4.9
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“Que dia excelente para um exorcismo”.

Os textos a seguir já foram publicados em edições anteriores dos meus fanzines, e seguem novamente aqui numa compilação um pouco mais completa com o acréscimo de mais curiosidades e informações de bastidores, principalmente sobre o excelente trabalho com os efeitos práticos, eficientes e bastante convincentes, numa época sem a ajuda da computação gráfica. Assim, essa edição é uma homenagem ao clássico O Exorcista (The Exorcist), que completa 50 anos em 2023. O primeiro texto foi publicado no “Astaroth” # 1 (Janeiro 1995) e o segundo no “Juvenatrix” # 50 (Abril 2001), e ambos foram republicados na versão digital “Juvenatrix” # 124 (Setembro 2010).

O Exorcista – 50 Anos (1973 / 2023)

Antes da leitura desse texto, é necessário informar que está dividido em duas partes. Primeiro abordando o filme de 1973, e depois a versão ampliada com cenas inéditas lançada em 2000, com novidades em relação ao original. Como foram escritos em épocas diferentes e agrupados posteriormente para montar uma espécie de dossiê mais completo do filme, algumas informações, observações e comentários estão duplicados. Optei por manter os textos como foram escritos originalmente, então eles estão datados e sem atualização, especialmente nas referências às continuações, refilmagens e outros filmes ou séries situadas no mesmo universo ficcional.

(Atenção: contém spoilers)

“Your mother sucks cocks in Hell, Karras, you faithless slime”.

O que há de comum entre A Noite dos Mortos-Vivos (1968), The Evil Dead (1982) e O Exorcista (1973)?
Na minha opinião, são três dos maiores de todos os filmes de horror da história. A Noite dos Mortos-Vivos (The Night of the Living Dead, em vídeo VHS pela VTI e DVD pela Continental) é um clássico da produção “B”, filmado em preto e branco por George Romero e um dos precursores do gênero “splatter”. The Evil Dead (em vídeo VHS pela Look e DVD pela LW Editora e Spectra Nova Editora), do talentoso diretor Sam Raimi, é um insuperável show “gore” com fantásticas cenas repugnantes. E O Exorcista (The Exorcist, em vídeo VHS e DVD pela Warner) é uma das mais assustadoras histórias já filmadas de possessão demoníaca, amparado por uma grande produção e direção de William Friedkin. Em comum também, os três clássicos muito cultuados originaram mais duas sequências, todas inferiores aos originais, formando trilogias ou até refilmagens.

Eu nunca me esqueço quando fui assistir O Exorcista pela primeira vez, em 1984, num cinema barato e já extinto chamado “Cine Londres”, no centro do bairro de Santo Amaro, zona sul de São Paulo. Eu tinha 16 anos e o filme era proibido para menores de 18. Consegui entrar assim mesmo e a sessão já havia começado. Quando entrei no cinema e estava tentando me acostumar com o escuro, olhei para a tela e… a cena que estava passando era justamente a da garota possuída pelo demônio se masturbando violentamente com um crucifixo, rasgando a sua vagina e espalhando sangue por todos os lados, vociferando com uma voz que parecia vir do próprio inferno, “Deixe Jesus te foder!”. À sua frente, a mãe olhava horrorizada para a inesperada atitude da filha de apenas 12 anos de idade, que ainda agarrou sua cabeça e esfregou na vagina ensanguentada gritando freneticamente “Me chupe! Me chupe!”. Levei um susto tão grande, que quase me arrependi de ter entrado no cinema, porém a atração pelo horror foi maior.

Foi a mais cara produção de horror da época (hoje já são normais as grandes produções como por exemplo Drácula, de Francis Ford Coppola, lançado em 1992) e que trouxe às telas o livro homônimo de William Peter Blatty, sobre um padre católico que batalha com um demônio.

O filme começa com o padre Lankester Merrin (Max Von Sydow, envelhecido) desenterrando uma estátua no Iraque e libertando um demônio luxuriante chamado “Pazuzu”, que eventualmente se apossa lentamente do corpo de uma pequena jovem, Regan Theresa MacNeil (Linda Blair), que vive com sua mãe (Ellen Burstyn), uma atriz divorciada, em Georgetown, nos arredores de Washington. Aos poucos, a garota começa a tornar-se selvagem e passa a cometer atos estranhos, como urinar na frente de convidados, vociferar palavras de baixo calão, se masturbar com um crucifixo e levitar sobre a cama, vindo a se transformar fisicamente em um pútrido demônio coberto de tumores, que é amarrado com cordas em sua cama. Uma vez indiferente aos médicos e últimos equipamentos da medicina, a família é obrigada a chamar um padre psiquiatra, Damien Karras (Jason Miller), que tenta ajudar. Ao não obter sucesso, eles recorrem então à Igreja e é chamado o padre Merrin, para juntos tentarem o exorcismo.

A voz rouca do demônio, produzida pela atriz veterana Mercedes McCambridge, é fenomenal e assustadora, o que não aconteceu com uma versão dublada exibida pela televisão brasileira aberta (SBT), que foi uma voz artificial, sintetizada, forçada e ridícula.

Algumas das melhores sequências foram as vomitadas e escarradas de Regan possuída na cara dos padres, um líquido verde viscoso que lembra uma bílis de leite com abacate; as blasfêmias ditas pelo demônio ao padre Karras como “sua mãe chupa pênis no inferno”; e quando aparecem grandes vergões na barriga da garota enquanto dorme em quase estado de coma, formando letras com a desesperada frase de pedido de socorro “Ajudem-me”.

Os trabalhos de maquiagem de Dick Smith são fantásticos, ao envelhecer Max Von Sydow, transformando-o num verdadeiro octogenário; e na garota possuída, transformando seu rosto num amontoado de feridas abertas e úlceras pestilentas. Dick Smith é até hoje um dos melhores profissionais da área em todo o mundo, juntamente com Rick Baker (de Um Lobisomem Americano em Londres e O Incrível Homem que Derreteu), Tom Savini (de Sexta-Feira 13 e Dia dos Mortos), e Screaming Mad George, um dos grandes artistas da década de 1990, considerado um mago dos efeitos de maquiagem no cinema.

Os atores tiveram ótimas performances, com Ellen Burstyn, Max Von Sydow, Jason Miller, Lee J. Cobb (como o tenente de polícia William Kinderman), e Linda Blair, que até hoje é lembrada pelo papel de Regan, apesar das cenas com a garota possuída serem feitas por uma dublê. Porém, a carreira cinematográfica de Blair não decolou, se restringindo apenas a aparições em pequenos filmes “B” de horror.

A música tema, uma pequena balada, é imortal e eternamente associada ao filme, creditada como “Tubular Bells”, de Mike Oldfield. Ela foi utilizada como uma homenagem na introdução da música “The Exorcist”, da banda americana de Death MetalPossessed”, em 1985, no disco “Seven Churches”.

O Exorcista foi o único filme de horror até aquela época (1973), a ganhar o cobiçado prêmio “Oscar”, nas categorias técnicas de Roteiro Adaptado, de William Peter Blatty, e de Som. Atualmente as obras de horror ganham até o prêmio de melhor filme, como aconteceu em 1991 com O Silêncio dos Inocentes, de Jonathan Demme.

O ponto mais alto do filme certamente foi a grande e antológica sequência do exorcismo que no final, como sempre no cinema politicamente correto, o Bem prevalece sobre o Mal, com o demônio sendo derrotado, libertando a jovem garota, mas às custas das mortes dos padres, em especial, a do padre Karras, que desaba violentamente de uma enorme escadaria, mergulhando para a morte, agonizando numa imensa poça de sangue.

O Exorcista é até hoje considerado um dos grandes filmes da história da produtora Warner e certamente está na lista dos melhores filmes de horror de todos os tempos, com seu impressionante argumento de possessão demoníaca, mantendo o seu prestígio ao longo do tempo e merecendo ser homenageado sempre.

O Exorcista 2000 – Versão do Diretor

“Stick your cock up her ass, you motherfucking worthless cocksucker”.

Em 02/03/01 entrou novamente em cartaz nos cinemas brasileiros um dos maiores clássicos do horror de todos os tempos, O Exorcista (The Exorcist, 1973). Só que dessa vez foi exibida a chamada Versão Oficial do Diretor (director’s cut), no caso, do cineasta William Friedkin, com 11 minutos a mais e consequentemente algumas cenas inéditas, que haviam sido cortadas na edição final do filme na época.

Essas sequências adicionais são quase todas bem discretas, precisando de muita atenção para reconhecê-las e de preferência tendo assistido o original pouco tempo antes para justamente facilitar o entendimento das diferenças. Com a ajuda de material pesquisado e recolhido da internet, e por observações retiradas na exibição do filme, segue posteriormente um descritivo das novidades nesse Exorcista 2000.

Já faz mais de trinta anos que O Exorcista foi lançado nos Estados Unidos e ainda hoje continua assustador, principalmente por tratar de um tema que inevitavelmente choca as pessoas, que é o confronto direto entre o “Bem” e o “Mal”. No caso, a possessão lenta e gradual de uma jovem e inocente garota de apenas doze anos de idade por um demônio pútrido e feroz chamado “Pazuzu”, que somente é expulso de dentro da menina após uma tortuosa sessão de exorcismo que levou dois padres à morte. O corpo da garota acabou transformando-se em vergões e feridas pestilentas e sua voz e comportamento tornaram-se agressivos e extremamente violentos, com direito à masturbação sangrenta com um crucifixo, blasfêmias vociferadas com ódio, levitação, insultos proferidos em idiomas desconhecidos, vomitadas asquerosas na cara dos padres, e todo tipo de agressão à famosa moral e bons costumes.

Se comparado aos filmes do cinema dos anos 1980 e 90, como por exemplo os sanguinolentos The Evil Dead e Braindead, O Exorcista pode até ser considerado mais “leve”, principalmente devido ao fato de que as cenas aterrorizantes são sequências curtas e intercaladas na história, dando um fôlego ao espectador (com exceção do ritual do exorcismo que é mais demorado e por isso extremamente tenso). Porém, a história é completamente envolvida num clima macabro que interage com o público tornando-o testemunha dos horrendos acontecimentos que levaram uma inocente menina à condição de um pútrido demônio. Já em The Evil Dead (no Brasil, lançado em vídeo com o nome equivocado de A Morte do Demônio), o talentoso diretor Sam Raimi utilizou-se de um velho clichê comum do horror, um grupo de jovens isolados numa cabana nas montanhas em meio a um ataque de demônios, e despejou sobre o público uma tormenta de sangue, mutilações e todo tipo de atrocidades e possessões demoníacas sem permitir um leve descanso sequer ao espectador, de uma forma nervosa, tensa e sem direito a qualquer tipo de humor. E em Braindead (no Brasil, Fome Animal), do também talentoso Peter Jackson, a mesma fórmula foi utilizada, e inacreditavelmente com mais sangue ainda, numa história repleta de zumbis famintos, porém dessa vez mesclado com vários elementos de humor.

O Exorcista tem pouco sangue quando comparado a filmes como estes, só que suas poucas cenas agressivas tem um impacto muito grande, principalmente pelo clima de horror psicológico do roteiro (adaptado de obra homônima de William Peter Blatty, escrita em 1971). Aliás, Blatty se inspirou em um caso supostamente real ocorrido em Maryland (EUA) em 1949, só que envolvendo um garoto de quatorze anos que demonstrou comportamentos estranhos e agressivos como cuspir e falar em latim, um idioma desconhecido para ele. Porém, o escritor aproveitou esse argumento e certamente criou a sua versão de possessão, dessa vez numa garota, e com atitudes muito mais violentas.

Uma curiosidade muito interessante em O Exorcista é que a voz da garota possuída pelo demônio é real, num trabalho de dublagem de uma veterana atriz chamada Mercedes McCambridge, tornando as cenas com as falas da menina muito mais aterrorizantes, em vez de se utilizar algum efeito digital para distorcer a voz artificialmente.
Nessa nova versão para o clássico, algumas cenas são inéditas e agora reeditadas pelo diretor William Friedkin, assim como também tanto o início como o final foram levemente modificados. Friedkin era um diretor muito conceituado na época, principalmente pelo policial Operação França, porém tanto ele como também a atriz Linda Blair (que interpretou a garota possuída Regan) ficaram marcados para sempre por seus envolvimentos com O Exorcista e curiosamente suas carreiras não conseguiram decolar mais nos anos seguintes. Até hoje, Linda Blair só consegue papéis menores em pequenos filmes de horror.

O sucesso de O Exorcista foi tão grande que conseguiu a rara indicação, para um filme de horror, para dez categorias do conceituado prêmio “Oscar”, entre elas a de Melhor Filme, Direção, Fotografia, Roteiro Adaptado, Montagem, Cenografia, Som e Direção de Arte. Os atores Jason Miller (padre Karras), Ellen Burstyn (Chris MacNeil, a mãe de Regan) e Linda Blair também foram indicados em suas categorias. O filme acabou vencendo como Melhor Som e Roteiro.

As novidades na Versão do Diretor incluem uma nova trilha sonora e efeitos digitais inexistentes em 1973. Foram acrescentados os trabalhos dos técnicos Steve Boeddeker na engenharia de som e Jennifer Law-Stump na arte dos efeitos digitais.

Podemos constatar essas mudanças em cenas como a do padre Karras quando ele é possuído pelo demônio. Na primeira versão, seu rosto está sereno e de repente num corte brusco passa a estar possuído. Isto foi melhorado com um corte mais elaborado, onde primeiro aparece a face normal do padre, depois um corte para uma janela, e por fim um outro corte para sua face já possuída.

Ou na cena em que Regan é hipnotizada por um psiquiatra e vemos o momento em que o demônio se manifesta em seu rosto, mudando radicalmente suas feições numa fração de segundos. Isso não ocorria na versão original, quando ouvíamos apenas um rosnado e víamos uma careta da menina.

Como já mencionado, foram acrescentadas algumas cenas inéditas nessa versão 2000, a maioria de forma discreta. Uma delas é quando Regan está numa clínica médica para fazer seus primeiros exames, tentando descobrir os motivos da alteração de seu estado nervoso, enquanto sua mãe Chris se distrai bordando uma peça de roupa na sala de espera. Regan toma uma injeção e é examinada pelo médico, porém, ela se nega a colaborar, e reage de forma agressiva proferindo palavras de baixo calão para ele. Ela começa então a andar dentro do consultório médico e aos poucos vai ficando sonolenta, roda em torno de si mesma e gira a cabeça até cair desmaiada. Quando sua mãe vai conversar com o médico ele lhe diz ter ficado perplexo com o linguajar ofensivo da menina.

Outra cena nova, só que bem mais notada e comentada, vista também no trailer de apresentação do filme, é aquela onde Regan possuída desce rapidamente uma escada na posição de quatro e de costas (como se fosse uma aranha), mostrando sua boca cheia de sangue quando chega ao final do trajeto. Essa cena do sangue na boca da garota faz parte da nova safra de efeitos digitais e o resultado final ficou bem assustador. Essa sequência acabou não indo até o final que culmina com Regan pulando em cima da secretária de sua mãe, Sharon (Kitty Winn), como ocorreu na primeira versão.

Uma outra cena foi acrescentada visando melhorar um detalhe meio “solto” no roteiro original, que é a ausência total do pai de Regan, principalmente num momento crítico que ela estava enfrentando com a possessão demoníaca. Para justificar melhor essa ausência, tivemos uma seqüência onde o padre Karras está em um laboratório de som analisando um telefonema de Regan para o seu pai. A menina está alegre, porém não sabe bem o que dizer, o que demonstra a grande falta de intimidade e distância entre os dois. Na verdade, o pai dela vive na Europa e não aparece mesmo.

Outra falha do roteiro teve que ser esclarecida com uma cena nova. O padre Merrin (Max von Sydow), que foi chamado para realizar o exorcismo juntamente com o padre Karras, em determinado momento do ritual chama a garota pelo seu nome completo, Regan Theresa MacNeil, porém ele não tinha como saber o segundo nome da menina. Uma cena inédita agora mostra um diálogo antes do início do exorcismo entre o padre Merrin e a mãe de Regan, onde ele pergunta a ela o nome completo de sua filha.

A nova versão do diretor acrescentou também um diálogo entre os padres Merrin e Karras onde eles tentam encontrar um significado para o caso da possessão demoníaca de Regan. Eles discutem sobre quais seriam os motivos que levariam uma inocente garota a ser dominada por forças malignas.

Finalizando, O Exorcista 2000 trouxe também um final levemente alterado. No original de 1973, após o término do pesadelo vivido por Regan e sua mãe, elas resolvem se mudar de casa. Nisso, aparece o padre Dyer, amigo da família e colega do padre Karras. Eles trocam algumas palavras e enquanto um carro leva as mulheres embora, o padre se despede e caminha sozinho retirando-se do local. Na versão do diretor, quando o padre Dyer está se retirando ele encontra um investigador de polícia que acompanhou todo o caso, o tenente Kinderman (Lee J. Cobb). Ambos conversam um pouco sobre Regan e terminam o filme falando sobre cinema, interesse comum deles, e do amigo também cinéfilo padre Karras, falecido no exorcismo. O tom do diálogo é levemente humorístico para tentar terminar com um tradicional “final feliz”, ou pelo menos de forma menos agressiva, já que o demônio, mesmo derrotado ao ser expulso de dentro de Regan, de certa forma conseguiu alguma vantagem no confronto com os dois padres exorcistas, pois ambos perderam suas vidas para salvarem a alma da menina possuída.

O Exorcista, tanto na versão original de 1973 quanto nessa nova versão melhorada do diretor William Friedkin em 2000, continua aterrorizando as plateias em todo o mundo, sendo um dos principais expoentes do cinema de horror de todos os tempos, mesmo com mais clima psicológico e bem menos sangue que a maioria das produções “splatter” modernas, pois é o filme que melhor soube trabalhar o tema que mais choca as pessoas: a possessão demoníaca. Principalmente quando mais voltada para a realidade do cotidiano em vez da fantasia e ficção de demônios sobrenaturais. É muito difícil ficar indiferente ao vermos uma inocente garota de apenas doze anos de idade se transformar em um ser asqueroso, repleto de feridas, devido à influência maligna de um espírito demoníaco. É diferente de vermos um filme com o roteiro infestado por demônios e monstros fantasiosos e exagerados envolvidos em alguma aventura ou situação qualquer. É justamente aí que O Exorcista garante o seu forte impacto de chocar o público e povoar por muito tempo as noites com os piores pesadelos, abrindo portas para os mais profundos medos.

Mais informações e curiosidades

“Let Jesus fuck you, let Jesus fuck you. Let him fuck you”.

O Exorcista tem excelentes efeitos práticos, bem produzidos e com resultados convincentes, sem o auxílio de imagens geradas por computador, o “CGI” dos tempos modernos. Seguem algumas curiosidades para agregar ainda mais conteúdo nessa homenagem de 50 anos.

A cama de Regan possuída tem movimentos violentos, que contribuem para uma atmosfera de horror em seu quarto. Esses movimentos foram obtidos por alavancas mecânicas operadas pela equipe de produção devidamente escondida atrás da cama.

Na famosa cena onde Regan possuída (na verdade, substituída pela contorcionista Ann Miles) desce uma escada como uma aranha, com a barriga para cima, e com a boca cheia de sangue ao chegar no final, e que certamente é um destaque entre os momentos de horror extremo, ela é auxiliada por cabos “invisíveis” na sustentação do corpo, facilitando os movimentos de descida. Porém, a cena foi removida no filme de 1973 devido à dificuldade em esconder os cabos para o público, e foi colocada na versão do diretor em 2000, com os cabos sendo apagados digitalmente.

Outra cena de destaque, a masturbação com o crucifixo, a equipe de produção utilizou uma esponja com corante vermelho para Regan possuída esfaquear com a cruz. Devido ao fato da atriz Linda Blair ter somente 12 anos na época, os realizadores tiveram que exercitar a criatividade para simular de forma convincente a cena da masturbação, sem a jovem atriz saber do que se tratava. Ela revelou em entrevista que somente muito tempo depois descobriu a função da esponja e o resultado final sangrento.

Quando Regan possuída gira sua cabeça como uma coruja, o efeito prático foi obtido com um boneco animatrônico simulando o rosto desfigurado da garota, com os olhos sendo movidos por controle remoto.

Outra cena famosa, que faz parte da cultura pop, é o jato de vômito verde de Regan possuída no rosto dos padres exorcistas Merrin e Karras (na verdade, sopa de ervilha). Esse efeito prático foi obtido através de um dispositivo na boca da atriz dublê. Inicialmente o vômito deveria ser arremessado no peito do padre Karras, mas num erro de cálculo o jato foi direto em seu rosto, num resultado final melhor do que o previsto, com a reação verdadeira de repulsa do ator Jason Miller, que não esperava o jato de vômito direto na cara.

O trabalho de maquiagem de Dick Smith é excepcional, tanto no envelhecimento do ator Max von Sydow, que tinha apenas 44 anos na época, se transformando no idoso e frágil Padre Merrin, como também ao retratar a garota possuída pelo demônio, com o rosto coberto por feridas pútridas.

O quarto de Regan possuída, local do exorcismo, estava realmente gelado, com uma temperatura de muitos graus abaixo de zero, para se obter o efeito de respiração ofegante dos padres soltando vapores por suas bocas, e os fortes movimentos de trepidação do quarto não foram obtidos por efeitos de câmera, mas sim através do cenário se movimentar sobre um conjunto de rodas pneumáticas.

Na cena do exorcismo onde Regan possuída está em transe e começa a levitar lentamente acima de sua cama, numa posição simulando a crucificação, o efeito prático foi realizado com o uso de cabos sustentando a atriz, devidamente “invisíveis” para os olhos dos espectadores, com um resultado impecável e convincente.

A escadaria no lado de fora da casa de Regan foi revestida com mantas espessas de borracha para minimizar os efeitos da queda do Padre Karras, logo após o confronto final com o demônio.

Pazuzu é um demônio da mitologia assíria e babilônica, conhecido por trazer a fome durante crises de secas e gafanhotos em períodos chuvosos, além também de ser o rei dos demônios do vento.

Curiosamente, o assistente de radiologia Paul Bateson participou do filme numa cena não creditada no hospital quando Regan realizava exames para tentar descobrir eventuais problemas de saúde que pudessem explicar seu comportamento estranho (na verdade, o início gradativo da possessão demoníaca). Bateson foi mais tarde preso e condenado como um serial killer responsável por vários assassinatos.

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7 Comentários

  1. 1 – “A voz rouca do demônio, produzida pela atriz veterana Mercedes McCambridge, é fenomenal e assustadora, o que não aconteceu com uma versão dublada exibida pela televisão brasileira aberta (SBT), que foi uma voz artificial, sintetizada, forçada e ridícula”. É por este motivo que eu me recuso a assistir filmes dublados.

    2 – O Silêncio dos Inocentes é filme de horror?

  2. Quando lançou na TV (década de 80), era meio que fanático: onde as cenas cortadas. Depois em 1990 mais ‘inteiro’ (até me arrepio ao escrever).
    Cheguei a alugar em locadora (época do vídeo cassete). E no relançamento (2001)/vi no cinema _ e nem entendo a parte ad ESCADA qual seria a original (dela com a língua sibilando ou do sangue; onde vi um comentário de que seria TOMATE – rs).
    Alguem da minha familia tinha o livro (onde chocava + que o filme). O casal idoso de empregados (WILLIE & KARL) teria uma filha de nome ELVIRA (onde tal seria drogada). Nascida em 1943.
    A parte do fim onde a MARY KARRAS aparece estranho. Por que a REGAN se transformaria em outra pessoa? Alias esta uma das 9 que morreram no filme.
    E o inacreditável… troquei um e mail uma vez com alguém que atuou (que fez o PADRE DYER). Tinha site. Me respondeu que ‘teve seus 15 minutos de fama’. E parece que há processos contra tal (acusação de ASSÉDIO).
    SHIRLEY MACLAINE e JANE FONDA foram cotadas para o papel da mãe. Onde parece que a baita ALDREY HEPBURN tb. JACK NICHOLSON o padre. Onde o MILLER se saiu muito bem;
    Já em O EXORCISTA 2, tb era aficcionado quando lançou: e outra coisa atípica. Perguntavam quem seria o HEREGE? Pq no final a SHARON fica possuída? E parece que na vida real ela e a LOUISE FLETCHER tiveram PROBLEMA DE VESÍCULA. A versão mais longa melhor. E li que a atriz que fez a REGAN (talvez uma dublê) era diferente da original.
    E de volta ao EXORCISTA… Parece que as CENAS ADICIONAIS foram colocadas por que alguns que dirigiram discordaram de algo e tais nem foram adicionadas. Depois teria ficado tudo bem e ingressaram.
    E como toda produção, há suas falhas.

    * Há videos dos bastidores.

    1. Quem diria que William Friedkin iria falecer no mesmo ano em que a sua obra prima completa 50 anos de existência. Descanse em paz.

  3. Um classico imbativel, até hoje nenhum filme de exorcismo conseguiu supera-lo e com rarissimas excessões tendo realmente qualidade como O Exorcismo de Emily Rose.

  4. Simplesmente o maior filme de terror/horror já realizado até hoje. Impressiona até hoje e envelheceu maravilhosamente bem.

    1. UM DOS…..A PROFECIA mandou abraços….

  5. Boa lá para uma coisa muito importante escrita neste texto : As cenas da Linda Blair possuída ser feita por um dublê?????????? Não! As cenas no Exorcista original foi desempenhado pela Linda Blair e SOMENTE AS CENAS Q ELA BATE nos outros personagens (devido a força e velocidade do braço) e uma corte na cena do vômito foi realizado por uma dublê! No Exorcista 2 o Herege sim, Linda Blair deixou bem claro que só aceitaria o papel se não precisasse utilizar a maquiagem. Importante ajustar essa parte da matéria.

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