O Homem da Terra (2007)

4.2
(6)

O Homem da Terra
Original:The Man from Earth
Ano:2007•País:EUA
Direção:Richard Schenkman
Roteiro:Jerome Bixby
Produção:Richard Schenkman, Eric D. Wilkinson
Elenco:David Lee Smith, Tony Todd, John Billingsley, Ellen Crawford, Annika Peterson, William Katt, Alexis Thorpe, Richard Riehl

Produções que afetam dogmas e paradigmas religiosos nunca são bem digeridas. É o que aconteceu com o filme O Homem da Terra (The Man from Earth, 2007), de Richard Schenkman (Abraham Lincoln Contra Os Zumbis, Doce Vingança 3: A Vingança é Minha), baseado em roteiro de Jerome Bixby, experiente em trabalhos para o gênero fantástico, como episódios de “Além da Imaginação“, “Men Into Space” e “Viagem Fantástica“. Teve passagens por inúmeros festivais pelo mundo, incluindo o brasileiro CineFantasy, deixando um gosto amargo de indignação de alguns presentes. Provavelmente é o tipo de atitude que beneficia o longa, dando um ar de cult e permitindo debates em sala de aula de filosofia e discussão entre amigos.

Trata-se de um filme realmente ousado, atrevido com seus argumentos sólidos e capazes de fazer o público refletir sem precisar apresentar provas através de imagens traidoras. Basicamente, toda a ação se passa num único ambiente, onde um grupo de pessoas discute a evolução humana quando um deles diz ter mais de 14.000 anos. John Oldman (David Lee Smith, de Zodíaco) resolve reunir seus conhecidos para se despedir pois irá fazer uma viagem sem volta.

Não está prestes a morrer, nem recebeu proposta de trabalho; John precisa ir embora pois está no limite da idade em que as pessoas começam a desconfiar do motivo dele não envelhecer. O grupo, formado por rostos conhecidos experientes, como os de Tony Todd (Premonição e o eterno Candyman), John Billingsley (de 2012), William Katt (Espelhos do Medo 2 e A Casa do Espanto), Ellen Crawford (O Soldado do Futuro), Annika Peterson (“CSI“), Alexis Thorpe (American Pie – O Casamento) e Richard Riehle (Texas Chainsaw Massacre 3D), não se convence facilmente das palavras do rapaz, sempre levantando questionamentos que qualquer pessoa faria naquela situação, mas, aos poucos, passa a ser vítima de sua dialética excepcional, tornando a situação tensa e desconfortante.

O semblante dos envolvidos lentamente se transforma à medida em que seus relatos atingem fatos conhecidos da História da Humanidade e até mesmo episódios inatingíveis da Bíblia. John não escolheu essas amizades à toa: entre eles há cientistas, historiadores e até mesmo uma fanática religiosa, resultando em uma tortura psicológica crescente e assustadora. Sem acrescentar flashbacks ou provas substanciais, apenas as palavras do “homem mais velho do mundo“, Schenkman consegue a façanha de confundir o espectador com a possibilidade de tudo não se passar de uma brincadeira, como se o público fizesse parte daquele grupo de amigos.

Como você aceitaria as possibilidades de que tudo o que você acredita não passa de ilusões, de lendas, boatos e tal? E se a História da Humanidade não fosse realmente como você imaginava? Com questões assim a produção conduz as testemunhas da narração de John Oldman para uma viagem além dos limites da compreensão humana sem que precise sair da poltrona. Um filme realmente excelente!

Curiosamente, dez anos depois, Schenkman realizou uma parte 2, intitulada The Man from Earth: Holocene, com David Lee Smith repetindo seu papel como “o homem da terra“. E o que é melhor: o diretor colocou o filme à disposição em sites de compartilhamento de vídeo, permitindo que qualquer pessoa possa vencê-lo de maneira legal. Ambos podem ser encontrados gratuitamente no Plex, com legenda em inglês, e o primeiro no Youtube. Uma atitude interessante para divulgar uma trama com boas e necessárias reflexões.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

One thought on “O Homem da Terra (2007)

  • 28/03/2024 em 13:41
    Permalink

    Um dos melhores filmes que já vi. Tem continuação, mas não é tão bom quanto o primeiro. O filme me prendeu do começo ao fim, principalmente pela narrativa.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *