Monster From Green Hell (1957)

5
(2)

Monster from Green Hell
Original:Monster from Green Hell
Ano:1957•País:EUA
Direção:Kenneth G. Crane
Roteiro:Louis Vittes, Endre Bohem
Produção:Al Zimbalist
Elenco:Jim Davis, Robert Griffin, Joel Fluellen, Barbara Turner, Eduardo Ciannelli, Vladimir Sokoloff, Tim Huntley

“Esta é a Era do Foguete, o jato, energia atômica. Quando o Homem se prepara para alcançar as estrelas. Mas, antes que Ele ouse lançar-se ao espaço, há uma ótima pergunta a ser respondida: O que acontece com a vida no vazio sem ar acima da atmosfera da Terra? A vida permanecerá intocada, ilesa por seu voo no espaço, ou vai se transformar em quê? Havia apenas uma maneira de descobrir, e estávamos trabalhando nisso.” – cientista Dr. Quent Brady

Com esse prólogo narrado tem início Monster From Green Hell (1957), título sonoro e sensacionalista para mais um filme com elementos de Ficção Científica e Horror típico do divertido e extravagante cinema fantástico de baixo orçamento dos anos 50 do século passado. Com a temática de “monstros gigantes”, mais especificamente “big bug”, apresentando um inseto colossal, uma vespa mutante contaminada por radiação cósmica, e também flertando de forma um pouco mais sutil com o subgênero “cientista louco”, através de experiências envolvendo animais lançados em foguetes ao espaço para testar a sobrevivência num ambiente desconhecido, como informa a narração de abertura.

Dirigido por Kenneth G. Crane (The Manster, 1959) e fotografia original em preto e branco, está disponível no Youtube com a opção de legendas em português e também em versão colorizada por computador.

Os cientistas americanos Dr. Quent Brady (Jim Davis) e Dan Morgan (Robert Griffin) estão trabalhando num projeto para estudar os efeitos da radiação cósmica em animais enviados ao espaço, como macacos, vespas, caranguejos e aranhas. O objetivo é tentar assegurar a sobrevivência saudável de humanos astronautas num programa espacial pioneiro. Depois que eles perdem o controle de um dos foguetes que caiu no continente africano, e com a notícia de um inseto gigante instaurando pânico nos nativos com mortes causadas por grandes doses de veneno nas vítimas, os cientistas decidem realizar uma expedição para uma região inóspita conhecida como “Inferno Verde” (do título original) para investigar.

Auxiliados pelo experiente guia árabe Mahri (Eduardo Ciannelli), eles desejam chegar até o hospital comunitário do Dr. Lorentz (Vladimir Sokoloff), que cuida dos nativos supersticiosos. Ele trabalha com sua filha Lorna (Barbara Turner) e recebe o apoio fiel de um líder local, Arobi (Joel Fluellen).

A expedição enfrenta muitas dificuldades no caminho, com forte calor, excesso de chuvas e ataques de nativos hostis, e após localizarem o acampamento do Dr. Lorentz, eles partem em busca do monstro gigante, próximo de um vulcão ativo, culminando num confronto decisivo.

Numa época com simulação de computadores gigantescos, Monster From Green Hell é um daqueles filmes toscos e divertidos justamente pela história exagerada abordando a paranoia nuclear que se estabeleceu após o fim da Segunda Guerra Mundial e início da Guerra Fria entre EUA e URSS. Um período de medo das consequências do uso de energia atômica e a possibilidade de seus efeitos destrutivos sobre o planeta e a humanidade, na pressão da corrida pela exploração espacial e da disputa armamentista das grandes potências para a criação de bombas de destruição em massa.

O filme é bem curto, com apenas 70 minutos, e boa parte dessa duração ainda é preenchida por imagens de arquivo, com aproveitamento de cenas de outros filmes. Com orçamento reduzido, os efeitos práticos são bem precários, mas divertidos, com os ataques da vespa gigante, numa época sem as facilidades da computação gráfica, e que infelizmente aparece pouco (fato comum nos filmes bagaceiros do período), justamente pelas dificuldades técnicas. Para simular o inseto gigante foram utilizadas maquetes toscas da vespa em tamanho descomunal, ou filmagens em “stop motion” de miniaturas, como no caso de um confronto da vespa com uma cobra.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *