A Hora da sua Morte (2019)

1
(2)

A Hora da sua Morte
Original:Countdown
Ano:2019•País:EUA
Direção:Justin Dec
Roteiro:Justin Dec
Produção:Sean Anders
Elenco:Elizabeth Lail, Jordan Calloway, Talitha Eliana Bateman, Peter Facinelli, Dillon Lane, Tichina Arnold, Tom Segura, Lana McKissack, Anne Winters, Matt Letscher, P.J. Byrne

Outrora acréscimos essenciais para os computadores e celulares, logo os aplicativos passariam a se tornar apenas entretenimento. Jogos diversos, incluindo de perguntas e respostas, acesso fácil aos sites e conteúdos, passatempos, cursos variados…até mesmo redes sociais como o Facebook possuem suas próprias ferramentas, como aquelas randômicas que promovem brincadeiras que mostram quantos filhos você terá, sua aparência daqui 50 anos, personagens que parecem com você…Até mesmo o Boca do Inferno possui seu próprio aplicativo, num atalho facilitado para que o infernauta possa ler nossos textos até offline. E se, entre tantos aplicativos desenvolvidos o tempo todo, um pudesse prever o dia da sua morte? E se ele não fosse um simples entretenimento, mas capaz de condenar o usuário a um destino trágico na data determinada?

Essa é a premissa do horror teen A Hora da sua Morte (Countdown, 2020), debut na tela grande de Justin Dec, que conduz a jovem Quinn Harris (Elizabeth Lail) a uma paranoia sem fim, enquanto tenta descobrir um meio de burlar seu trágico destino. O enredo, do próprio Dec, traz em seu prólogo uma conversa entre amigos, numa curtição que incomoda Courtney (Anne Winters), convencida a instalar o aplicativo “Countdown” apenas para saber que morrerá em breve. Tentando fugir de seu destino, ela até deixa de aceitar a carona do namorado, Evan (Dillon Lane), levemente embriagado, pensando em se safar, algo que se torna inevitável com o encontro com uma entidade sobrenatural em seu banheiro.

Ferido devido ao acidente, Evan está internado no hospital onde Quinn trabalha como enfermeira, e fica sabendo do aplicativo pelo rapaz, apresentando-o para seus colegas de trabalho, incluindo o próprio chefe, o abusivo Dr. Sullivan (Peter Facinelli). Com a preocupação de Evan por acreditar que seu destino está relacionado ao aplicativo, Quinn resolve testá-lo e descobre que terá apenas três dias de vida. Inicialmente, considerando isso uma bobagem, ela logo percebe que há algo maligno por trás, quando Evan tem seu destino selado em um encontro com uma versão demoníaca de sua namorada.

Se o conceito parece lembrar a franquia Premonição, logo o enredo tenta mostrar personalidade no modo como as vítimas sucumbem ao mal. Há uma criatura sobrenatural que costuma incomodá-las quando o prazo está terminando, em um visual que lembra a própria Morte, além da aparição de entes falecidos em um visual que desponta calafrios. Assustada com os acontecimentos, Quinn busca o apoio do vendedor mal humorado Derek (Tom Segura), onde conhece Matt Monroe (Jordan Calloway), que sofre da mesma expectativa, e posteriormente do padre John (P.J. Byrne), uma dupla que traz os alívios cômicos da produção.

Enquanto tenta encontrar uma saída, Quinn e sua irmã Jordan (Talitha Eliana Bateman), também com os dias contados, unem-se aos demais nessa batalha para vencer o aplicativo. Com o ritmo frenético que os jovens adoram, repleto de jumpscares e cenas assustadoras, A Hora da Sua Morte é uma diversão descompromissada e que brinca com seus próprios exageros. É claro que há inúmeras falhas que poderiam ser descartadas como a do círculo de sal e tinta, que chega a funcionar, mas não é mais aproveitado, e a ação ousada de Quinn no último ato, que precisa levar em consideração algumas coincidências. Isso sem contar a própria contagem regressiva que não é muito bem respeitada em alguns momentos.

Com o mesmo ritmo de outras produções de um subgênero que vem se desenvolvendo e que fazem parte A Morte te dá Parabéns, A Hora da sua Morte ainda traz algumas divertidas referências ao horror com nomes na literatura, e até a menção ao quarto assombrado de O Iluminado, o temível 237. E uma última curiosidade: o aplicativo realmente existe – o tal Countdown – e você pode baixá-lo para brincar com os amigos sobre quem tem mais tempo de vida, podendo até pagar a rodada de bebidas. Só não vai entrar na paranoia de Quinn e realmente se preocupar com isso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

One thought on “A Hora da sua Morte (2019)

  • 09/05/2020 em 10:14
    Permalink

    Filme ruim demais, ai você sabe que tão debochando do filme qnd colocam um cara da comédia pra fazer o “padre”…

    o final então é estranho demais kkk

    mas da pra se divertir.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *