O Terror do Himalaia (1954)

1
(1)

O Terror do Himalaia
Original:The Snow Creature
Ano:1954•País:EUA
Direção:W. Lee Wilder
Roteiro:W. Lee Wilder
Produção:W. Lee Wilder
Elenco:Paul Langton, Leslie Denison, Teru Shimada, Rollin Moriyama, Robert Kino, Robert Hinton, Darlene Fields, George Douglas, Robert Bice, Keith Richards, Rudolph Anders, William Phipps, Jack Daly, Rusty Wescoatt

O lendário “Yeti”, ou “homem das neves”, é uma criatura primitiva enorme que poderia ser o elo evolutivo entre o macaco e o homem, também conhecido num equivalente paralelo nas florestas dos Estados Unidos como “Sasquatch”, ou o mais popular e conhecido “Pé Grande”.

Em 1954 foi lançado O Terror do Himalaia (The Snow Creature), considerado um dos primeiros filmes abordando o tema do “Yeti”, produzido nos Estados Unidos com baixo orçamento, com fotografia em preto e branco e metragem de pouco mais de uma hora (71 minutos). Disponível no Youtube com opção de legendas em português, tem direção de W. Lee Wilder e roteiro de seu filho, Myles Wilder.

Uma expedição científica americana vai para as montanhas geladas do Himalaia para estudar as plantas. O grpo é formado pelo botânico Dr. Frank Parrish (Paul Langton) e o fotógrafo Peter Wells (Leslie Denison), que recrutam vários nativos locais liderados por Subra (Teru Shimada).

Porém, depois que a esposa de Subra é raptada por uma criatura imensa conhecida na região como “Yeti”, um gigante da neve, ocorre um motim dos carregadores e a expedição muda de foco, trocando o estudo botânico por uma perseguição e tentativa de captura do monstro. E depois que ele é encurralado numa caverna onde ocorre um desmoronamento, é capturado e devidamente sedado para ser transportado aos Estados Unidos para estudos.

Uma vez confinado numa câmara refrigerada, o “abominável homem das neves” consegue escapar espalhando o horror na cidade, colecionando vítimas e se escondendo nos subterrâneos da rede de esgotos, com o Dr. Parrish e a polícia em seu encalço, através do comando do Tenente Dunbar (Bill Phipps).

O Terror do Himalaia pode ser dividido em dois segmentos distintos. O primeiro tem ambientação nas montanhas geladas do Oriente com tempestades de neve e ventos fortes constantes, onde a expedição inicialmente científica se transforma numa caça ao “Yeti”. O outro bloco tem ambientação urbana, com o monstro solto pelas ruas de Los Angeles, atacando as pessoas e sendo perseguido pela polícia. Ambas as partes são igualmente entediantes e arrastadas, e nem o “Yeti” consegue salvar o filme do merecido limbo do esquecimento.

O monstro, interpretado por Lock Martin, ator que foi o robô Gort em O Dia Em Que A Terra Parou (1951), aparece pouco e sempre em cenas repetidas e muito escuras nas quais aparece apenas sua silhueta. O que poderia ser a parte mais interessante do filme, infelizmente, foi negligenciada pelos realizadores, pois as cenas com o “Yeti” são mal produzidas e os poucos ataques estão na direção contrária do entretenimento esperado pelos apreciadores do cinema de horror bagaceiro.

Por outro lado, ainda bem que poucos anos depois, em 1957, tivemos uma versão inglesa muito melhor através da cultuada produtora Hammer, com direção de Val Guest e elenco liderado pelo ícone do horror Peter Cushing.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *