Ash está em A Morte do Demônio: A Ascensão? Saiba tudo sobre o filme!

4.7
(12)

O novo filme da franquia Evil Dead, A Morte do Demônio: A Ascensão, já provou ser uma das mais bem sucedidas produções de 2023, batendo recordes de bilheteria (a maior de todos os filmes envolvendo os “deadites” ou “demônios kandarianos“), com os fãs de horror aguardando por notícias sobre o próximo. E fez por merecer, ainda que não tenha agradado a todos: sem o humor das partes 2 e 3, é um banho de sangue, com mutilações, desmembramentos, tesourada no nariz, ralador na perna e a composição de uma criatura que poderia ter fugido de O Enigma de Outro Mundo. Mas o filme também é banhado de referências, seja aos filmes anteriores ou a clássicos de horror, além de despontar a dúvida dos infernautas: onde diabos estaria o herói Ash (Bruce Campbell) nesse embate splatter urbano envolto em possessões e nojeiras?

Acompanhe agora as principais homenagens e referências, lembrando que as informações são repletas de spoilers! Ler o Necronomicon ou o texto a seguir pode ser perigoso se ainda não viu o filme!

CABANA NA FLORESTA

Por mais que o longa, com roteiro e direção de Lee Cronin, venha com a proposta de urbanizar a franquia, sair da floresta e mostrar a possessão em um condomínio – lembrando que Uma Noite Alucinante 3, em seu final oficial, terminava em um mercado, e a série Ash vs Evil Dead explorou bem cidades e outros locais -, a sequência inicial acontece em um ambiente rural, com jovens querendo curtir o fim de semana à beira de um lago. Trata-se de um epílogo, mas permite que os fãs matem saudades dos conceitos originais. A cabana, agora toda moderninha, ainda revela itens que homenageiam a original, como um relógio de parede, faltando apenas animais empalhados para trazer loucura aos que tentarem sobreviver.

DEMÔNIO ADIVINHÃO

Uma das sequências clássicas do original traz uma interessante releitura no novo filme. Quem não se lembra da cena em que Cheryl começa a adivinhar as cartas de baralho em A Morte do Demônio? Na sequência de abertura de Evil Dead Rise, Jessica (Anna-Maree Thomas) sabe exatamente em que trecho da obra O Morro dos Ventos Uivantes Teresa (Mirabai Pease) está. E o que é mais genial desse momento é que o trecho dialoga com a possessão ao pedir que a “deixe entrar“.

PIZZAS DA HENRIETTA

Uma homenagem mais evidente pode ser identificada na caixa de pizza que os jovens vão buscar no momento que antecede o terremoto. É a pizzaria da Henrietta, uma clara referência a Henrietta Knowby, esposa do Professor Knowby de Evil Dead II e que teve uma passagem em Ash vs Evil Dead. Resta apenas saber se as pizzas são apimentadas e possuem catupiry!

PASSEIO DO DEMÔNIO

A primeira cena do filme traz a câmera atravessando uma mata em um movimento que se tornou a assinatura Evil Dead. É uma brincadeira do diretor ao revelar que se trata de um drone – imagina o processo criativo que envolveu a realização desse passeio na mata em 1982? Contudo, depois que as palavras demoníacas são proferidas, novamente a câmera faz sua ronda, desta vez pelas ruas e nos corredores de um prédio até alcançar o elevador, onde Ellie (Alyssa Sutherland) se preparava para descer com roupas sujas.

TERCEIRO NECRONOMICON

O famoso Livro dos Mortos, referência à literatura de Lovecraft, novamente ganha importância na franquia. O Necronomicon Ex-Mortis é encontrado no cofre de um velho banco abandonado, embaixo do estacionamento do edifício em Los Angeles. Ele é aberto com gotas de sangue para que as palavras demoníacas possam despertar uma entidade adormecida. No filme, é dito que ele é um dos 3 livros existentes, provável referência à cena do cemitério de Uma Noite Alucinante 3, e também para sugerir que o primeiro deles estaria na cabana de Ash, e o segundo possivelmente é o que possuiu Mia em A Morte do Demônio, de 2013.

Se na refilmagem há a invocação a uma tal Abominação, em Evil Dead Rise a entidade despertada é chamada de Marauder. 

ENCANTOS MALDITOS

Novamente gravações antigas servem para despertar demônios adormecidos. Em Uma Noite Alucinante 2, Ash deu play em um gravador e a voz do Professor Knowby proferiu encantamentos malditos. No novo filme, o processo envolve três discos de vinil, sendo que o primeiro traz a apresentação da descoberta, o segundo as palavras malditas na voz de um padre e o terceiro as consequências que envolvem o registro. Como conveniência do roteiro e sorte da entidade, o adolescente Danny (Morgan Davies) é um aspirante a DJ.

CABOS DO ELEVADOR

Uma outra tradição evildeadiana é a moça atacada pelos galhos e videiras de árvores. No original, Cheryl tem um encontro desagradável na floresta escura, enquanto Mia sofre algo similar no longa de 2013. Com a atualização para o horror urbano, o roteiro teve uma ótima sacada ao prender Ellie com cabos de elevador, mas mantendo o mesmo domínio sobre a garota, em uma sequência muito interessante e dolorosa.

CLUBE DOS CINCO

Você reparou que há uma preferência dos demônios kandarianos por 5 pessoas? No original, são cinco os que precisam enfrentar a possessão – Ash, Cheryl, Scott, Linda e Shelly. No de 2013, também: David, Eric, Mia, Olivia e Natalie (neste, as iniciais forma propositadamente a palavra DEMON). Em Ascensão, a família que enfrenta o Marauder é também composta de cinco integrantes: Beth, Ellie, Danny, Bridget e Kassie.

Seriam as pontas de um pentagrama maldito?

E POR QUE SEMPRE IRMÃOS?

Também há uma relação familiar na franquia. O longa de 2023, é centrado nas irmãs Beth e Ellie, numa conexão conturbada pela falta de aproximação de uma delas.  Em A Morte do Demônio, Ash e Cheryl também são irmãos que enfrentam o pandemônio em uma cabana isolada; assim como na versão de 2013, com os irmãos Mia e David, na tentativa de livrar a garota das drogas.

Essa relação também se estende à presença da mãe:

AS MÃES DE EVIL DEAD

Sabe-se que Ash e Cheryl foram abandonados pela mãe pouco antes deles irem à cabana na floresta. No segundo filme, Annie Knowby descobre que sua mãe foi uma das primeiras possuídas, criando uma situação de ameaça para o solitário Ash. Em 2013, é informado que a mãe de Mia e David havia morrido não muito tempo atrás, servindo para corromper a garota com seu vício. E Ellie é a mãe que luta para tentar salvar seus três filhos enquanto se revela como a própria ameaça, levando Beth a mudar de opinião sobre abortar ou ter o bebê que espera.

MORTOS AO AMANHECER

A tagline de Uma Noite Alucinante 2 é “Mortos ao Amanhecer“, do original “Dead by Dawn“. A frase é proferida para Ash nesse mesmo filme, como maneira de atormentar o rapaz. E os deadites de Ascensão conhecem bem, pois também dizem em coro quando Beth e Kassie estão em fuga pelos corredores, tentando encontrar um meio de fugir dali.

FALAS CONHECIDAS

Além de “Mortos ao Amanhecer“, o filme A Morte do Demônio: A Ascensão faz referência a outras falas que fãs da franquia irão facilmente reconhecer. O tradicional “Vou engolir sua alma“, dita pela possuída Ellie, também foi ouvida por Ash em Uma Noite Alucinante 2 e Uma Noite Alucinante 3. E há também a que Beth diz na cena final de combate ao Marauder: “Venha pegar um pouco“, também dita por Ash no seu terceiro filme, na cena em que está enfrentando um demônio no mercado S-Mart.

Outra fala interessante, dita por Ellie, é a: “Mamãe está com os vermes agora!“. Ainda que não tenha sido dita antes, ela faz alusão à ideia de que as pessoas possuídas tem seu corpo consumido por vermes. É o que acontece com a possuída Bridget, e também é o que sobra dos mortos derretidos no filme original.

MOTOSSERRA: MELHOR ARMA CONTRA DEMÔNIOS

É uma ferramenta que também se tornou marca da franquia Evil Dead. Ash que o diga! Ele a utiliza até mesmo para cortar parte do braço e conectá-la como um acessório eficaz no combates contra os demônios. A motosserra voltaria com força em Uma Noite Alucinante 3, na Idade das Trevas, e também na série Ash vs Evil Dead. Mia também utilizou uma motosserra para enfrentar A Abominação, enquanto Beth faz uso de uma que encontra no estacionamento, como se Ash estivesse passando o bastão àquela que será a próxima caçadora de demônios kandarianos.

NA COR QUE ASH ESCOLHERIA

O carro Oldsmobile Delta 88 é visto em todos os filmes da franquia, incluindo o longa de 2013. Aparece também em outras produções de Sam Raimi, incluindo Homem-Aranha, mostrando a fixação do cineasta com o veículo. Mas ele não está em A Morte do Demônio: A Ascensão, não como veículo! A motosserra encontrada por Beth no estacionamento tem as cores exatas do Delta, como uma forma de mostrar referência e respeito à franquia.

ENGOLINDO OLHOS

Bobby Joe (Kassie Wesley DePaiva), em Evil Dead 2, teve o desprazer de engolir um globo ocular que saltou do rosto de um deadite. O mesmo acontece em Ascensão, quando o olho arrancado de Gabriel é cuspido na direção da boca de Jake. Sam Raimi gostou tanto da ideia que a repetiu em Arraste-me para o Inferno! Que gosto será que tem?

CANÇÕES DE NINAR

Quem não se sentia incomodado com aquela canção de ninar que Linda cantou para Ash em Evil Dead? “Nós vamos pegar você!” incomodou bastante o rapaz, que chegou a esbofetear a namorada para que ela parasse. Ellie faz o mesmo para atrair seus filhos quando está do lado de fora do apartamento, com o demônio tentando enganar a família.

DEMÔNIO ATRÁS DA PORTA

Em momentos mais agitados, em que seus filhos e Beth estão se enfrentando, Ellie vibrava atrás da porta, não conseguindo abri-la devido à corrente. É uma referência atualizada aos demônios presos no porão de Evil Dead I e II e também para o de 2013.

ONDE ESTÁ ASH?

Um dos grandes mistérios que envolveram Ascensão é a promessa do diretor que Bruce Campbell teria, sim, uma participação no filme, dizendo até que pagaria para quem conseguisse identificá-lo no filme. Fisicamente, não, mas a voz do ator é ouvida nas gravações do disco de vinil de 1923 com um padre não identificado alertando sobre os perigos de mexer com o Livro dos Mortos.

Depois que o mistério foi revelado, Cronin atiçou os ânimos dos fãs ao sugerir que a voz ouvida não é apenas do ator interpretando outra pessoa, mas do próprio Ash em mais uma de suas viagens pelo tempo. “Pode muito bem ser Ash Williams“, disse o diretor. Precisa apenas ligar as pontas, com alguma informação no próximo filme, para que tudo faça ainda mais sentido e torne a experiência mais divertida.

OUTRAS REFERÊNCIAS EM ASCENSÃO

Além de abraçar a franquia Evil Dead com muitas homenagens, o novo filme também trouxe citações interessantes. Uma delas é evidente: os jovens tentam convidar Bridget para uma maratona de A Hora do Pesadelo, “mesmo os filmes ruins.“. Depois há um momento em que Beth coloca a mão sobre a banheira para mostrar que não há perigo para Kassie, numa imagem que repete a cena clássica do filme original de Freddy Krueger.

Há também a cena do elevador de sangue citando claramente um momento clássico de O Iluminado. E há uma fala que remete ao Poltergeist, quando Kassie, banhada de sangue, como Carol Anne diz: “Eles estão aqui.

Lee Cronin (The Hole in the Ground) mostra que conhece filmes de terror, e quis fazer de Ascensão um filme novo com referências à franquia. Fez um trabalho interessante a ponto de deixar os fãs aguardando notícias sobre um sexto filme, explorando, quem sabe, um crossover entre Ash, Mia e Beth! Embora Bruce Campbell já tenha aposentado seu personagem, seria interessante ver esse encontro em tom apocalíptico!

E o que mais você viu em A Morte do Demônio: A Ascensão? Conte para nós!

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *