O Cérebro do Planeta Arous (1957)

4
(2)

O Cérebro do Planeta Arous
Original:The Brain From Planet Arous
Ano:1957•País:EUA
Direção:Nathan Juran
Roteiro:Ray Buffum
Produção:Jacques R. Marquette
Elenco:John Agar, Joyce Meadows, Robert Fuller, Robert Fuller, Ken Terrell, Kenner G. Kemp

“Sou imaterial e indestrutível. Gor, um dos maiores intelectos do reino da inteligência, te honra em utilizar seu corpo. Eu, Gor, em seu estúpido corpo, possuo o poder da vida e da morte sobre sua civilização. Através de mim, você obterá um poder desconhecido nunca visto antes em toda a história de seu planeta. O poder do intelecto puro.” – alienígena Gor, para o cientista Steve March

Após o fim da Segunda Guerra Mundial foi lançada uma infinidade de filmes bagaceiros de horror e ficção científica explorando a tensão da recém-iniciada Guerra Fria entre os mais poderosos do nosso planeta, Estados Unidos e União Soviética. A paranoia da era atômica, com crescentes testes com bombas nucleares e experiências sobre o poder da radioatividade como arma de destruição em massa, impulsionou a produção de filmes divertidos de invasão alienígena hostil, como a tranqueira com título sonoro e chamativo O Cérebro do Planeta Arous (The Brain From Planet Arous, EUA, 1957), dirigido por Nathan Hertz (pseudônimo de Nathan Juran) e com John Agar à frente do elenco.

O cientista nuclear Steve March (John Agar) e seu assistente Dan Murphy (Robert Fuller) estão trabalhando com experiências envolvendo a energia atômica. Eles decidem ir até uma região montanhosa numa época de calor intenso conhecida como Mount Mystery, no Estado americano de Washington, para investigar um sinal estranho de atividade radioativa. Chegando ao local, encontram uma caverna recém-aberta e em seu interior se deparam com uma criatura alienígena parecida com um cérebro gigante, chamada Gor (voz de Dale Tate), vinda do planeta Arous. O ser de outro mundo, tirano, arrogante e hostil, se apossa do corpo do cientista Steve para obter acesso a informações importantes para colocar em prática um plano de invasão e domínio, primeiramente da Terra e depois do Universo.

Ao retornar para casa, sob o controle da criatura alienígena, o cientista desperta a desconfiança de sua noiva, Sally Fallon (Joyce Meadows), e do pai dela, John Fallon (Thomas Browne Henry), com atitudes hostis, conversas misteriosas sobre armas poderosas e ideias de enriquecimento e conquista, além de apresentar fortes dores na cabeça. Em paralelo, surge outro alienígena de cérebro imenso, Vol (também voz de Dale Tate), que se apresenta como pacífico e com a intenção de ajudar, informando que Gor é um criminoso de seu planeta e que deve ser impedido. Eles então unem esforços na tentativa de deter a tirania de Gor, utilizando a favor talvez a única vulnerabilidade do alienígena, atacando uma fissura central no cérebro e impedindo seu plano de dominação com o uso do poder mental através dos olhos deformados, como arma de destruição superior às bombas atômicas.

O filme é uma daquelas produções paupérrimas com efeitos práticos fuleiros. O cérebro gigante alienígena parece um balão tosco com olhos, pendurado por fios que não conseguem ser invisíveis, num resultado extremamente divertido justamente pela precariedade. O roteiro é raso, simples e distante de lógica, cheio daqueles clichês e situações previsíveis que garantem o entretenimento. O momento, por exemplo, em que Sally e seu pai encontram o cérebro “bonzinho” Vol, e não demonstram nenhuma reação de espanto ou incredulidade ao se depararem com uma criatura bizarra que parece um enorme balão inflável falante, demonstra que os realizadores não estavam muito interessados em estabelecer alguma credibilidade à história.

Curiosamente, é um dos primeiros trabalhos de Robert Fuller, que seria um rosto reconhecido principalmente pela série de western “Laramie” (1959/1963). O diretor Nathan Juran tem várias tranqueiras divertidas em seu currículo, como O Castelo do Pavor (1952), Fúria de Uma Região Perdida (1957), Vinte Milhões de Milhas da Terra (1957), A Mulher de 15 Metros (1958) e Os Primeiros Homens na Lua (1964), entre outros. E o ator John Agar esteve em várias preciosidades do cinema bagaceiro de horror e FC, como A Revanche do Monstro (1955), Tarântula (1955), O Templo do Pavor (1956), Invasores Invisíveis (1959), O Monstro do Planeta Perdido (1962) e O Monstro de Vênus (1966), entre outras pérolas.

Os trabalhos de maquiagem são de Jack P. Pierce, o mesmo responsável por muitos filmes da produtora Universal e monstros sagrados do horror, como Drácula, A Criatura de Frankenstein, A Múmia, O Lobisomem e O Fantasma da Ópera.

O cultuado O Cérebro do Planeta Arous, assim como uma infinidade de outros similares do cinema fantástico bagaceiro do passado, está disponível no Youtube em versão original em preto e branco e também colorizada por computador, com a opção de legendas em português, e imagens com ótima qualidade.

“… Amanhã haverá um novo mundo. Vocês têm mentes pequenas. Você é incapaz de compreender a importância dos eventos de hoje. Você está prestes a ter sucesso onde César, Napoleão e Hitler falharam. Através de mim, você terá governado o mundo. Mas eu vou governar o universo.”

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *