Camaleões (2023)

4.4
(8)

Camaleões
Original:Reptile
Ano:2023•País:EUA
Direção:Grant Singer
Roteiro:Grant Singer, Benjamin Brewer, Benicio Del Toro
Produção:Thad Luckinbill, Trent Luckinbill
Elenco:Benicio Del Toro, Justin Timberlake, Eric Bogosian, Alicia Silverstone, Domenick Lombardozzi, Frances Fisher, Ato Essandoh, Michael Pitt, Karl Glusman

Vou adiantar desde já para vocês, Camaleões é um ótimo thriller policial e merece ser visto. É o tipo de filme que, independentemente do gosto por gênero A ou B, poucos serão os que deixarão de apreciar. Disponível na Netflix, ele conta com dois trunfos: a interpretação hipnótica de Benicio Del Toro e a direção rebuscada do estreante em longas Grant Singer.

Benicio Del Toro é um ator superlativo e de destaque em todos os seus trabalhos, contudo, aqui ele se mostra ao mesmo tempo resistente e vulnerável, num papel cuja tenacidade do protagonista é o estopim do conflito interno e externo da trama. O jeito cansado e o olhar de cão abandonado nunca estiveram tão latentes num personagem que, por dentro, é um poço efervescente de obstinação e, por que não, de justiça.

Grant Singer, por sua vez, merece destaque em seu primeiro trabalho na direção por emular em seu estilo grandes nomes como David Fincher, Roman Polanski e, mais recentemente, Sam Esmail. Egresso dos videoclipes, seu trabalho é fluído, os enquadramentos de câmera são elegantes, o clima de tensão é latente e, por mais que o roteiro caia um pouco ao final, em nenhum momento perdemos o interesse, deixando o suspense avançar sem pressa mas de forma bastante consistente. Por exemplo, uma simples cena de almoço entre policiais com o foco em close entre Benicio Del Toro e Domenick Lombardozzi é extremamente aflitiva, com um mínimo de recurso cênico.

Na história, Benicio Del Toro é um policial recém transferido para uma cidade onde o chefe de polícia (o grande Eric Bogosian) é tio da sua esposa (Alicia Silverstone, madura e muito bem no papel). Essa transferência ocorreu de forma conturbada, pois ele havia acobertado os maus feitos de policiais parceiros. Nessa nova cidade, ele é chamado para investigar o assassinato de uma corretora de imóveis cujo namorado (Justin Timberlake, que já teve momentos mais eficientes no cinema) é o proprietário da imobiliária. Vasculhando o passado do casal, entra em cena um ex-marido, um stalker buscando vingança (Michael Pitt) e a mãe controladora do namorado da vítima (Frances Fisher), todos com um bocado de coisas para esconder.

Apesar de estar disponível no streaming, é cinema com C maiúsculo, pois poderia muito bem ser apreciado na tela grande e valer cada centavo do seu ingresso. Neste caso, então, acomode-se bem no sofá porque você não conseguirá se desgrudar da telinha.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Ricardo Gazolla

Formado em Direito e trabalhando no setor privado, apaixonado por cinema desde a infância quando assistiu Os Goonies (1985) na tela grande. Sua predileção pelo horror começou um pouco depois ao conhecer em VHS A Hora do Pesadelo (1984), Renascido do Inferno (1987) e A morte do demônio (1981). Desde então o cinema se tornou um hobby, um vício socialmente aceito, um objeto de estudo, um prazer público e, agora, no site Boca do Inferno, uma forma de comunicação com as pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *