O Ataque dos Vermes Malditos 4: O Começo da Lenda (2004)

5
(4)

O Ataque dos Vermes Malditos 4: O Começo da Lenda
Original:Tremors 4: The Legend Begins
Ano:2004•País:EUA
Direção:S.S. Wilson
Roteiro:S.S. Wilson, Scott Buck, Brent Maddock, Nancy Roberts
Produção:Nancy Roberts
Elenco:Michael Gross, Sara Botsford, Billy Drago, Brent Roam, August Schellenberg, J.E. Freeman, Ming Lo, Lydia Look, Sam Ly, Neal Kopit, John Dixon

O tom western sempre foi uma característica dos filmes da franquia O Ataque dos Vermes Malditos. A presença constante do deserto, as habitações de madeira e a cidadezinha de poucos habitantes são atrativos que estabelecem uma referência ao gênero, mesmo que os veículos sejam carros e existam armas pesadas e nenhum duelo. É provável que esse DNA western tenha servido de inspiração para o filme de S.S. Wilson em seu retorno à direção desde a parte 2: levar os ataques das criaturas ao Velho Oeste, imaginando a presença de pistoleiros, carroças e cavalos.

O Ataque dos Vermes Malditos 4 se passa em 1889, na pequena cidade de Rejection (a futura Perfection). Depois que vários mineradores são encontrados mortos, vítimas do ataque de alguma criatura no interior das cavernas escuras, a cidade perde sua força econômica e muitos habitantes se mudam da região. Com o comércio enfraquecido pela baixa popularidade, o dono da mina vai ao local investigar os acontecimentos que levaram à evasão. Hiram Gummer (novamente Michael Gross), um antepassado do conhecido Burt, é um senhor frágil e egoísta, sem conhecimento sobre armas. Ele chega à cidade, onde moram Pyong Lien Chang (Ming Lo), sua esposa Lu Wan Chang (Lydia Look) e o pequeno Fu Yien Chang (Sam Ly) – proprietários chineses do mercado que futuramente pertencerá ao descendente Walter no primeiro filme -, além de outros como Christine  (Sara Botsford, de A Névoa, 2005), Fred (J.E. Freeman) e o indígena Tecopa (August Schellenberg), e organiza um passeio às minas em busca de explicações plausíveis para as mortes.

No local, com alguns trabalhadores com a testemunha ocular de Juan Pedilla (Brent Roam, Do Fundo do Mar, 1999), eles só encontram partes de cadáveres. Mas, no lado externo da mina, logo surgem os monstros, como “peixes da terra”, pequenos saltadores para caçar suas presas – uma etapa anterior aos conhecidos vermes. Sem ter a coragem (e habilidade) necessária para enfrentar os monstros, Hiram colocará um anúncio em busca de um pistoleiro, tendo a resposta de Mão Negra Kelly (o veterano Billy Drago, de Viagem Maldita, 2006).

Com as armas disponíveis à mão, Hiram terá que perder o medo para salvar a mina e a cidade, colocando em prática as soluções mais criativas para eliminar os vermes. Assim, momentos de aventura e humor, comuns na série, voltam a figurar com mais uma boa atuação heroica de Michael Gross. E como os monstros não são conhecidos na região, também há um retorno daquele mistério em torno da aparência real dos vermes e a confusão gerada pelas línguas, confundidas com cobras.

Divertido e com possibilidades reduzidas pela redução do uso de armas e explosivos, O Ataque dos Vermes Malditos 4 honra adequadamente a franquia, com bons efeitos especiais e um enredo dinâmico, a cargo de S.S.Wilson, Brent Maddock, Nancy Roberts (a responsável pela série de TV) e Scott Buck.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *