Intrusos – Um estudo sobre o rapto de pessoas por alienígenas (1987)

5
(6)
Intrusos - Um estudo sobre o rapto de pessoas por alienígenas
Original:Intruders - The Incredible Visitations at Copley Woods
Ano:1987•País:EUA
Autor:Budd Hopkins•Editora: Record

Quando o livro Intrusos foi lançado, em 1987, a temática OVNI ainda engatinhava em possibilidades entre ufólogos e curiosos. O que se sabia popularmente sobre as principais experiências em torno do tema vinham da literatura, que se baseava nos relatos dos contatados (como é o caso do livro Fogo no Céu, de 1978, que narra a abdução de Travis Walton – um clássico), enquanto no audiovisual, o trabalho mais interessante sobre o assunto parece ter sido a produção para televisão The UFO Incident, de 1975, que narra as abduções de Betty e Barney Hill – outro clássico da ufologia.

Intrusos, assim como as obras já mencionadas, é mais um trabalho controverso que “confronta a credulidade do leitor e a força até seu ponto de ruptura”, conforme as palavras do próprio autor. Com o subtítulo “Um estudo sobre o rapto de pessoas por alienígenas”, é exatamente isso que o pintor e escultor Budd Hopkins propõe: um resgate das memórias de um grupo de mulheres abduzidas e da equiparação das experiências a partir de suas lembranças e evidências físicas.

O ponto de partida e mote central da publicação é o caso de Kathie Davis, hoje considerado um dos mais importantes relatos de rapto da literatura OVNI, importância que se dá pela extensão das provas físicas, pela quantidade de pessoas envolvidas, e com desdobramentos que alteraram não só a percepção dos pesquisadores sobre o assunto, mas também da própria cultura popular, consumidora de livros, cinema e televisão, sobre o que poderiam querer de nós, humanos, os visitantes do espaço.

Tudo começa quando Budd Hopkins recebe uma carta de Kathie Davis, que mora com a família em Copley Woods (Indianapolis, EUA). Após ler o livro Missing Time (1981), de Budd, Kathie identifica com familiaridade alguns padrões relatados pelos contatados descritos no livro, além de ter em vista uma estranha experiência que deixou visível uma peculiar marca no solo da propriedade de sua família em 1983. A partir disso, Budd inicia uma intensa investigação sobre o caso de Kathie, que se revela ainda mais profundo e abrangente que as marcas na plantação e a percepção de tempo perdido poderiam inferir num primeiro momento.

A partir de várias sessões de hipnose, Budd consegue extrair o máximo possível das memórias de Kathie, e constata que ela não apenas foi abduzida, mas que vem sendo abduzida há décadas, assim como outros membros de sua família e pessoas próximas. Ainda, ela também compartilhou profundamente sua psique com os visitantes a ponto de nos proporcionar vislumbres das muitas possibilidades de objetivos dessas intervenções – algo que, inclusive, parece definir os rumos da ficção científica sobre conspirações alienígenas a partir dali.

Um dos grandes trunfos da obra mais famosa de Budd Hopkins, no entanto, é apresentar aos leigos os cuidados que a pesquisa ufológica requer. Não apresentar certas informações parece ser fundamental para não cair nas mãos de algum entusiasta mais afoito que quer chamar atenção. Foi dessa forma que o relato de Kathie se sobressaiu entre tantos: ele trazia uma série de padrões até então não revelados, mas já compilados a partir de outras narrativas de outras pessoas, desconhecidas entre si, mas que passaram pela mesma situação, tiveram as mesmas percepções, etc. Boa parte dessas experiências e relatos que casam com o caso principal são revelados em Intrusos.

O uso da hipnose, principal ferramenta para acessar as memórias mais escondidas sobre esses estranhos acontecimentos, também é bem discutido no livro. O fato de a hipnose não ser uma ferramenta “aceita” juridicamente naquele momento (não sei como é hoje em dia), torna sua utilização muito delicada, principalmente porque as lembranças que guardamos variam conforme nossa percepção, podendo ser tão precisas quanto imprecisas. O autor lembra com frequência das limitações da técnica, sendo bem claro sobre até onde se pode ir por esse caminho.

Intrusos se tornou uma série de TV em 1992 (que hoje pode ser conferida na íntegra no Youtube), fugindo um pouco dos detalhes da trama principal mas mantendo sua essência, indo mais para o campo do terror, e com um pouco mais de foco na psicologia dos raptados. E curiosamente, parece ser nas produções para a televisão que o assunto é mais seriamente abordado.

No cinema, os OVNIs e extraterrestres já marcavam presença nas telas desde a década de 1950, ora com viés mais distópico-político (como nas adaptações de Guerra dos Mundos (1953) e Vampiros de Almas (1956)), ora pendendo forte para o entretenimento fantástico (E.T. (1982), Contatos Imediatos de 3º Grau (1977), e outros). Há ainda os trabalhos que promoviam uma nova abordagem, como é o caso do sinistro The McPherson Tape (1989), que opta pela abordagem do terror em um formato, então, inovador (o found footage), mas não aprofunda em nada.

Intrusos, por sua vez, trouxe o cruzamento de novos elementos que somaram aos relatos já existentes e fizeram a cabeça dos conspiracionistas, como a coleta de material humano, criação de híbridos entre humanos e extraterrestres, implantação de chips e monitoramento dos raptados, abdução de gerações de uma mesma família, entre outros. Séries como Arquivo X (1993) e Taken (2002) beberam pesado dessas ideias, e são para os fãs desses programas que recomendo esse Intrusos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Pedro Emmanuel

Cearense, jornalista, quase geógrafo (ainda cursando), meio praieiro e ligeiramente antissocial. Minha viagem é aprender o máximo possível sobre a vida e sobre a morte, e assim ir assimilando alguns mistérios da existência. Vivo como se fosse um detetive, mas minha mente vagueia muito. Sou fã de Star Trek, Jefferson Airplane, e do Massacre da Serra Elétrica original.

One thought on “Intrusos – Um estudo sobre o rapto de pessoas por alienígenas (1987)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *