O Último Jantar (1995)

4
(6)

O Último Jantar
Original:The Last Supper
Ano:1995•País:EUA
Direção:Stacy Title
Roteiro:Dan Rosen
Produção:Matt Cooper, Larry Weinberg
Elenco:Cameron Diaz, Ron Eldard, Annabeth Gish, Ron Perlman, Jonathan Penner, Courtney B. Vance, Bill Paxton, Nora Dunn, Mark Harmon

A premissa de O Último Jantar é realmente instigante, no sentido de causar reflexões filosóficas e humanísticas, além de tecer um retrato bastante perturbador da sociedade contemporânea. Um grupo de pós-graduandos que dividem uma casa tem o costume de convidar pessoas com pontos de vista e opiniões divergentes das deles para um jantar e debate de ideias. De formação progressista, esses estudantes têm uma visão liberal das pautas políticas e sociais, contrapondo-se ao ideário conservador de boa parte da sociedade americana (vamos deixar o comentário restrito somente ao Estados Unidos, já que é onde a ação se passa, mas tudo poderia facilmente transcorrer aqui no Brasil, nos dias atuais).

Numa chuvosa noite de domingo, na ausência de um convidado para discussão, o grupo resolve convidar ao jantar um estranho que acabou de dar carona a um dos estudantes, em razão de uma pane no carro. Na mesa, esse convidado se mostra primeiro um conservador radical e ultra nacionalista, mas no decorrer do jantar uma característica realmente repugnante vem à tona: ele se mostra um tremendo racista.

Assim, após uma discussão e briga acalorada, o convidado é morto (neste momento não se trata de assassinato, já que poderiam alegar legítima defesa e nada foi premeditado) e, após o choque inicial de matar um ser humano, detestável mas ainda ser humano, vem a pergunta: o mundo seria um lugar melhor se algumas dessas pessoas fossem eliminadas da sociedade? Bom, eles entendem que sim e passam a promover jantares onde, a depender da opinião do convidado, ele é assassinado.

A premissa polêmica poderia render uma mistura interessante de suspense e discussões políticas/sociais/filosóficas, mas infelizmente não é isso que ocorre. Apesar dos jantares em si serem bem interessantes (há um desfile de preconceitos e personagens vis), a ligação entre os amigos perde em consistência no decorrer da projeção e a mudança de características dos personagens também soa algo forçada. Para uma situação densa desse nível, seria necessário um desenvolvimento melhor dos personagens e uma maior fluidez nas relações, que o roteiro infelizmente não consegue alcançar. A direção também não ajuda, tornando tudo muito direto e sabotando qualquer resquício de sutileza inicialmente proposto.  Apesar disso, o final é bem resolvido, ainda deixando algumas indagações no ar para o espectador refletir.

Vale ressaltar que o elenco de peso dá conta do recado. Temos aqui Cameron Diaz, Ron Perlman, Bill Paxton, Annabeth Gish, Jason Alexander, Charles Durning e Courtney B. Vance defendendo personagens que ninguém em sã consciência tenderia a gostar.

Sugiro assistir (está na HBO Max) como um esboço de um filme que poderia ter sido muito melhor, mas que ainda faz pensar e tem uma mensagem que precisa sempre ser refletida para avançarmos com seres humanos e como sociedade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Ricardo Gazolla

Formado em Direito e trabalhando no setor privado, apaixonado por cinema desde a infância quando assistiu Os Goonies (1985) na tela grande. Sua predileção pelo horror começou um pouco depois ao conhecer em VHS A Hora do Pesadelo (1984), Renascido do Inferno (1987) e A morte do demônio (1981). Desde então o cinema se tornou um hobby, um vício socialmente aceito, um objeto de estudo, um prazer público e, agora, no site Boca do Inferno, uma forma de comunicação com as pessoas.

One thought on “O Último Jantar (1995)

  • 30/10/2022 em 18:52
    Permalink

    A Elizabeth Moss também está nesse filme.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *