente e constituído uma nova família, argumento suficiente para o desenvolvimento de uma versão cinematográfica no eficiente thriller O Padrasto, de 1987.

Com a boa recepção do longa, uma continuação foi planejada, a partir de um roteiro de John Auerbach para a direção de Jeff Burr (de O Massacre da Serra Elétrica 3, Pumpkinhead: O Retorno e Bonecos em Guerra). A cena final do primeiro filme, com o insano agente imobiliário Jerry Blake (Terry O’Quinn, em ótima interpretação) sendo esfaqueado no peito, parecia ter encerrado de vez as ações do psicopata. Mas ele sobreviveu à investida e foi internado em um hospital psiquiátrico em Puget Sound, Washington. Aproveitando um descuido de seu psiquiatra, Dr. Joseph Danvers (Henry Brown), ele o assassina, assim como o segurança, e assume sua identidade. Faz mais uma vítima pelo caminho para roubar um veículo, transforma-se visualmente no falecido editor Gene F. Clifford e parte para Los Angeles.

Logo se estabelece como psiquiatra, ainda em busca da família perfeita. Com trabalho em cima das mulheres da vizinhança, ele se aproxima aos poucos de Carol Grayland (Meg Foster), mãe solteira do pré-adolescente Todd (Jonathan Brandis, ator de It – Uma Obra-Prima do Medo e História Sem Fim 2, que se matou em 2003). Algumas tentativas de encontrar uma parceira são frustradas pela possibilidade de um relacionamento com Carol, mas seu passado, exibido em noticiários, é investigado pela amiga Matty (Caroline Williams) e pode ser descoberto por um simples assovio.

Para dar um aspecto de slasher, até porque exibições-teste deixavam uma impressão água com açúcar, há várias mortes no decorrer da narrativa, sempre que o vilão se sente ameaçado. Ainda assim, para o que se propõe é pouco, sem intensidade, sem muito sangue, exceto no final na igreja em uma cena regravada. Terry O’Quinn veste mais uma vez a imagem de um homem frio, perfeccionista e persistente, alternando entre um padrasto atencioso e uma pessoa agressiva, que grita para si como forma de extenuar o estresse causado por algo fora do lugar.

Com uma passagem pelos cinemas, mesmo sendo uma continuação, A Volta do Padrasto teve uma arrecadação bem modesta. Ainda assim, as críticas foram favoráveis ao retorno, principalmente pela atuação do antagonista. Inspirou um terceiro filme, O Padrasto: Ele Voltou Para Ficar, com Robert Wightman no papel do vilão, além da refilmagem de 2009, dirigida por Nelson McCormick.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

One thought on “A Volta do Padrasto (1989)

  • 16/08/2023 em 09:55
    Permalink

    O filme é abaixo da média, os clichês do gênero são revisitados, como de hábito.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *