O Mundo de Lore – Criaturas Estranhas (2019)

0
(0)

O Mundo de Lore – Criaturas Estranhas
Original:The World of Lore: Monstrous Creatures
Ano:2019•País:EUA
Autor:Aaron Mahnke •Editora: DarkSide Books

O podcast é uma mídia que vem crescendo muito no Brasil. A frase “2019 é o ano do podcast” já foi muito repetida nos últimos meses e parece bem acertada. Temos podcasts para todos os gostos, da roda de conversa até o storytelling, e o próprio Boca do Inferno tem seu Falando no Diabo pra falar de tudo sobre terror e horror. Mas Aaron Mahnke criou seu Lore alguns anos antes dessa febre chegar por aqui, e ganhou o prêmio de melhor podcast de 2015 do iTunes, ano de sua criação. E em 2019, o ano do podcast no Brasil, Lore chegou à nossa terrinha em formato de livro pela DarkSide Books.

A melhor forma de descrever O Mundo de Lore – Criaturas Estranhas (bem como o podcast e a série de TV também originada dele) é uma reunião de causos para se contar em volta de uma fogueira. Não se trata de uma história única, mas sim de várias lendas urbanas, muitas que já conhecemos, muitas surgidas de tempos distantes e passadas através de gerações até chegar nos dias atuais – passando por vampiros, lobisomens, zumbis, goblins, bonecos amaldiçoados, casas assombradas, navios fantasma e mais, em histórias originadas principalmente nos Estados Unidos, mas por vezes visitando outras partes do mundo.

Diferente dos livros de contos, Criaturas Estranhas trata-se mais de relatos narrados por um terceiro (no podcast e na série de TV, o próprio Mahnke), que as teria ouvido de pessoas que viveram as situações descritas. O livro até tem um pouco de humor, mas as histórias são sempre narradas com seriedade, sem que o narrador faça pouco caso dos supostos acontecimentos, sem piadinhas sobre situações muitas vezes terríveis. Mahnke nunca oferece respostas definitivas para os causos, mas procura dar algum contexto histórico ao momento em que as histórias aconteceram, ou a trazer motivos para a existência ou não das criaturas: nunca se sabe com certeza se os eventos foram algo de fato sobrenatural ou se foram situações muito reais, porém para as quais explicações fantasiosas ajudariam as pessoas a lidarem com o acontecido.

O ponto negativo de Criaturas Estranhas atinge os ouvintes do podcast: o livro é basicamente uma transcrição dos episódios em áudio e, ainda que o podcast seja em inglês, há momentos em que dá quase para ouvir a voz de Mahnke lendo a história nas páginas do livro.

Além de Criaturas Estranhas, Aaron Mahnke lançou outros dois livros no universo de Lore, ainda inéditos no Brasil. Wicked Mortals conta causos de “seres humanos desprezíveis que já habitaram esse mundo”, enquanto Dreadful Places trata de “lugares onde o mal humano deixou sua marca nefasta”. Todos os livros vêm com ilustrações de M.S. Corley. Nos resta torcer para que a DarkSide Books lance as sequências por aqui num futuro próximo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Silvana Perez

Escolheu alguns caminhos errados e acabou vindo parar na Boca do Inferno em 2012. Apresenta o podcast do site, o Falando no Diabo, desde 2019. Fez parte da curadoria e do júri no Cinefantasy. Ainda fala de feminismos no Spill the Beans e de ciclismo no Beco da Bike.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *