Perry Mason – 1ª e 2ª Temporadas (2020-2023)

5
(2)

Perry Mason - 1ª e 2ª Temporadas
Original:Perry Mason - Seasons One and Two
Ano:2020,2023•País:EUA
Direção:Timothy Van Patten, Deniz Gamze Ergüven, Fernando Coimbra, Nina Lopez-Corrado, Jessica Lowrey, Marialy Rivas
Roteiro:Ron Fitzgerald, Erle Stanley Gardner, Rolin Jones, Eleanor Burgess, Steven Hanna, Sarah Kelly Kaplan, Elizabeth Baxa, Niko Gutierrez-Kovner, Michael Begler, Jack Amiel, Kevin J. Hynes, Howard Korder, Mauricio Katz, Pedro Peirano
Produção:Peter Feldman, Reuben Lim
Elenco:Matthew Rhys, Juliet Rylance, Chris Chalk, Shea Whigham, Eric Lange, Diarra Kilpatrick, Justin Kirk, Gayle Rankin, Molly Ephraim, Tatiana Maslany, John Lithgow, Katherine Waterston, Paul Raci

Essa série da HBO Max já tem duas temporadas (a segunda leva de episódios chegou há pouco tempo no streaming) com o icônico personagem Perry Mason, criado por Erle Stanley Gardner numa sequência de mais de 80 livros e que já teve seu lugar na televisão americana numa série nos anos de 1950 e 1960.

Essa nova versão é uma série que pouca gente viu e não tem o hype da grande mídia… uma pena! O advogado (com ecos de detetive particular) Perry Mason (interpretado pelo ótimo Matthew Rhys) é um defensor desencantado dos fracos e oprimidos tentando, de alguma forma, fazer algo parecido com justiça para seus clientes. Trata-se de um personagem incomodado com seu papel na sociedade, deslocado e infeliz até certo ponto, que busca algum tipo de expiação para suas próprias mazelas.

A primeira temporada mostra o seu início ainda trabalhando como detetive e, a contragosto, assumindo a advocacia criminal com um caso tenebroso envolvendo a morte de um bebê. Já a segunda temporada acompanha sua iniciativa de defender dois descendentes de mexicanos acusados de matar o filho de um bilionário com negócios escusos.

As tramas são bem contadas, verossímeis e realistas. Não esperem soluções rocambolescas ou ações sem sentido. Aqui o clima é noir e, embora se passe na ensolarada Califórnia, as pessoas carregam segredos obscuros e os interesses falam mais alto que valores éticos ou morais.

Os episódios optam por seguir os personagens com calma, dar motivação a seus atos e aprofundar no seu íntimo. Aqui não há lugar para pressa, mas quem se dispor a seguir esses tortuosos caminhos, será recompensado com um entretenimento adulto, sério e envolvente, que respeita a inteligência do espectador. Ao final, a experiência entrega um thriller investigativo de primeira.

Ladeado por bons coadjuvantes, vale destacar o personagem do ótimo Shea Whigham, que tem uma dinâmica interessante com o protagonista, e o grande John Lithgow, num papel delicado e emocionante, no meio de tanta gente sem dó nem piedade.

Outro ponto que chama atenção na segunda temporada é a direção do brasileiro Fernando Coimbra, do ótimo longa nacional O Lobo Atrás da Porta (2013), fazendo bonito na carreira internacional.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Ricardo Gazolla

Formado em Direito e trabalhando no setor privado, apaixonado por cinema desde a infância quando assistiu Os Goonies (1985) na tela grande. Sua predileção pelo horror começou um pouco depois ao conhecer em VHS A Hora do Pesadelo (1984), Renascido do Inferno (1987) e A morte do demônio (1981). Desde então o cinema se tornou um hobby, um vício socialmente aceito, um objeto de estudo, um prazer público e, agora, no site Boca do Inferno, uma forma de comunicação com as pessoas.

One thought on “Perry Mason – 1ª e 2ª Temporadas (2020-2023)

  • 20/08/2023 em 12:05
    Permalink

    Eu achei o inicio dessa série bem desinteressante, porém foi como assistir Game of Thrones, se você der uma chance, você facilmente vai ficar aguardando a próxima temporada.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *