M3gan
Original:M3gan
Ano:2022•País:EUA Direção:Gerard Johnstone Roteiro:Akela Cooper e James Wan Produção:James Wan e Jason Blum Elenco:Allison Williams, Violet McGraw, Jen Van Epps, Brian Jordan Alvarez, Ronny Chieng, Amy Usherwood, Stephane Garneau-Monten, Arlo Green, Kira Josephson |
M3GAN é um filme do gênero terror lançado em 2023, que tem como personagens centrais Gemma (Allison Williams), uma robótica extremamente talentosa, sua sobrinha Cady (Violet McGraw), de 8 anos, e a mais nova criação de Gemma, a super tecnológica boneca M3gan. Dirigido por Gerard Johnstone, o longa já se inicia com um tema nada amigável, envolvendo a morte dos pais de Cady durante uma viagem em família em que a garota estava presente.
Por se tratar de uma criança que, muito provavelmente, viu a morte dos pais com os próprios olhos, o infernauta é direcionado a sentir pena e angústia por Cady. A atriz faz um bom trabalho em manter as expressões e palavras vazias, da mesma forma que qualquer criança agiria se passasse pelo mesmo que a personagem passou. O olhar e falas quase que sem vida demonstram de maneira eficaz o que o diretor tenta passar: falta de esperança.
Gemma toma a guarda da pequena, mas, sendo uma mulher muito focada em sua carreira e sem experiência em tomar conta de crianças, a robótica se vê um tanto quanto perdida. Nota-se que ela se preocupa em ser uma guardiã ideal, mas não sabe por onde começar. Após levar um “puxão de orelha” da psicóloga de Cady para que passe a cuidar melhor da garota, e também perceber o quão entretida a garota ficou ao ter seu primeiro contato com uma de suas invenções, Gemma projeta M3gan, que tem o papel de ensinar, cuidar, conversar e entender Cady, assim como uma babá humana.
Apesar de ser um robô, M3gan tem uma personalidade forte. Além de possuir uma voz delicada, a boneca é super protetora de Cady e, por motivos óbvios, é uma intelectual. Quando ela dá “pane no sistema” e desenvolve uma personalidade que não estava no planos de sua criadora Gemma, torna-se extremamente teimosa e não obedece mais a comandos, como foi projetada para fazer.
Um dos aspectos deste filme que deve ser exaltado é a aparência física da boneca, que possui cabelos loiros, olhos azuis, traços finos e veste uma blusa de listras cinzas por baixo de um terninho branco e uma gravata. O olhar da M3gan é extremamente forte, fazendo-a exalar humanidade e vida ao falar e agir. Apesar disso, a ideia não é inovadora. Filmes de terror com bonecos assassinos não são mais novidade há muitos anos, e isso não é um problema. O problema vem quando este boneco não tem nada de especial em comparação aos inúmeros que existem no universo cinematográfico.
Pode-se comparar M3gan com o boneco Chucky em seu filme lançado em 2019, Brinquedo Assassino. No reboot, Chucky faz de tudo, inclusive matar, para proteger a criança que o tem como dono, com a justificativa que deve ser protegida e que fará de tudo para não deixar ninguém machucá-la, que é justamente a razão que o filme dá para as maldades de M3gan.
Vale destacar as ótimas atuações de Ronny Chieng (David, o chefe de Gemma), de Brian Jordan e Jen Van Epps, que interpretam seus colegas de trabalho (Cole e Jess, respectivamente). O longa não poderia ficar totalmente centrado nas três protagonistas, e os personagens escolhidos para dar mais vida e roteiro ao filme foram boas escolhas, que geram até diálogos engraçados.
M3GAN não é um filme para dar medo e nem sustos. A narrativa diverte o espectador, que se vê curioso para saber o que irá acontecer depois, e possui algumas mortes sangrentas e uma desastrosa. Tendo isso dito, o filme não é uma obra de arte, e muito menos inovador. Porém, é uma boa escolha para se assistir caso esteja procurando algo para distrair sua mente sem ter que fazer muito esforço para compreender os acontecimentos.
Eu realmente achei a M3GAN bastante parecida com o Chucky do remake de 2019,que tbm é um boneco vivo por uma inteligência artificial,mas adorei o filme,que indiretamente mostra o perigo de inteligências artificiais um dia se tornarem conscientes demais.
Robótica? Engenheira robótica, certo?
ótima atuação de ronny chieng? mds eu achei uma das piores atuações que já vi na vida, totalmente exagerada e fora do tom com o resto do elenco.
Essa é a SUA opinião, não a da autora da critica. Um abraço.