Sharknado 2: A Segunda Onda (2014)

0
(0)

Sharknado 2 (2014) (3)

Sharknado 2: A Segunda Onda
Original:Sharknado 2: The Second One
Ano:2014•País:EUA
Direção:Anthony C. Ferrante
Roteiro:Thunder Levin
Produção:David Michael Latt
Elenco:Ian Ziering, Tara Reid, Vivica A. Fox, Mark McGrath, Kari Wuhrer, Courtney Baxter, Dante Palminteri, Judd Hirsch, Kurt Angle, Downtown Julie Brown, Juan Castano, Don Castro, Lyman Chen

Quando o inacreditável Sharknado veio à luz em 2013, é provável que os realizadores não imaginavam que o canal SyFy atingiria com a primeira exibição quase a marca de um milhão e meio de espectadores. Muito menos que o filme entraria para o Trending Topics mundial do Twitter e seria discutido por astros como Damon Lindelof, Wil Wheaton e Olivia Wilde – incluindo até o falecido Cory Monteith, que dedicou o seu último tweet ao longa de Anthony C. Ferrante. Poucas semanas depois, a audiência ultrapassaria a marca dos dois mihões, sendo considerado o filme da The Asylum mais comentado e popular! A brincadeira atingiu patamares tão altos que organizações sérias como a Cruz Vermelha e a National Weather Service fizeram anúncios brincando com a possibilidade de algo assim acontecer realmente.

Meses depois o longa teria uma exibição discreta em alguns cinemas, conseguindo arrecadar 200 mil, e ampliando o marketing para camisetas e produtos exclusivos do filme. É provável que uma febre assim só tivesse ocorrido antes de forma tão explosiva com o lançamento do primeiro Batman, de Tim Burton, quando o símbolo passou a aparecer em álbuns, bonés, copos e revistas diversas! É claro que uma continuação seria inevitável! Aproveitando a onda, o canal SyFy fez uma promoção no Twitter para que o público escolhesse o título da sequência, apresentando oficialmente no dia 8 de agosto o nome Sharkando 2: The Second One, com filmagens previstas apenas para 2014.

Ian Ziering e Tara Reid assinaram o contrato em janeiro de 2014 para as filmagens que começariam um mês depois, sob o comando novamente de Anthony C. Ferrante – parece que o cineasta gostou da brincadeira. Durante a fotografia principal, os funcionários da The Asylum entraram em greve, o que resultou em problemas para a concepção da produção e muitas brigas nos bastidores. Apesar dessas dificuldades, Sharknado 2 logo teria seus pôsteres divulgados pela mídia, atiçando o público para a estreia oficial no dia 30 de julho – no Brasil foi exibido um dia depois, também com uma boa expectativa! E elas foram plenamente atendidas: o filme é tão ruim quanto o anterior, mas perde pontos por deixar de se levar tão a sério quanto o anterior, brincando com seus próprios defeitos e furos no roteiro.

Sharknado 2 (2014) (1)

O início já é sensacional: com referências a Aperte o Cinto o Piloto Sumiu (1980) já nos créditos, Fin Shepard (Ian Ziering) e sua esposa April Wexler (Tara Reid) estão viajando para Nova Iorque para promover o livro How to Survive a Sharknado and Other Unnatural Disasters, escrito pela própria April, relatando as experiências que tiveram com o fenômeno em Los Angeles. O piloto do aeronave é interpretado por Robert Hays (o protagonista de Apertem o Cinto…), com o nome Bob Wilson (o nome do personagem de William Shatner no episódio da série Além da Imaginação, “Nightmare at 20,000 Feet“, um homem que acredita estar vendo um monstro na asa – algo que Fin também alegará quando surgir o primeiro tubarão); a aeromoça é Kelly Osbourne; e há outras pontas entre os passageiros como Melanie Avalon e Wil Wheaton.

Durante uma tempestade, tubarões atacam o avião e matam o piloto e o co-piloto, além de vários membros da tripulação, obrigando Fin a realizar o pouso com inúmeros rombos na lateral. April tem a mão devorada por um dos animais, quando é sugada para fora da nave – é impressionante o quanto os efeitos especiais continuam igualmente ruins, principalmente nas cenas em que as criaturas voam pelo corredores do avião e quebram as janelas. Com o episódio trágico, Fin novamente é consagrando um “espanta tubarões“, enquanto sua esposa é levada ao hospital, sem muitas necessidades médicas apesar da perda do membro.

Sharknado 2 (2014) (2)

Fin alerta as autoridades sobre a possibilidade do fenômeno atingir Nova Iork, e acaba tendo que sair numa missão de resgate à irmã, Ellen Brody (Kari Wuhrer), cujo marido, Martin (Mark McGrath), está com o filho Vaughn (Dante Palminteri), num jogo de basebol na cidade. Ele parte na busca, com a ajuda do taxista Ben (Judd Hirsch), sabendo que os ataques serão inevitáveis, e bombas caseiras não serão suficientes para cessar a ameaça, necessitando até mesmo de alguns sacrifícios. Nessa luta pela sobrevivência, não faltarão confrontos no estádio, nas ruas e até mesmo no metrô. Fin contará com a ajuda de uma ex-namorada, Skye (Vivica A. Fox), e também da população, com armas improváveis em seus veículos.

Não limites para a insanidade do roteiro de Thunder Levin. Desde o passeio da cabeça da Estátua da Liberdade, bem mais distante do que o visto em Cloverfield, até o voo improvável dos personagens, lutando com tubarões pelo céu. Quando você acha que já viu de tudo, surgem tubarões flamejantes que, mesmo agonizando pelas chamas, ainda querem atacar quem cruza seu caminho.

Sharknado 2 (2014) (4)

Os exageros consomem toda a produção, levando o espectador a um passeio pelos tornados – desta vez, a bomba caseira não irá funcionar -, enquanto Fin se arma com uma motosserra para destroçar as criaturas, em números elevados. Há tantos absurdos no filme que a sensação é de estar lendo um gibi ou jogando um game – sem espaço para o público desligar o cérebro, pois ele, possivelmente, já terá abandonado seu corpo na sequência inicial.

Inferior ao primeiro, pela sua avacalhação em algo que já é por si só avacalhado, Sharkanado 2 fez ainda mais sucesso que o primeiro filme, o que resultou no terceiro exemplar já em pós-produção. Que loucuras serão vistas nesse próximo episódio? É esperar para não crer!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

One thought on “Sharknado 2: A Segunda Onda (2014)

  • 17/03/2019 em 08:26
    Permalink

    Ellen Brody e Martin e o autor do texto nem sequer mencionou esse detalhe… RSS…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *