Pecadores (Sinners, 2025) é o novo longa do diretor Ryan Coogler que estreia no Brasil em 17 de abril. O diretor é conhecido por filmes como Pantera Negra, Creed e Fruitvale Station. Essa será sua estreia no terror na quinta parceria de sucesso com o ator Michael B. Jordan. No trailer conferimos irmãos gêmeos que retornam à sua cidade natal para recomeçar a vida, mas são recebidos com outras surpresas transformadoras para além do que esperavam.
O Boca do Inferno esteve presente em entrevista exclusiva com o diretor, que afirma ser fã do gênero de horror, sendo este um projeto muito pessoal. Pela sua primeira vez experimentando nesse tipo de narrativa, Ryan pôde revisitar vários filmes de sua infância e utilizar de várias referências para criar sua história. É sobre um período histórico que sua família pouco fala sobre, afinal existem muitos sentimentos associados. Então é uma escolha de quase reparação histórica pelos seus ancestrais.
Logo no trailer percebemos uma forte presença da música como parte do universos e momento histórico em que o filme se passa. Pensando em seus familiares que eram do Mississipi, o diretor afirma que sempre teve diversos momentos com eles que envolviam o blues. E foi esse tipo de música que trouxe a possibilidade de Coogler, através da sua visão aqui, trabalhar sua própria ancestralidade ao mesmo tempo que se divertiu muito com a equipe durante todo o processo de filmagem. Outra curiosidade compartilhada nesse sentido é a dedicação do compositor, músico e guitarrista Ludwig Goransson, que também possui essa conexão de uma família envolta na música da época retratada.
Coogler afirma que Sinners é fluido em seu gênero, mesclando várias possibilidades dentro do horror. “Temos vampiros no filme, mas é sobre muitos outros elementos que irão te surpreender”. O diretor também fala um pouco sobre suas influências: “Os irmãos Coen com Inside Llewyn Davis, Robert Rodriguez em The Faculty, o filme Green Room… muito John Carpenter com alguns dos meus filmes favoritos como The Thing, mas de verdade a maior influência não vem do cinema e sim do livro Salem’s Lot (A Hora do Vampiro, de Stephen King) por ser sobre a cidade.. e Sinners também é sobre uma comunidade”.
Por focar em um período histórico específico para a população negra da época, Coogler reforça que houve muita pesquisa para a realização do filme. O único fator fantasioso é a parte sobrenatural; todo cenário, roupagem e demais elementos tiveram o maior cuidado e precisão possível de sua equipe. Até a parte técnica como o formato da fotografia traz sensações mescladas de moderna e antiga ao mesmo tempo. E por falar em parte técnica, um de seus maiores desafios ao trabalhar com uma história de terror, foram os efeitos especiais, segundo o diretor.
Desta vez, Michael B. Jordan atua como gêmeos, sendo apenas um dos personagens arquetípicos trabalhados na trama e não se limitando a uma dinâmica de “duas faces de uma mesma moeda”. A própria história do blues e da cultura vodu são elementos e ideias que inspiram essa dualidade. Afinal o blues era associado como “a música do diabo” e ao mesmo tempo muito presente nos ritmos de canções dentro da igreja. Um dos pontos, segundo Coogler, é essa representação do vampiro culturalmente associado à sedução e o poder da escolha, então temos a dualidade realmente como o grande cerne do que podemos esperar de Sinners.
Ryan reforça que o filme foi feito para uma experiência coletiva e que estar no cinema com os outros fará toda a diferença aos espectadores. Principalmente por ser um filme de terror, feito para ficarmos comentando/reagindo com a tela!
No elenco também podemos conferir grandes nomes como Wunmi Mosaku, Omar Benson Miller, Hailee Steinfeld e Jack O’Connell. Contamos com uma história original, com roteiro do próprio Coogler!
Enquanto aguardamos a estreia, podemos conferir novos trailers e imagens promocionais, aguçando ainda mais a curiosidade dessa obra tão especial que pretende inovar sobre seres ficcionais tão conhecidos por nós. Pecadores anda gerando grande mistério e expectativa, e mal podemos esperar para conferir o resultado!