Ed & Lorraine Warren: Vidas Eternas (2019)

0
(0)
Ed & Lorraine Warren: Vidas Eternas
Original:The Haunted: One Family's Nightmare
Ano:2019•País:EUA
Autor:Robert Curran•Editora: Darkside Books

Um demônio adotou uma família na Chase Street, em West Pittston, Pennsylvania, Estados Unidos. Entre 1974 e 1987 (com algumas variações dos anos), a família Smurl – composta pelo pai Jack, a esposa Janet, a mãe de Jack, Mary, e seu marido John, além das quatro filhas -, sofreu inúmeras perturbações, sejam sobrenaturais ou da indigesta fama, que transformaram o que deveria ser uma vida simples em um quase literal inferno. Este foi um dos casos mais populares envolvendo assombrações e a mídia, tal qual o episódio em Amityville, e teve a participação efetiva da dupla de pesquisadores do paranormal, Ed e Lorraine Warren, resultando em publicações, como a lançada pela editora Darkside Books, Ed & Lorraine Warren: Vidas Eternas, e um filme para a TV, em 1991, A Casa das Almas Perdidas.

O pesadelo tem início nos idos de 74, quando a família Smurl mudou-se para uma residência geminada, com o propósito de iniciar uma nova vida. Inicialmente com apenas duas crianças, foi lá que Janet deu à luz duas outras meninas, compondo uma estrutura familiar aparentemente sólida para alcançar a felicidade. Enquanto a publicação é detalhista ao mostrar até mesmo como Janet e Jack se conheceram, as bases de um relacionamento promissor, o longa se fortalece na narrativa da mãe, desde quando era criança e temia o desconhecido. Depois que se mudam para a confortável habitação, aos poucos coisas estranhas começam a fazer parte da rotina, como o desaparecimento de ferramentas, o incêndio de um eletrodoméstico desligado e vozes que parecem chamar por Janet, imitando a voz de sua sogra.

A intensidade dos fenômenos, inicialmente apenas pela testemunha de Janet, começa a confundi-la até a confissão de Mary sobre estar vivenciando o mesmo estado. Uma sombra negra que atravessa ambientes, depois aparições sinistras, estupros do além, além dos incômodos sonoros…e a necessidade de buscar ajuda. O filme foi bastante discreto com os poltergeists e ainda trouxe teorias não apontadas no livro, como a da terra pertencer a um antigo cemitério, numa referência ao clássico de 82, mas se justifica pelo baixo orçamento de produção. No livro, a família confronta criaturas monstruosas (algumas descritas com bastantes detalhes e que dão uma pequena parcela da dimensão assustadora), e se sente realmente ameaçada pelas presenças, alterando aos poucos o comportamento de cada um deles, principalmente de Jack, até então tranquilo e afetuoso.

Eles buscaram, então, ajudas externas, começando pela própria Igreja, pedindo a visita do padre da congregação. Enfrentaram a negativa por um apoio maior, e entraram em contato com os conhecidos Ed e Lorraine Warren, que visitavam o local para uma palestra. Solícitos, notaram as entidades que habitavam o local e se mostraram bastante preocupados a ponto de sugerir um exorcismo. Foram três no total, sendo que dois antes de entrarem em contato com a imprensa, inicialmente de maneira discreta. Quando os acontecimentos chegaram à mídia, o caso ganhou uma proporção ainda mais assustadora pela pressão enfrentada na porta de casa, com pessoas curiosas, religiosas e agressivas.

Embora tenha o aspecto de um documentário, com entrevistas e relatos sobre o ocorrido, Ed & Lorraine Warren: Vidas Eternas flui como uma literatura assustadora, com belas descrições e uma narrativa cronológica e atraente. Robert Curran transforma um pesadelo real em uma história de fantasmas, possessão e luta de uma família ao apresentar união e carinho. Vivenciaram um terror longevo, perturbador, e que os aterrorizou de maneira intensa e absoluta. Além da construção textual interessante, o que pesa a favor da obra é a sempre bem constituída edição da Darkside Books, que ainda traz imagens em preto e branco dos Smurls e das pessoas que foram influenciadas pela assombração da Chase Street.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *