O Castelo dos Mistérios / O Palácio dos Espíritas (1940)

0
(0)

O Castelo dos Mistérios / O Palácio dos Espíritas
Original:You'll Find Out
Ano:1940•País:EUA
Direção:David Butler
Roteiro:David Butler, Monte Brice, James V. Kern
Produção:David Butler
Elenco:Kay Kyser, Peter Lorre, Boris Karloff, Bela Lugosi, Helen Parrish, Dennis O'Keefe, Alma Kruger, Kay Kyser Band, Ginny Simms, Harry Babbitt

A jovem Janis Bellacrest (Helen Parrish), namorada de Chuck Deems (Dennis O’Keefe), é a herdeira de uma bela mansão gótica e da fortuna de sua família após o falecimento do pai. Para comemorar seu aniversário de 21 anos, ela chama a banda do comediante Kay Kyser para alegrar a festa com músicas e apresentações de stand up.

Entre os convidados de Janis e sua tia Margo Bellacrest (Alma Kruger) está um estranho trio formado pelo misterioso advogado da família, o Juiz Spencer Mainwaring (Boris Karloff), o médium charlatão Príncipe Saliano (Bela Lugosi) e o suposto psicólogo Prof. Karl Fenninger (Peter Lorre), que juntos planejam estragar a festa com intenções obscuras.

O Castelo dos Mistérios (You’ll Find Out, EUA, 1940) também é conhecido por aqui como “O Palácio dos Espíritas” e está disponível no Youtube com opção de legendas em português.

Com direção de David Butler, fotografia em preto e branco e produção da RKO Radio Pictures, é uma comédia musical para promover Kay Kyser e sua banda, contando com o acréscimo de alguns elementos sutis de horror, como uma mansão gótica repleta de artefatos exóticos e passagens secretas para salas ocultas, e principalmente com a valiosa presença de três ilustres nomes do cinema fantástico, Boris Karloff, Bela Lugosi e Peter Lorre, na única vez em que atuaram juntos.

Este fato significativo já coloca o filme num lugar de destaque na imensidão de produções do período, apesar da história simplória e desinteressante, carregada de humor ingênuo e clichês sem muitos atrativos para aqueles que esperam por uma atmosfera mais sombria (infelizmente inexistente).

Assim como em outros casos similares no mesmo estilo, como Um Cientista Distraído (The Boogie Man Will Get You, 1942), também com Karloff e Lorre, provavelmente deve funcionar apenas para os apreciadores de comédias leves antigas, pois para os fãs de cinema fantástico do passado o filme vale somente pelos atores ícones do Horror, cuja presença certamente agrega muito valor, mesmo com personagens fúteis e nitidamente deslocados na história patética.

Os vários momentos com musicais e as tentativas constantes de alívio cômico são entediantes, e só é suportável devido à espera ansiosa pelas aparições do trio Karloff-Lugosi-Lorre, sócios numa conspiração para assassinar a herdeira da mansão com intenção de benefício próprio. Eles que estão entre os maiores atores do cinema de Horror de todos os tempos, com seus nomes eternamente associados ao gênero: o “monstro de FrankensteinBoris Karloff, o vampiro “DráculaBela Lugosi e o assassino de crianças “vampiro de DusseldorfPeter Lorre.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *