Memórias de um Assassino (2003)

5
(3)

Memórias de um Assassino (2003) (1)

Memórias de um Assassino
Original:Salinui chueok
Ano:2003•País:Coréia do Sul
Direção:Joon-ho Bong
Roteiro:Joon-ho Bong, Kwang-rim Kim, Sung-bo Shim
Produção:Seoung-Jae Cha, Moo Ryung Kim, Jong-yun No
Elenco:Kang-ho Song, Sang-kyung Kim, Roe-ha Kim, Jae-ho Song, Hie-bong Byeon, Seo-hie Ko, No-shik Park, Hae-il Park

Possuímos uma opinião bem fechada quanto a produção de cinema asiático, de que seriam filmes estranhos, ou trashes, ou complexos demais. Mas calma… existem produções mais “tradicionais” no oriente e Memórias de Um Assassino nos prova isso.

Do reconhecido diretor Joon-Ho Bong, o mesmo do também excelente O Hospedeiro (2006), o filme acompanha um departamento de polícia em 1986 na província de Gynnggi, no interior da Coréia do Sul, ao investigarem uma série de assassinatos de garotas jovens e bonitas em dias chuvosos. Procurando descobrir quem seria o autor dos crimes, um investigador de Seul é chamado para integrar a investigação, juntamente com policias não preparados, que querem prender qualquer um na base da porrada e ter suas fotos estampadas na capa de um jornal. Com o tempo, e os assassinatos se tornando mais frequentes, todos naquele departamento se envolvem muito profundamente no caso, buscando de forma insistente e emotiva o verdadeiro assassino.

Memórias de um Assassino (2003) (2)

Este suspense sul-coreano se assemelha a várias outras produções do gênero, de diversos outros países, e simplesmente não deixa a desejar em nenhum momento. Baseado em uma história real, nada é exagerado ou emotivamente forçado para nos convencer a gostar do longa. Ele simplesmente mostra uma perspectiva do caso de forma convincente, com um bom grupo de atores, fotografia e ambientes – atentem ao realismo do departamento de polícia da cidade: não há glamour ou milhões de mesas com pessoas trabalhando, é uma cidade pequena e sem muitos investimentos.

A construção dos personagens também é um ponto que vale atenção. Eles se transformam com o passar do filme, adaptando-se às situações e estabelecendo vínculos para atingir o objetivo em comum: pegar o assassino.

Memórias de um Assassino (2003) (3)

O serial killer retratado em Memórias de um Assassino é, nada mais nada menos, que o primeiro caso do tipo registrado na Coréia do Sul. E se você for pesquisar sobre o caso, saberá que ele não tem um final feliz. Entretanto, o filme coloca o espectador no mesmo olhar dos investigadores. Também temos o poder de julgamento.

Memórias de um Assassino possui tanta qualidade quantos diversos outros clássicos americanos do gênero. Temos suspense, intrigas, desenvolvimento emotivo, assassinatos, investigadores simpáticos e assassino enigmático. Com certeza um filme obrigatório, para quem gostaria de entender a vastidão das produções orientais.

Memórias de um Assassino (2003) (4)

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Luana Caroline Damião

Graduada em museologia, fã de faroestes e Christopher Lee, deseja que o mundo acabe com um apocalipse zumbi, onde, certamente, será um dos mortos-vivos.

4 thoughts on “Memórias de um Assassino (2003)

  • 08/01/2019 em 09:12
    Permalink

    Não gostei, ao contrário de outros suspenses sul-coreanos. O filme acaba caindo num marasmo em alguns momentos e precisa procurar a explicação na Internet, senão ele termina e você se sente feito de bobo.

    Resposta
  • 06/12/2018 em 22:25
    Permalink

    É porque ninguém conseguiu a explicação do final do filme. Quem é o assassino? Um mistério que até agora me intriga!

    Resposta
  • 02/08/2015 em 16:07
    Permalink

    Putz para um filme que ganhou quatro estrelas e meia, seis parágrafos meia boca está um pouco injusto. Já vi filmes três estrelas aqui no site ganharem uma critica bem mais extensa e uma coca-cola.

    Resposta
    • 28/07/2017 em 10:20
      Permalink

      Também achei estranho os poucos parágrafos, quase uma sinopse. Um filme e tanto para os fãs do suspense policial.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *