Serpent Island (1954)

5
(2)

Serpent Island
Original:Serpent Island
Ano:1954•País:EUA
Direção:Tom Gries
Roteiro:Tom Gries
Produção:Bert I. Gordon
Elenco:Sonny Tufts, Mary Munday, Tom Monroe, Rosalind Hayes, Don Blackman, Paul Frees

O cultuado diretor Bert I. Gordon (1922 / 2023) é muito lembrado pelos apreciadores do cinema bagaceiro de horror e ficção científica por seus incontáveis e divertidos filmes de pequenos orçamentos explorando monstros e criaturas bizarras gigantes, como A Fúria das Feras Atômicas (1976) e O Império das Formigas (1977), entre vários outros mais antigos. Tanto que ele ganhou o apelido de “Mr. B.I.G.”, uma brincadeira com as iniciais de seu nome e a tradução para “GRANDE” do inglês.

Seu primeiro filme na direção foi King Dinosaur em 1955, mas um ano antes ele estreava na indústria do cinema como produtor, editor e diretor de fotografia na tranqueira Serpent Island, uma aventura com elementos sutis de horror e fotografia colorida, dirigida e escrita por Tom Gries (igualmente estreando a carreira), e que está disponível no “Youtube” com opção de legendas em português.

Ricky André (Mary Munday, que acabou se casando com o diretor Tom Gries em 1955), é bisneta de um aventureiro explorador que supostamente escondeu uma fortuna em ouro numa ilha da América Central, próxima ao Haiti. Ela decide então organizar uma pequena expedição de caça ao tesouro, recrutando a ajuda de um experiente marinheiro, Peter Mason (Sonny Tufts). Juntos, eles saem da costa da Califórnia a bordo do barco “Constelação”, do Capitão Kirk Ellis (Tom Monroe).

Os dois homens logo desenvolvem problemas de relacionamento, com constantes brigas durante o longo trajeto pelo mar até chegar ao destino, uma ilha com nativos praticantes de um culto vodu liderado pela sacerdotisa Ann Christoff (Rosalind Hayes). E para encontrar o tesouro, eles terão que enfrentar, além das próprias tensões internas no grupo, também o grandalhão capanga da seita, Jacques (Don Blackman) e uma enorme jiboia que protege o ouro de intrusos forasteiros.

Serpent Island infelizmente é um daqueles filmes bagaceiros ruins que não conseguem divertir e talvez a única explicação para que não fique completamente esquecido no limbo, seja por causa da curiosidade de ser o primeiro trabalho de Bert I. Gordon no cinema. Ele que conseguiu notoriedade na carreira posterior como diretor de várias bagaceiras com criaturas de dimensões colossais. Exceto por esse detalhe, o filme provavelmente ficaria perdido no meio de uma infinidade de outros irrelevantes que igualmente não acrescentaram nada para o cinema fantástico bagaceiro.

Para a sorte do espectador que está disposto a conhecer também as porcarias que não divertem, Serpent Island tem apenas 62 minutos de duração. A história é banal, uma aventura rasa de caça ao tesouro numa ilha isolada na região do Caribe, e com propaganda enganosa dos realizadores com alguns supostos elementos de horror através do ataque de uma cobra nos momentos finais. O réptil seria uma espécie de guardião de uma estátua de ouro, para tentar justificar o título original do filme. Aliás, um dos cartazes de divulgação é tão exagerado em enfatizar a ideia inexistente de horror representado pela tal serpente que acaba tornando-se patético.

Indicado apenas para quem tem interesse em conhecer o primeiro trabalho de Bert I. Gordon no cinema, mesmo que não seja do mesmo estilo que ele desenvolveu depois numa infinidade de filmes divertidos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *