Hell House LLC Origins: The Carmichael Manor (2023)

4.4
(9)

Hell House LLC Origins: The Carmichael Manor
Original:Hell House LLC Origins: The Carmichael Manor
Ano:2023•País:EUA
Direção:Stephen Cognetti
Roteiro:Stephen Cognetti
Produção:Joe Bandelli
Elenco:Bridget Rose Perrotta, Destiny Leilani Brown, James Liddell, Gideon Berger, Cayla Berejikian, Victoria Andrunik, Searra Sawka, Michael Caprioli

Quando escrevi sobre o terceiro filme da franquia, Hell House LLC III: Lake of Fire, envolvendo o hotel maldito Abaddon, terminei com a sentença: “Pelo menos, vem com a boa notícia de que as visitas ao hotel foram suspensas definitivamente“. Não exatamente. O diretor e roteirista Stephen Cognetti pensou em explorar ainda mais essa ambientação fantasmagórica, com passagem para outra dimensão e bonecos de palhaços em tamanho real, com o lançamento de Hell House LLC Origins: The Carmichael Manor. Mas como poderia retornar ao local se o hotel foi completamente destruído? É simples, basta seguir o conceito da franquia Amityville, a partir do quarto filme, quando objetos malditos da casa continuaram espalhando fantasmas e demônios para outros lugares.

Na verdade, o enredo do quarto filme partiu para um outro ambiente assombrado, no caso a mansão Carmichael. Como todo casarão assombrado, este também tem um passado trágico relacionado a um acidente com vítima fatal, assassinato e desaparecimento. No final dos anos 80, a agradável família Carmichael começou a se desfazer após o encontro do carro do jovem Patrick (Gideon Berger) com um caminhão conduzido por um motorista bêbado: Patrick teve um dos braços seriamente ferido, enquanto sua irmã Margaret (Victoria Andrunik) faleceu no local. Pouco tempo depois a mãe Eleonor (Marlene Williams) e a filha “cineasta found footageCatherine (Cayla Berejikian) foram encontradas mortas, com a suspeita de que o pai, Arthur (Robert Savakinus), possa ter cometido o crime. Mas, como ele também foi encontrado morto e o filho Patrick desaparecera, é possível que o filho mais velho, ao estilo Amityville, possa realmente ter massacrado seus familiares. Mas para onde ele foi? Havia neve no entorno da casa, sem pegadas ou rastros de partida.

Nos dias atuais, o casal composto por Margot Bentley (Bridget Rose Perrotta) e Rebecca (Destiny Leilani Brown) fazem parte do site de investigação paranormal “NetSleuths“, viajando juntas para locais assombrados, registrando tudo com câmeras. Enquanto Margot é a entusiasta do projeto, Rebecca é a relutante, mais pé no chão, desenvolvendo seus trabalhos home office, com fotografias e encontros virtuais. Elas conseguem autorização para passar cinco dias na Mansão Carmichael, levando a tiracolo o irmão de Margot, Chase (James Liddell), que tem alguns problemas de sumiços inexplicáveis e traumas no passado – que lugar melhor para curar feridas do que um ambiente conhecido pelos desaparecimentos e traumas?

Um casa com passado trágico e fantasmas perdidos visitada por um grupo de investigadores de eventos sobrenaturais não é novidade no subgênero found footage desde sempre, mas o que isso tem a ver com o Hotel Abaddon para justificar o “Origins” do título? Quando criança, Margot quase foi sequestrada por um homem durante um passeio em um parque no Condado de Rockland, mesmo local onde Andrew Tully teria recrutado seus palhaços para desenvolver seu projeto de abrir um portal para o inferno. No primeiro Hell House LLC, ficamos sabendo de seu suicídio no hotel, que um grupo alugou para criar sua casa de sustos no Halloween. No segundo filme, Hell House LLC 2: The Abaddon Hotel, há mais informações sobre seu massacre nos porões do local e sua intenção de fazer vítimas através de sacrifícios. E é no terceiro que a dimensão infernal é aberta, com o tal “lago de fogo“, culminando na destruição do hotel.

No entanto, há ainda mais conexões com a franquia. Assim que Margot, Rebecca e Chase se acomodam, com o aval do proprietário Donald (Michael Caprioli), coisas começam a acontecer. Uma sala até então fechada se abre revelando bonecos de palhaço em tamanho natural, os mesmos já vistos nos demais filmes, assim como objetos de parque, bolinhas vermelhas e fotografias. Sombras, aparições nos cantos – Margaret e sua máscara são arrepiantes -, bolinhas que correm soltas, batidas na porta e sons de uma garota cantando dão o cardápio de calafrios, mas a principal relação acontece quando as garotas visitam um antiquário na região, e Rebecca descobre, dentro de um relógio do Hotel Abaddon, cartas e um rolo de filmes, com imagens gravadas por Catherine.

Com o pesadelo construído, já com o depoimento da escritora do livro “Buried Secrets“, Alice Harper (Searra Sawka), e do amigo e co-fundador do site “NetSleuths”, Bradley Moynahan (Darin F. Earl II) no início sobre as mortes das garotas e a gravação do telefonema que deram à polícia na noite do quarto dia, já é possível perceber que se trata de um “found footage” raiz, bastando ver como o horror irá se configurar. No caso, segue a linha principal da série com a movimentação dos bonecos de palhaços, uma surpresa ao final com uma revelação, e os tradicionais sustos, acompanhados de trilha sonora. Há alguns acréscimos interessantes, como a jornada das garotas pela mata local, encontrando ambientes estranhos, uma bizarra crucificação e pessoas com túnicas; e a sequência de fotos da chamada de vídeo.

As atuações são bem convincentes, principalmente das moças investigadoras e sua relação conturbada. Deixa transparecer realmente uma sensação incômoda de ameaça constante, principalmente Rebecca, que nem sequer é muito fã desse hobbie de Margot. Chase também tem uma parcela de importância pela experiência traumática, algo que o longa vai sugerindo aos poucos na construção do personagem. E merece elogios, dentre clichês do estilo, a nova ambientação, com escadarias, quartos diversos, estátuas de soldados e longos corredores, contribuindo para a ampliação do medo.

Inferior ao primeiro, mas melhor que as duas continuações, Hell House LLC Origins: The Carmichael Manor é uma boa entrada da franquia. Há até uma sugestão pós-créditos de um novo caminho para uma continuação, mostrando que a intenção de Stephen Cognetti é fazer de seu hotel um espelho de Amityville, com gravações em primeira pessoa, assombrações e bonecos de palhaço.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

One thought on “Hell House LLC Origins: The Carmichael Manor (2023)

  • 25/11/2023 em 01:05
    Permalink

    Estou acompanhado esta incrível franquia, meus amigos!! E olha… Causa arrepios rápidos nos pelos do braços e, de vez em quando, dava agonia vendo os filmes ao ponto de eu passar as mãos na nuca como seu “alguém” passasse a mão nela!! Enfim, vale a pena conferir e recomendo para quem ainda não viu os filmes!! NOTA: 9,0!! 😅👍😎😊👏👏✌👊👊[^J^]

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *