Attack of the Mayan Mummy (1964)

5
(3)

Attack of the Mayan Mummy
Original:Attack of the Mayan Mummy
Ano:1964•País:México, EUA
Direção:Rafael Portillo, Jerry Warren
Roteiro:Guillermo Calderón, Alfredo Salazar, Jerry Warren
Produção:Jerry Warren
Elenco:Steve Conte, Nina Knight, Richard Webb, John Burton, Peter Mills, Jorge Mondragón, Emma Roldán, G.J. Mitchell, Chuck Niles

O filme mexicano A Múmia Azteca (The Aztec Mummy, 1957), de Rafael Portillo, serviu de base fornecendo muitas cenas para a produção do americano Attack of the Mayan Mummy (1964), de Jerry Warren. Com fotografia em preto e branco, esse filme de baixo orçamento está disponível no Youtube com legendas em português. Curto, com apenas 71 minutos, é um exemplo de história com ritmo arrastado que nos convida ao sono, num grande desafio para manter a atenção, com o esforço só valendo mesmo a pena e talvez um pouco recompensado pelas cenas de ataques da múmia vingativa deformada, que infelizmente não passam de apenas alguns minutos.

O cientista Dr. Frederick Munson (G. J. Mitchell) revela em detalhes para o editor de um jornal (Bruno VeSota) uma história extravagante envolvendo sua irmã Ann Taylor (Rosita Arenas), que participava de uma experiência com sessões de hipnose, que revelaram uma vida passada como uma princesa maia. Uma vez tendo agora acesso a informações privilegiadas de outra experiência de vida, ela faz parte de uma expedição científica liderada pelo naturalista Dr. Edmund Redding (Ramón Gay), para explorar o interior de uma famosa pirâmide em Yucatán, México, encontrando uma múmia que servia de guardião e que desperta para atacar violentamente o grupo invasor. O monstro de 2000 anos é capturado e mantido preso numa Fundação de Pesquisas Científicas, mas consegue escapar do cativeiro para espalhar o horror por onde passa.

Attack of the Mayan Mummy tem um título sonoro e belos cartazes ilustrativos de divulgação, características típicas das produções bagaceiras de horror e ficção científica do passado. Mas, nesse caso, a propaganda é enganosa, com uma história entediante, perdendo muito tempo precioso com cenas cansativas de danças dos anos 1960 e longos rituais antigos de civilizações pré-colombianas. E o que realmente interessa, os ataques da múmia maia do título, aparece somente depois de 50 minutos de projeção e em cenas rápidas. Mas, felizmente para os apreciadores dessas tranqueiras antigas, temos aqui o famoso clichê sempre esperado, o monstro caminhando carregando nos braços a mocinha desacordada, nesse caso Ann Taylor, a reencarnação da princesa maia.

Muitos filmes apresentam excesso de enrolação com cenas arrastadas de diálogos cansativos para cumprir a metragem necessária, deixando pouco tempo para os monstros. Nessas horas sempre fico pensando na overdose de diversão escapista com uma compilação apenas com cenas dos ataques dos monstros desses filmes de orçamentos paupérrimos, um desfile somente com os momentos dos vampiros, lobisomens, múmias, zumbis, demônios, bruxas, alienígenas hostis e todo tipo de monstros disformes manchando as telas com o sangue de suas vítimas.

Curiosamente, a filmografia do diretor Jerry Warren (1925/1988) tem várias outras produções do cinema fantástico bagaceiro, como Man Beast (1956), Teenage Zombies (1959), The Incredible Petrified World (1959), Face of the Screaming Werewolf (1964), Curse of the Stone Hand (1965), Creature of the Walking Dead (1965), House of the Black Death (1971) e A Ilha de Frankenstein (1981)

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *