5
(3)

Quem é de São Paulo ou é bom apreciador do cinema independente já deve ter ouvido falar da Boca do Lixo. Tanto servia para se referir a uma região do bairro da Luz, passando pela Rua do Triunfo e proximidades, quanto para identificar a produção cinematográfica brasileira em seus primórdios. Muitos cineastas de renome como o próprio José Mojica Marins, Claudio Cunha, Carlos Reichenbach, entre outros, assim como atores e atrizes que futuramente alcançariam a popularidade, estiveram por lá, apresentando seus filmes e frequentando os bares locais. Foi o pontapé inicial da pornochanchada, na década de 70, mas também o palco de gêneros como ação bagaceira, faroestes caseiros e terror de qualidade duvidosa, com doses de erotismo e muitos palavrões.

Em homenagem a esse período e toda a produção da época, o Boca do Inferno reservará os sábados para críticas, artigos e matérias sobre produções realizadas em terra brasilis. Podem aparecer por aqui filmes que marcaram presença na própria Boca do Lixo ou produções nacionais recentes, sejam longas ou curtas, independentes ou com maior investimento.

Não se deve, claro, associar o termo “Boca do Lixo” a produções ruins. A referência é direta ao berço do cinema paulistano, mas o espaço também abrigará filmes bem realizados e que fazem parte da produção nacional. É uma vitrine do nosso cinema, da nossa forma de enxergar a Sétima Arte, com associação, claro, ao cinema fantástico. Pode ser que você se depare com um longa do Mojica e de vários outros cineastas brasileiros, além de entrevistas, biografias e divulgações de festivais independentes e novos filmes!

A Boca do Lixo, no Boca do Inferno, é uma vitrine do Cinema Nacional em qualquer época.

Então, completando a agenda:

Segunda-feira: Terror de Segunda (continuações)
Terça-feira: LiteraTerror (literatura e HQs)
Quarta-Feira: Quarta Dimensão (filmes antigos, clássicos em preto e branco, lançados antes dos anos 2000)
Quinta-Feira: Quinta Série (séries, minisséries…além de estreias de cinema)
Sexta-Feira: SexTerror (sangue, violência e erotismo)
Sábado: Boca do Lixo (produções nacionais, curtas e longas, matérias sobre o cinema brasileiro).

Já domingo, será reservado a filmes pós-2000 e que não se encaixam nas categorias abaixo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *