Influencer (2022)

3.8
(6)

Influencer
Original:Influencer
Ano:2022•País:EUA
Direção:Kurtis David Harder
Roteiro:Kurtis David Harder, Tesh Guttikonda
Produção:Jack Campbell, Brandon Christensen, Tesh Guttikonda, Kurtis David Harder, Micah Henry
Elenco:Emily Tennant, Rory J Saper, Cassandra Naud, Justin Sams, Paul Spurrier, Sara Canning

Madison é uma influenciadora de sucesso em férias pela Tailândia. Mas a vida dos sonhos é, em partes, somente aparência. Apesar do luxuoso resort e das paisagens paradisíacas, ela está se sentindo descontente, pois o namorado desistiu da viagem na última hora, colocando em crise um relacionamento até então estável. A condição parece mudar quando ela conhece a radiante CW, uma jovem que lhe guia por lugares incríveis, tornando a estadia no misterioso país, inesquecível. Porém, um último passeio, planejado como uma celebração de despedida entre as amigas, acaba se revelando um inesperado e angustiante pesadelo.

Kurtis David Harder, de Spiral (2019), dirigiu e co-escreveu (em parceria com Tesh Guttikonda) o longa-metragem Influencer, produção lançada em 2023 que aborda alguns aspectos de uma profissão recente e frequentemente alvo de controvérsias, a de influenciador digital. Receber muito para compartilhar uma rotina de ostentação e suposta felicidade parece ser o emprego dos sonhos para muitos; contudo, é óbvio que esta exposição pode atrair aborrecimentos, como a falta de privacidade e as críticas constantes sobre o que é mostrado, além de perigos mais concretos, como o assédio de haters e stalkers, entre outros tipos de oportunistas.

O roteiro do longa é desenvolvido partindo deste plot interessante e se amarra em uma estrutura bem delineada, com direito a uma quantidade considerável de reviravoltas e quebras de expectativas, incluindo a mudança do eixo que orienta a narrativa. Porém, em determinado ponto, a trama abandona as críticas sociais e os sobressaltos de estrutura para se concentrar no conflito principal: uma variante do tema “roubo de identidade”, revelando uma antagonista que remete ao Talentoso Ripley, personagem criado pela escritora americana Patricia Highsmith em 1955 e adaptado pelo cinema várias vezes (uma das mais famosas versões foi dirigida por Anthony Minghella e estrelada por Matt Damon no final dos anos 90).

Mas como é composto o suspense e o horror em Influencer? O primeiro artifício é explorar os riscos da exposição desmedida da vida pessoal da protagonista nas redes sociais, o que, além de mascarar seus verdadeiros sentimentos, acaba lhe colocando em uma situação de extremo perigo. Este conflito é agravado usando um recurso clássico dos filmes de terror, que é inserir a personagem em um ambiente desconhecido (no caso, a Tailândia), onde a cultura e o idioma são barreiras quase intransponíveis. Esta sensação de deslocamento físico e desorientação é combinada com a facilidade com que a “existência nas redes sociais” pode ser manipulada, utilizando técnicas digitais para alterar imagens e voz, como as deep fakes e os voicemods.

É importante comentar que a fotografia de Influencer foge um pouco do padrão do gênero e é extremamente limpa e iluminada, com tomadas aéreas que destacam as belas paisagens locais. Não há cenas de gore ou violência explícita; a ressalva é uma morte que remete a uma cena famosa de Mulher Solteira Procura (2011).

O elenco, apesar de desconhecido, tem um desempenho que supera as expectativas, se destacando o ótimo trabalho da canadense Cassandra Naud (atriz que traz em seu currículo apenas algumas participações em séries e curtas-metragens). Ela interpreta uma vilã manipuladora, mas sem exageros, cuja personalidade se altera em nuances gradativas que em nenhum momento soam grosseiras ou caricatas. Completam o elenco Emily Tennant (do suspense para a TV inédito por aqui, A Deadly Surrogacy, 2023) como a protagonista Madison, enquanto Rory J Saper (do Sci-Fi Incontrol, de 2017) vive o namorado Ryan, e Sara Canning uma segunda vítima da golpista.

Influencer estreou nos cinemas americanos em outubro de 2022 (no Brooklyn Horror Film Festival) e posteriormente foi distribuído como uma produção original da plataforma de streaming Shudder, já no ano de 2023. No Brasil, o filme continua “oficialmente” inédito, pelo menos enquanto este texto é escrito. Em relação à crítica especializada, a recepção foi razoavelmente favorável, se destacando o resultado do agregador Rotten Tomatoes, onde mantém uma média expressiva de críticas positivas acima de 90%. Já o público acabou atraído pela temática atual dos influenciadores digitais, produzindo algum engajamento nas redes sociais e sites dedicados ao gênero.

Uma curiosidade é a longuíssima sequência pré-créditos iniciais que dura absurdos 30 minutos, quando finalmente o título do longa é mostrado – quase como se este primeiro ato fosse uma espécie de curta-metragem que serve como um prólogo, inclusive com um próprio clímax (ou anticlímax, se preferirem), remetendo de alguma maneira à famosa composição de Psicose (1960), de Alfred Hitchcock, em que a icônica cena do chuveiro, na verdade, encerra igualmente um preâmbulo da narrativa principal que virá a ser construída.

Vale a pena comentar que não é exatamente uma inovação, pelo contrário, uma tendência, produções explorarem situações de horror relacionadas as ferramentas do mundo digital, como as redes sociais e outros aplicativos. Podemos destacar os recentes Deadstream (2022), Cuidado Com Quem Chama (2020), Buscando… (2018), Cam (2018), Friend Request (2016) e Amizade Desfeita (2014). Talvez um novo subgênero esteja surgindo, então vamos nomeá-lo, quem sabe, de Digital Exploitation?

Em resumo, Influencer talvez ainda não tenha recebido a devida atenção, no entanto é uma produção que se destaca principalmente pela performance da atriz Cassandra Naud e pelo roteiro que, além de bem desenvolvido, é hábil e contundente em suas críticas. Talvez nos ajude a entender qual a (in)utilidade de influenciadores digitais que muitas vezes nada produzem de relevante. Certamente, merece uma conferida.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

João Pires Neto

João Pires Neto é apaixonado por livros, filmes e música, formado em Letras, especialista em Literatura pela PUC-SP, colaborador do site Boca do Inferno desde 2005, possui diversos contos e artigos publicados em livros e revistas especializadas no gênero fantástico. Dedica seu pouco tempo livre para continuar os estudos na área de literatura, artes e filosofia

One thought on “Influencer (2022)

  • 04/03/2024 em 18:17
    Permalink

    Bela crítica 👏 adorei esse filme também!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *