As Mulheres de Preto

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O jovem advogado Arthur Kipps é responsável pela tarefa de organizar a papelada da herança de uma senhora solitária que morreu na isolada cidade de Crythin. No local, ele percebe uma certa relutância dos moradores em chegar à mansão onde ela morava e ainda mais explicar sobre o passado dela e certas tragédias que ocorrem nos arredores. Apesar dos avisos, Kipps insiste em sua tarefa, pois aspira uma boa colocação na firma de advocacia, mesmo quando começa a ser assombrado pelo vulto negro de uma mulher e por acontecimentos estranhos durante sua estada na região. Essa é a trama do romance de Susan Hill, que inspirou a realização do filme para a TV A Mulher de Preto, em 1989, e seu remake lançado em 2012, com Daniel Radcliffe como protagonista.

A Mulher de Preto (1989)
A Mulher de Preto (1989)

Se a presença de uma pessoa vestida de branco já seria suficientemente assustador, bem pensou a autora ao introduzir uma personagem usando roupagens de luto, espreitando em lugares inusitados. Não é a primeira vez que essa ideia foi trabalhada na TV ou no cinema, pois uma figura nas mesmas características também esteve presente entre as assombrações do clássico Os Inocentes (1961), tendo ainda a fotografia em preto-&-branco para intensificar o macabro. Talvez não fosse necessário dar a ela aspectos assustadores como ambas as produções fizeram, principalmente o remake e o seu CGI de praxe das produções atuais.

Outra contribuição importante e bem trabalhada nas duas obras é a localização da mansão. Tendo seu aspecto gótico, com o cemitério nas proximidades, o melhor ficou por conta do fato dela ser isolada por uma longa estradinha à margem de um pântano fétido e seu alcance ser impedido pela subida da maré. O remake acertadamente introduziu alguns elementos aterrorizantes como brinquedos macabros e a escuridão como elemento surpresa; mas a produção de 1989 soube trabalhar melhor com o sugerido, com os sons que perturbam pela repetição e a neblina densa.

Após ler esses três parágrafos acima você deve estar com a impressão de que eu gostei dos dois filmes ao relatar suas qualidades e habilidades de causar medo, certo? Pois, não é verdade. Embora os conceitos sejam bons, talvez apenas funcionem no papel, pois ambos os longas cometeram erros em sua condução e na adaptação do texto original. Ainda assim, pode-se dizer que o remake é superior ao original, embora seu final bobo extermine qualquer possibilidade de uma boa avaliação. Portanto, o objetivo desta análise é apresentar as diferenças entre as duas versões, deixando ao espectador a opção de escolha pela que melhor retratar o texto original.

Arthur Kipps x Arthur Kidd

A Mulher de Preto (1989) (2)

Enquanto o remake preocupou-se em fazer uso da velha fórmula do personagem amargurado por uma tragédia, a produção de 89 traz um advogado mais alegre, pais de duas crianças, esposa viva, trabalhando numa firma repleta de funcionários jovens e alguma pitada de diversão. Ainda que seja clichê, a melhor vestimenta para Arthur (Kipps no remake e texto original; e Kidd no filme de 1989) ficou com a nova versão ao dar ao personagem toda a depressão que conduz sua missão, colocando-o como um vulcão prestes a explodir, tendo no filho a única motivação de seus atos. Por outro lado, a escolha de Daniel Radcliffe como protagonista não foi correta, principalmente pelo fato do ator não conseguir transmitir toda a angústia de seu personagem e ainda estar associado à franquia Harry Potter.

O Arthur Kidd, de Adrian Rawlins (que, curiosamente, fez o papel de James Potter em Harry Potter), é mais alegre e aceito pelos moradores, mas, aos poucos, vai deixando a insanidade tomar conta à medida em que percebe que não há meio de fugir da tal Mulher de Preto. O ator está melhor, mas o personagem do remake foi mais bem construído.

A Mulher de Preto (2012) (2)

Contudo, o remake não explicou o motivo dos moradores não quererem a presença de Arthur ali. Parece que ele seria a pólvora que iniciou as tragédias, embora, na verdade, não seja. Neste conceito, a versão original acertou ao não estabelecer essa relação tão conturbada.

As Crianças Mortas

Não há nada mais chocante numa produção de qualquer gênero do que acompanhar a morte de uma criança. Além de ser uma atitude ousada, as obras que fazem uso desse recurso permitem que a inocência morra com os pequenos. Enquanto na versão de 1989, as crianças falecidas são simplesmente mencionadas, com apenas uma garota sofrendo um acidente em certo momento até ser salva pelo protagonista, no remake, a cena inicial já traz um suicídio coletivo de três irmãs e ainda apresenta novas mortes no decorrer da produção: talvez a mais chocante seja aquela em que uma menina coloca fogo sobre seu corpo após ver a figura sinistra da Mulher de Preto.

A Mulher de Preto (2012) (4)

A versão de 89 não tentou chocar o espectador, não mostrou crianças morrendo onscreen, o que diminuiu o impacto da presença da vilã. É provável que a intenção seja amendrotar o protagonista, mesmo que ela nunca represente uma ameaça real até a sequência final. Não existe suicídio, apenas tragédias. Ponto para o remake.

A Mulher de Preto

Na nova versão, a mulher de preto aparece o tempo todo, como se fosse a materialização da própria Morte. Além disso, algumas vezes ela aparece com o rosto modificado pelo CGI, dando-lhe um aspecto de demônio, com a pele pálida, olhos negros, acompanhada de um som agudo para assustar o espectador. Sua aparição é constante, sempre levando à morte de uma criança…

A Mulher de Preto (1989) (3)

No filme de 1989, demora para Arthur Kipps perceber que se trata de uma assombração: aparecendo sempre em cemitérios, observando de longe, ela consegue transmitir uma sensação de incômodo constante, sem apelar para gritos ou efeitos especiais. Sua maquiagem é a típica de um morto-vivo, com olheiras, palidez mórbida, tristeza no olhar. Destaque para o momento em que sua figura macabra invade o quarto do protagonista pela janela, voando como uma bruxa. Embora seja melhor representada, o terceiro ato faz com que ela desapareça do filme, deixando algumas evidências para assombrar o jovem advogado.

A Mulher de Preto (1989) (4)

O Final

(Spoilers!! Não leia se você não quiser saber o que acontece no final de cada versão)

Depois de toda a carga depressiva do longa de 2012, o final bonitinho acaba com todas as boas avaliações! A babá e o filho Joseph vão encontrar Arthur na cidade para juntos retornar de trem para a morada, após a missão não muito bem realizada. A Mulher de Preto aparece e faz com que o garoto entre na linha do trem, bem no momento em que o veículo surgia no horizonte. Tentando evitar uma tragédia ainda maior em sua vida, Arthur pula sobre o garoto e ambos morrem atropelados. O garoto pergunta ao pai sobre uma mulher que aparece de branco próxima a eles, e Arthur diz que é a mãe dele. Ambos dão a mão à mulher e caminham juntos pela linha, sendo observados pela vilã.

Em 1989, o fim é mais trágico, com uma última visão da mulher de preto extremamente assustadora. Depois de praticamente incendiar o escritório, Arthur é demitido e decide levar esposa e filhos embora de Londres. O advogado e a família estão passeando de barco num lago tranquilo, num dia bonito, quando ele avista na água a mulher de preto, como se flutuasse no local. Antes que pudesse agir, uma árvore próxima cai sobre o barco, matando-os. Sem cena romântica, sem final Ghost…os créditos surgem deixando o espectador boquiaberto. Uma conclusão pessimista, ousada, sensacional!

A Mulher de Preto (1983)

A Produção

Feito para o cinema, a direção de James Watkins (Eden Lake) é mais adequada para a proposta de adaptação da obra de Susan Hill. O roteiro, escrito por Jane Goldman (X-Men: Primeira Classe), não consegue resgatar a atmosfera das produções antigas da Hammer, que eram conhecidas pelo excesso de cores e pelas belíssimas mulheres, muitas vezes nuas. A fotografia ficou a cargo de Tim Maurice-Jones (A Inveja Mata), que soube mesclar um tom acinzentado com os ótimos settings da produção. Numa avaliação geral, A Mulher de Preto, versão 2012, podia ser melhor, se seus realizadores optassem por um final mais ousado, ao invés de apelar tão somente para uma campanha de divulgação do primeiro longa de Daniel Radcliffe pós-Harry.

Já a versão made-for-tv, de 1989, teve o comando do experiente Herbert Wise, com um currículo voltado exclusivamente para séries e média-metragens. Baseou-se mais no romance e teve o auxílio do roteiro de Nigel Kneale, que, em 1966, escreveu a trama de The Witches, clássico da Hammer com Joan Fontaine. Como sua característica televisa, obviamente que o filme segue uma trama mais lenta, com mais desenvolvimento de personagens do que cenas assustadoras.

A Verdadeira Mulher de Preto

A escritora inglesa Susan Hill, nascida em 5 de fevereiro de 1942 em North Yorkshire, ganhou quatro prêmios por suas obras, principalmente o Somerset Maugham pelo romance I’m the King of the Castle, de 1971. Demonstrando algumas características góticas em seus trabalhos, foi somente com The Woman in Black, publicado em 1983, que ela resolveu desenvolver uma típica história de fantasmas. Depois, ela ainda lançaria em 1992 outro livro com o mesmo tom, intitulado The Mist in the Mirror. Atualmente, a autora tem se dedicado ao gênero policial, criando o detetive Simon Serrailler, tendo em The Betrayal of Trust (2011) seu mais recente trabalho.

Primeiramente adaptado como uma peça de teatro, com exibição em 1987 até os dias de hoje no Fortune Theatre, The Woman in Black só viraria um longa-metragem dois anos depois, com direção de Herbert Wise. Mesmo com a versão lançada em 2012, ainda assim ambas as produções não seguiram à risca o texto original, talvez necessitando de um trabalho mais fiel a obra da escritora.

A Mulher de Preto (1989) (5)

No livro, o jovem advogado Arthur Kipps é induzido a viajar para Crythin Gifford, uma pequena cidade na costa oeste do Reino Unido, para prestar assistência ao funeral da Sra. Alice Drablow, uma velha que vivia isolada e afastada na mansão Eel Marsh. Logo Kipps percebe que há mais mistérios em torno da viúva, quando nota uma figura silênciosa, vestindo-se de preto, e rodeada de crianças no cemitério. Enquanto pesquisa os papéis da morada, o advogado é atormentado por sons inexplicáveis envolvendo um acidente com uma carroça e gritos de uma criança e sua babá, situações assustadoras, e ainda é assombrado constantemente pela tal mulher de preto.

Os moradores de Crythin Gifford estão relutantes em dizer qualquer coisa sobre a Sra. Drablow e a misteriosa mulher de preto. Com algumas fontes, Kipps descobre que a irmã de Alice Drablow, Jennet Humfrye, deu a ela uma criança pois engravidou sem se casar. Alice e seu marido adotam o bebê, chamado Nathaniel, insistindo para que o pequeno nunca saiba que Jennet seria sua mãe verdadeira. É claro que os gritos que o advogado ouvia eram do menino.

Jennet afastou-se por algum tempo, mas não conseguiu ficar muito longe de seu filho. Então, ela fez um acordo com Alice sobre o qual poderia viver na Mansão Eel Marsh e acompanhar o crescimento de Nathaniel, desde que nunca revele a ele a verdade. Certo dia, enquanto o garoto vinha em direção à mansão, sua carroça sofreu um acidente no pântano, matando todos os ocupantes do veículo, sob a visão de Jennet pela janela, que aguardava o garoto para fugir com ele. Depressiva, Jennet morreria tempos depois, mas retornaria para assombrar o local como um espírito malévolo que não aceita a felicidade de outros pais e seus filhos. Sua aparição sempre leva à morte alguma criança.

Após sua estada na região, Arthur volta para Londres, onde se casa com uma mulher chamada Stella, gerando uma criança. Anos depois, enquanto a família viajava numa carroça, Kipps volta a ver a mulher de preto: ela surge na frente do veículo, assusta o cavalo e o faz colidir com uma árvore. O menino morre na hora, enquanto Stella fica gravemente ferida, falecendo dez meses depois. A mulher de preto concluiu mais uma vingança!

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Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

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