Horror em Cada Fio: Os Piores Cabelos do Gênero!

5
(1)

Cabelos Especial

Quando a Sadako surgiu do poço em Ringu, seus longos cabelos sobre o rosto escondiam sua aparência assustadora e determinaram o estilo oriental de causar medo. Daí por diante, as madeixas eram comuns nas produções envolvendo todos os tipos de assombrações como The Grudge, Phone, Infection, The Eye, Shutter, Exte, Uzumaki e até o terror sul-coreano Possuída pelo Mal aka The Wig (A Peruca). Dizem que no folclore japonês, pessoas que morrem de forma violenta – assassinadas, de preferência – se transformam em fantasmas chamados yurei, cuja característica marcante está nos longos cabelos; já na cultura chinesa, as entidades recebem o nome de “Nu Gui“, representados por mulheres em longos vestidos brancos e vasta cabeleira. No entanto, engana-se quem pensa que esse detalhe capilar é apenas comuns nas produções orientais; há muitos filmes do gênero que trazem alguma relação com o cabelo ou até a ausência dele.

Cabelo (11)

Muito se discutiu na franquia Sexta-Feira 13 sobre a mudança na aparência de Jason Voorhees, às vezes aparecendo completamente careca e outras com alguns fios de cabelo, como no remake. Ainda assim, um dos momentos mais clássicos da franquia está na parte 4, em Sexta-Feira 13 – O Capítulo Final, quando Tommy Jarvis (interpretado por Corey Feldman) raspa os cabelos para confundir o assassino imortal e, assim, proferir inúmeros golpes que o conduziriam a uma instituição mental no filme seguinte. E quem lembra da antologia Trilogia do Terror, de 1993, no segmento dirigido por John Carpenter intitulado “Cabelo“? Stacy Keach atua como um homem amargurado com a falta de cabelo e a possibilidade de perder a namorada, fazendo-o buscar um tratamento capilar numa clínica particular, onde inserem criaturas vivas e assustadoras em sua cabeça.

Cabelo (10)

Uma das armadilhas mais doloridas da franquia Jogos Mortais surge no quarto filme. “Veja o que eu Vejo” aparece na parede para o agente Daniel Rigg. Ele encontra Brenda (Sarain Boylan) presa a uma cadeira com os cabelos envolvidos numa engrenagem. A fita diz que ela é uma criminosa, deixando Rigg com a missão de evitar o escalpo ou não, embora ele não saiba que ela também ouviu uma fita e não quer ser presa pelo policial. Já o clássico de William Lustig, Maniac, há um serial killer insano chamado Frank Zito (Joe Spinell), que mata e escalpela suas vítimas para montar um cenário macabro em sua residência em cenas extremamente bem feitas a cargo do mestre Tom Savini.

Dizem que os cabelos são a primeira referência quando uma pessoa chega a algum lugar. Então, como evitar lembrar das décadas passadas com personagens sérios, em visuais curiosos, franjas, mullets…cortes bizarros que acabam se tornando marcantes? Produções de diversos gêneros poderiam ser citadas, mas o foco é o fantástico. Assim, enquanto vocês pensam no que irão pedir na próxima ida ao cabeleireiro, deixo um TOP Cabelos Bizarros dos Filmes de Horror para ajudar na escolha. Divirtam-se horrores!

TOP Cabelos Bizarros dos Filmes de Horror

Cabelo (1)

10. Os Garotos Perdidos (1987)

O grupo de vampiros que aterroriza Michael (Jason Patric) tinha um visual de banda dos anos 80. Cabelos longos, mullets, arrepiados, combinando com as jaquetas de couro e Jeans. O estilo Jon Bon Jovi era comum na época, principalmente entre os roqueiros; poucos arriscavam a usar um moicano, bastante comum hoje em dia.

Cabelo (2)

9. A Bolha Assassina (1988)

Muito mais assustador do que uma criatura alienígena que se alimenta de carne humana e aumenta de tamanho é ter que contar com a ajuda de um macarrônico Kevin Dillon. Talvez o visual tenha permitido que ele se transforme no herói desse remake de um clássico da década de 50. Não acha?

Cabelo (3)

8. O Vingador Tóxico (1984)

Melvin se transforma numa criatura horrenda, com efeitos especiais divertidos da Troma. Ainda assim, é impossível entender como ele consegue se interessar por Sarah (Andree Maranda), e seu cabelo estiloso. Um misto de horror e comédia, numa produção divertida e inesquecível.

Cabelo (4)

7. Halloween 5 – A Vingança de Michael Myers (1989)

Vamos, Michael Myers! Mate Wendy Foxworth por manter um corte tão ruim ao interpretar Tina! E o assassino? Alguém consegue levá-lo a sério com esse gel Silvio Santos?

Cabelo (5)

6. Night of the Demons (1988)

Curtir o Halloween numa casa de funeral pode ser um problema se você libertar demônios. Os cabelos dos jovens são terríveis, mas fica fácil entender porque ele resolveu se estabelecer em Angela (Amelia Kinkade), criando até mesmo uma franquia. Um visual dos diabos mesmo!

Cabelo (6)

5. Sexta-feira 13 – Parte 3 (1982)

Filme de Steve Miner, realizado em 3D, e serviu para estabelecer a máscara de Hóquei como acessório imprescindível para Jason Voorhees. Mas, adivinha quem deu a máscara para Jason? Acertou quem disse Shelly (Larry Zerner), o gordinho metido a engraçado, que não come ninguém por causa do visual de Jô Soares da década de 80.

Cabelos Especial

4. A Volta dos Mortos-Vivos (1985)

Divertido filme de zumbis, com ótimos efeitos especiais e muito bom humor! O destaque fica por conta dos punks, liderados pela gata Linnea Quigley. É claro que eles estão representando um estilo, mas os cabelos são de modelos variados, com cores que remetem à década. Escolha o mais bizarro!

A Morte do Demônio (1982) (12)

3. A Morte do Demônio (1982)

Clássico absoluto do gênero em momentos de horror pleno, A Morte do Demônio também pode ser lembrado pelas madeixas dos personagens que invadem à cabana macabra. No entanto, entra nesta lista graças ao momento em que Scotty (Hal Delrich) muda de corte entre as cenas.

A Revolta dos Cães (1976) (3)

2. A Revolta dos Cães (1976)

Os cães enlouquecem e atacam a população, cabendo ao professor Harlan a missão de descobrir o motivo disso. O detalhe fica por conta do cabelo do ator que o interpreta, David McCallum, décadas antes de aparecer em NCSI, com um visual tipo “mamãe quero ser He-Man”.

Cabelo (8)

1. Acampamento Sinistro 2 (1989)

O que é isso, Angela? A irmã do astro Bruce Springsteen pode ser uma assassina(o), ter alterado o sexo e tal, mas que cabelo horroroso é esse? O acampamento Novo Horizonte tem esse nome talvez pelo novo visual matador da(o) serial killer, ocupando com folga o primeiro lugar! Fujam para as montanhas!!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

5 thoughts on “Horror em Cada Fio: Os Piores Cabelos do Gênero!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *