John Carpenter alfineta a franquia Sexta-Feira 13

0
(0)

John Carpenter

Qual franquia é a que mais representa os slashers, Sexta-Feira 13 ou Halloween? Enquanto a primeira tem como representante o imortal Jason Voorhees, uma máquina de matar violenta e irracional, a segunda é simbolizada pelo incansável Michael Myers, com sua frieza e planejamento. É claro que nenhuma delas foi o pontapé inicial do subgênero, principalmente pela existência de Black Christmas, de 1974, e o pai de todos, Banho de Sangue, de 1971, sob o comando de Mario Bava. Mas a disputa entre as duas séries de filmes já foi tema de muitos fóruns, proporcionando discussões acaloradas.

Para apimentar o combate, o Mestre do Terror John Carpenter, diretor do primeiro Halloween, resolveu finalmente opinar sobre a franquia co-irmã. E ele deixou claro que nunca foi fã de Jason Voorhees!

Conversando com Bret Easton Ellis (Psicopata Americano), o diretor – atualmente meio perdido em produções descaracterizadas – não teve meias palavras:

Um partiu de uma ideia orgânica e teve o olhar de um verdadeiro artista,“, ele começa comparando O Massacre da Serra Elétrica com Sexta-Feira 13. “E Sexta-Feira 13, eu sinto, me transparece algo muito cínico. É uma produção muito cínica. Ele não vai além de sua precariedade Eu acho que a razão que todos esses filmes slashers vieram nos anos 80 foi porque algumas pessoas disseram ‘olhe aquele filme Halloween. Foi feito com pouco dinheiro! Nós podemos fazer dinheiro como ele. É o que os adolescentes querem ver’. Então, eles começaram a fazê-los, não importando como saiam…muitos deles eram horríveis.

Carpenter também fez a seguinte comparação: para ele O Massacre da Serra Elétrica é o sexo, enquanto Sexta-Feira 13 aparenta mais com uma masturbação.

E aí, concorda? Carpenter tem razão no modo como comparou os slashers? Acredita que Halloween é realmente o mais representativo?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

(Visited 430 times, 1 visits today)

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

14 thoughts on “John Carpenter alfineta a franquia Sexta-Feira 13

  • 26/12/2018 em 23:51
    Permalink

    BANHO DE SANGUE, O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA, BLACK CHRISTMAS, HALLOWEEN e A HORA DO PESADELO são clássicos do cinema!
    Agora SEXTA-FEIRA 13 tem seus bons momentos (basicamente partes 1 e 6), mas está longe de ser um filme clássico fora do gênero.
    Mas cada um que com a sua opinião.

    Resposta
  • 22/08/2016 em 21:45
    Permalink

    Agora me digam, qual o proposito disso?!
    É Eleição agora? “Gosto é igual à cu, cada um tem o seu, ninguém saí por aí opinando sobre os dos outros e impondo quais os tipos de rolas que devem procurar!”

    Ah me poupe, “Mestre do Terror”, mestre é o caralho, eu amo o site de vocês, mas bajular o cara desse jeito é chato demais, mestre mesmo é o Clive Barker’s, que até jogo de Survival Horror já produziu, ele sim é foda, criou seus próprios demônios, e um mundo invertido, agora um que cria um filmezinho que tinha tudo pra ser foda e ter um reconhecimento incrível pela história, acaba na mesmice após NUNCA darem um fim para a série de filmes, afinal o Jason sabemos que é Imortal, teve o embate com Freddy e depois continuou “vivo”, agora o animal do Michael Myers, queria porque queria se vingar e o caralho à 4, mas até a família dele morreu e ainda assim o retardado não para de assassinar sem motivo, ou seja, pra continuarem lucrando, eles pegaram e tornaram um assassino normal em um “monstro” tal como o Jason SEMPRE FOI!

    Fora a infantilidade de Carpenter ficar “opinando” sobre as antigas produções de Terror, é ÓBVIO que ele puxaria sardinha pro filme dele, e ficaria SEMPRE contra ao seu maior concorrente… Só quem é mongol que não percebe isso!

    Resposta
  • 19/08/2016 em 05:23
    Permalink

    Prefiro sem sombras de dúvidas Sexta-Feira 13, não me importa se o Sr. Carpenter é o rei do Terror, mas eu não acho Halloween isso tudo como muita gente diz, Sexta-Feira 13 é mais divertido e empolgante de assistir, acho a história de Jason Voorhees bem mais sombria e assustadora do que a de Michael Myers, Jason é mais violento e sanguinário, enquanto Michael Myers é muito paradão e lento. Halloween é um bom filme de terror, mas o filme tem uma história muito cansativa e lenta, principalmente a parte 1 do filme, tem uma quantidade excessiva de diálogos e pouca ação e assassinatos, algo que se torna chato e desagradável pra quem gosta de um bom filme de terror com serial killers, Halloween só se torna mais atrativo e interessante na parte 2 do filme onde Michael Myers realmente mata pra valer e taca o terror em suas vítimas, a partir daí pode-se dizer que Halloween é um bom filme de terror, o primeiro me decepcionou e muito. Mas ainda sim, prefiro Sexta-Feira 13.

    Resposta
  • 17/07/2016 em 14:18
    Permalink

    Bom, comecei a acompanhar terror com Jason, mas não há como negar que Halloween é infinitamente superior. O primeiro é derivado do segundo, so tem um assassino mais popular. É mais ou menos isso mesmo que o Carpenter disse. Assassino lento ou não, a história de Halloween é melhorzinha.

    Ps: Os três primeiro filmes da Sexta-feira 13 e a introdução do quinto capítulo são clássicos, sim!

    Resposta
  • 22/06/2016 em 14:14
    Permalink

    As duas séries são meio sem sentido, mas Sexta-feira 13 teve um final. Sabemos que Jason foi para o inferno, foi ressuscitado pelo Freddy, matou Freddy e ressuscitou no futuro e depois foi cair em outro planeta para atormentar as pessoas de lá. Esse é o final, ele não morre. O remake de 2009 vai ir para esse lado mas de uma maneira diferente. Já Halloween não teve fim. Acho os filmes do Jason mais emocionante.

    Resposta
  • 05/06/2016 em 11:07
    Permalink

    O melhor filme da serie sexta-feira 13 que é o 6, só consegue ser melhor que o pior da serie Halloween que foi o A Ressurreição. Já da para ter uma noção…

    Resposta
  • 31/05/2016 em 10:34
    Permalink

    hahhaha AMO
    Sexta-feira 13 não passa de uma imitação de Halloween; aliás até a ideia de um dia amaldiçoado (a sexta feira 13) foi uma cópia sem sentido nenhum. No filme de John Carpenter, o dia das bruxas cria toda uma temática e uma atmosfera, por exemplo. Halloween é um filme sério, com algo a dizer. Sexta Feira é só um blockbuster, um filme de terror com sustos e sangue, e não é pra ser levado muito a sério. Carpenter criou um novo segmento de filmes de terror sem nem pensar nisso, tudo que ele queria era um personagem que pudesse retratar o mal pairando sobre uma pacata cidade norte-americana

    Resposta
  • 29/05/2016 em 20:55
    Permalink

    Esse negócio de assassino que não corre e “só quero matar com minha faquinha de estimação” não me atrai muito. Halloween não é tão assistível hoje quanto sexta-feira 13. gosto bem mais da forma como acontece as coisas em sexta-feira 13: Jason aniquila com o que estiver ao alcance e é bem mais violente. Minha Opinião de merda.

    Resposta
  • 29/05/2016 em 20:06
    Permalink

    Ele pode ter exagerado, mas no fim das contas tem uma certa razão. Por mais que ele tenha esquecido a modéstia em casa, é verdade que a franquia Halloween tem mais qualidade que a franquia Sexta-feira 13, além de um vilão mais assustador e emblemático.

    Resposta
  • 29/05/2016 em 16:08
    Permalink

    Lembro do impacto que o cartas Sexta Feira 13, me causou quando era bem pequeno e olhar algumas fotos na Fangoria, da época em uma banca na Estados Unidos.
    Com o tempo é claro, foi se tornando algo diluído, dentro da própria mítica que foi criada, mas não tem como não achar os 3 primeiros, clássicos.

    Resposta
  • 29/05/2016 em 12:56
    Permalink

    Na minha opinião, Halloween I é o melhor de todos os filmes das duas franquias, mas paro por aí… (talvez inclusa a 2ª parte). Mas de resto… os Sexta-Feira 13 são bem mais divertidos…

    Resposta
  • 28/05/2016 em 23:57
    Permalink

    Respeito as duas franquias. Mas Halloween tem muito mais charme que Sexta- Feira 13. A saga de Jason tinham atores roteiristas e cineastas horríveis !!!
    Isso não podemos negar. Acredito que Carpenter foi super sincero com sua critica. Ele falou a verdade…

    Resposta
  • 28/05/2016 em 22:39
    Permalink

    As sequências de Sexta-feira 13, todas, pelo menos me divertiram!! Já as de Halloween, só a segunda prestou! Se passe menos Mestre Carpenter, se não vai perder o respeito!!

    Resposta
    • 29/05/2016 em 00:20
      Permalink

      Lembrando que ele só se envolveu com as duas primeiras continuações da série. Na segunda parte como escritor e produtor, e na terceira como produtor.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.