0
(0)

Hoje o inferno está se abrindo em comemoração ao vigésimo quarto aniversário do site Boca do Inferno, a página mais longeva do gênero no Brasil e uma das que possui maior conteúdo. Como deveria ser essa festa? O horror sempre foi criativo ao apresentar datas comemorativas sangrentas, mostrando que fazer aniversário no gênero pode ser bastante perigoso. Ora, você pode enfrentar uma maldição que o transforme em uma criatura que represente o amadurecimento, encontrar algum assassino em série com motivações vingativas ou coincidências trágicas na última casa à esquerda.

A importância da data pode selar seu destino. Não é à toa que existem os que preferem ignorá-la, sem valorizar mais um ano de vida, talvez por temer o envelhecimento ou algum ser sobrenatural. De todo modo, o Boca do Inferno está mais velhinho neste 10 de maio, demonstrando amadurecimento e resistência mesmo nos tempos da geração Tik Tok e Youtube, dos influencers e da manifestação em redes sociais. Assim, em comemoração à data, nada melhor do que apresentar mais uma lista de horror, uma que destaca outros aniversários malditos, festas que renderam infelicidade e cessaram os anos de vida.

Venha comemorar conosco e confira 24 dos Aniversários mais assustadores do gênero!

24. Mouse Trap: A Diversão Agora é Outra (Mouse Trap, 2024)

Produção da família dos filmes de horror oportunistas que querem aproveitar a liberdade dos direitos autorais de personagens infantis. A alusão aqui é para o clássico desenho Steamboat Willie, de 1928, antes do ratinho simpático passar a se chamar Mickey. Um assassino sobrenatural persegue um grupo de jovens que decidiu comemorar o aniversário antecipado de um deles – provavelmente o azar está aí – numa “play games“. Mais azar ainda para o infernauta que assistir a essa pavorosa festa, com direito a risadinha sinistra do mascarado e seu poder Chapolin de desaparecer quando quer. A diversão é qualquer uma menos esta!

23. Spookies – Renascidos das Trevas (Spookies, 1986)

Bagaceira no pior sentido da palavra. Billy (Alec Nemser) foge de casa quando acha que seus pais esqueceram seu aniversário, indo parar numa mansão onde há um cômodo todo enfeitado para uma festa. Imaginando ser uma surpresa de seus pais, ele abre um presente e encontra uma cabeça decepada dentro, o ponto de partida de uma produção insana, com direito a homem-gato, homens-lama, pequenos demônios reptilianos, aranhas gigantes, uma mulher aracnídea, uma criatura parecida com um polvo, uma bruxa esquelética, uma estátua do Ceifador e zumbis. Tem de tudo nesta produção independente de Brendan Faulkner e Thomas Doran, com os efeitos mais terríveis que você possa imaginar. Depois de assistir, você nem vai mais se importar com festas!

22. Noite do Terror 2 (See No Evil 2, 2014)

Continuação do longa mediano, lançado em 2006, sobre um grupo de delinquentes designado a limpar um velho hotel onde habita um psicopata com traumas infantis. Nesta sequência, os corpos das vítimas do primeiro filme são enviadas a um hospital onde trabalha Amy (Danielle Harris), que pretendia comemorar seu aniversário com os amigos. Com o serviço no necrotério, ela fica impossibilitada de sair, e seus amigos optam por fazer a comemoração no local de trabalho dela, abrindo o leque de opções para o assassino Jacob, também levado ao local. Pior que o aniversário da protagonista é sem dúvida o enredo desta bomba, escrito por Nathan Brookes e Bobby Lee Darby, responsáveis por descaracterizar a ameaça ao ponto de fazê-la até falar. Fujam dessa festa!

21. Amityville 8: A Casa Maldita (Amityville: Dollhouse, 1996)

Jessica (Rachel Duncan) iria ganhar uma bicicleta de aniversário, mas uma miniatura da casa de Amityville não gostou da ideia e quis ocupar um lugar na festa. Bill (Robin Thomas) presenteou a filha, sem imaginar os problemas que a casinha iria trazer. Durante a festa de Jessica, os poderes sobrenaturais transformaram uma aranha de plástico em uma de verdade, e fizeram a aniversariante tossir com a poeira interna, além de incomodar os tios sensitivos Marla (Lenore Kasdorf) e Tobias (Franc Ross). Depois que o camundongo se transforma num monstrengo, Jessica por fim resolve assumir que o presente não foi exatamente o que ela esperava e talvez o joelho ralado de uma queda de bicicleta teria sido melhor.

20. American Poltergeist (2015)

Outra festa que você não vai querer participar. Depois que alugam uma casa próximo à faculdade, um grupo de jovens (sempre, né?) demora a perceber que o local será assombrado pelo fantasma de Lizzie Borden, acusada de assassinar seu pai e madrasta a machadadas em 1892. Como é noite de comemoração de aniversário de um deles, a entidade que não foi convidada vai começar a empilhar corpos, a partir de sua composição digital mal realizada. Aliás, tudo no longa de Mike Rutkowski não funciona, dos aspectos técnicos às atuações ruins, das mortes sem graça ao roteiro repleto de furos. Um presente de grego para os corajosos.

19. A Sétima Alma (My Soul to Take, 2010)

Filme que faz parte do declínio criativo de Wes Craven traz sete jovens, nascidos no dia em que um assassino conhecido como estripador desapareceu, sejam mortos por um mascarado. A festa de aniversário trará poucas velas pois quase todos ali serão vítimas do serial killer, em cenas enfadonhas de perseguição e morte. Ao final fica a dúvida: comemorar aniversário ou velório?

18. O Tarô da Morte (Tarot, 2024)

Teve uma passagem rápida pelos cinemas, apesar da boa divulgação. A razão é simples: o longa co-dirigido por Spenser Cohen e Anna Halberg é bem fraquinho e atrapalhado. Nas comemorações do aniversário de Elise (Larsen Thompson), seus amigos resolvem “brincar de ler cartas de Tarô“, a partir da experiente Haley (Harriet Slater), mas usam um baralho maldito de uma caixa estranha localizada na mansão Catskills. Assim, cada carta representa a forma como eles irão morrer, a partir de encontros sobrenaturais com O Eremita, O Enforcado, O Mago, O Louco, A Sacerdotisa, O Diabo e, claro, A Morte. Curiosamente, a aniversariante é exatamente a primeira vítima ao ignorar o que lhe foi previsto: “escadas levarão ao seu destino desde que evite ser esmagada por elas“. Adivinha o que acontece?

17. The Doll 2 (2017)

Imagine você comemorar o aniversário de uma pessoa morta? Essa é a proposta de Aldo (Herjunot Ali), nove meses depois da morte da filha Kayla (Shofia Shireen), numa festa que inclui até apagar as velas!!! E o pior é a parente que aparece, lamenta não ter ido ao enterro, mas trouxe presente para a menina! The Doll 2 é mais um sangrento filme da Indonésia, mais uma vez com a influência do cineasta das esquisitices Rocky Soraya. O título se refere a boneca Sabrina, o item que será usado para um ritual de invocação nas comemorações do aniversário de uma menina que não ficou viva para comemorar! Esses países com suas tradições estranhas!

16. O Enviado (Godsend, 2004)

Houve uma época em que a clonagem estava em pauta, trazendo questionamentos e insegurança, com discussões com envolvimento religioso sobre alma e renascimento. O Enviado, de Nick Hamm, é oriundo tardio dessa época, e contou com o astro Robert De Niro atuando como o geneticista Dr. Richard Wells. Ele oferece ao casal Paul (Greg Kinnear) e Jessie (Rebecca Romijn-Stamos) a chance de clonar o filho que morreu nas comemorações do aniversário de oito anos. Eles mudam de casa e se afastam dos familiares pelo experimento, e convivem com um garoto comum por exatos oito anos. Depois da festa, Adam (Cameron Bright) passa a ter comportamentos estranhos, sofrer de terrores noturnos, além da consciência sobre a ação cientificamente anti-ética realizada pelos seus pais. Um suspense morno, típico de sábado à noite, mas bem realizado e com um final levemente ousado.

15. Cemitério Maldito (Pet Sematary, 2019)

A boa surpresa da refilmagem do longa de 1989 é a mudança na personagem que é vítima do atropelamento. Em vez do pequeno Gage (Lucas Lavoie), é a adolescente Ellie (Jeté Laurence), que morre quando corria atrás do gato Church na estrada no dia de seu aniversário. Como de se esperar, Louis (Jason Clarke) resolve levá-la para outro cemitério, despertando uma versão demoníaca da garota. Se os pais não tivessem feito a festa para a menina, toda a tragédia que se segue seria evitada!

14. Sangue no Sarcófago da Múmia (Blood from the Mummy’s Tomb, 1971)

Terror inglês de maldições e múmia, levemente inspirado em obra de Bram Stoker. Margaret (Valerie Leon) ganha de aniversário de seu pai, o professor Fuchs (Andrew Keir), um anel pertencente a Tera, uma rainha egípcia malvada, e começa a ser influenciada por ela. Já possuía semelhanças físicas com a múmia, agora com a joia, existe a possibilidade de trazer de volta à vida Tera, mesmo que isso custe a vida da filha. Filme atmosférico da Hammer, e que quase contou com a participação de Peter Cushing, afastado para cuidar da esposa com câncer. E o filme ainda trouxe mais uma maldição do Faraó: ainda no início das filmagens, o diretor Seth Holt sofreu um ataque cardíaco e morreu sem completar o trabalho, sendo substituído por Michael Carreras.

13. A Morte te Dá Parabéns (Happy Death Day, 2017)

A jovem Tree Gelbman (Jessica Rothe) tem um dia de aniversário complicado, tentando evitar que seja morte diversas vezes. Presa em um loop temporal sem entender a razão disso, a cada morte ela descobre pistas que podem trazer identificação do assassino. Slasher divertido de Christopher Landon, com o estilo teen de fazer suspense com bons elementos de ficção científica. O aniversário agitado de Tree permitiu a realização de uma parte 2 ainda mais confusa, mas também divertida, em um apagar de velas que se mostra cada vez mais complicado.

12. Aniversário Sangrento (Bloody Birthday, 1981)

O nascimento de três bebês em 1970 durante um eclipse solar, no bloqueio do planeta Saturno, trará consequências terríveis dez anos depois. Curtis Taylor (Billy Jayne), Debbie Brody (Elizabeth Hoy) e Steven Seton (Andrew Freeman) se tornam crianças frias e impiedosas, assassinando todos os que cruzarem seu caminho, mesmo na própria festa de aniversário. Dirigido por Ed Hunt, trata-se de um slasher com crianças assassinas ousado e violento, inspirado por outros filmes com temáticas parecidas.

11. Demons 2 – Eles Voltaram (Dèmoni 2… l’incubo ritorna, 1986)

Esta continuação de Lamberto Bava, embora inferior ao primeiro, também tem seus momentos violentos e sangrentos. Os demônios retornam em um prédio através de uma transmissão da TV, com a exibição do longa original. A primeira vítima é exatamente a aniversariante Sally (Coralina Cataldi-Tassoni), mantida presa em seu quarto por seus amigos enquanto preparam o bolo surpresa. Contudo, eles é que são surpreendidos por sua transformação em demônio, atacando os demais e transformando-os em criaturas sanguinárias. Com essa divertida continuação splatter, aprendemos que festas surpresas podem culminar em um pesadelo demoníaco!

10. Uma Filha para o Diabo (To the Devil a Daughter, 1976)

Catherine (Nastassja Kinski) está prestes a completar 18 anos – na verdade, a atriz tinha apenas 14 anos -, e terá seu corpo como hospedeiro de Satã, como bem quer um culto satânico que inclui o padre Michael Raynor (Christopher Lee). Isso se o pai dela, Henry (Denholm Elliott), não conseguir evitar, contando com a ajuda do escritor de ocultismo John Verney (Richard Widmark). Com direção de Don Sharp e Peter Sykes, a festa do filme fica por conta da atmosfera aterrorizante e dos pedófilos que terão oportunidade de ver a atriz nua na cena final.

09. O Aniversário do Seu Lair (2022)

Exibido no 4º Festival de Cinema Fantástico de Jacareí, esse curta-metragem de Dácio Pinheiro traz uma visão do Inferno que qualquer um gostaria de fazer parte. Seu Lair (Tonico Pereira) está completando 80 anos, mas não se importa com a comemoração, devido aos problemas de saúde do avançar da idade. Depois de expulsar sua família na festa de aniversário, ele recebe a visita de um anjo (Tânia Alves),  que mostrará a ele como se deve festejar uma data como aquela, sem restrições e com reencontros. Divertida produção nacional, bem-humorada, mas que também deixa uma amarga sensação de que o tempo não para.

08. A Substância (The Substance, 2024)

Um dos melhores filmes de 2024, o longa A Substância traz Demi Moore em ótima performance como Elisabeth, uma ultrapassada outrora estrela de cinema de Hollywood, demitida no dia de seu quinquagésimo aniversário. Destruída psicologicamente, ela enxerga na droga “A Substância” uma oportunidade de voltar a ser jovem e bonita, despertando de seu corpo Sue (Margaret Qualley), com a data de validade de sete dias para voltar ao estado normal. Um body horror sarcático, com críticas ácidas à indústria de cinema, o longa de
Coralie Fargeat reflete o lado triste do “fazer anos“: envelhecer!

07. Brinquedo Assassino (Child´s Play, 1988)

Andy (Alex Vincent) está prestes a completar seis anos, e sonha em ganhar um boneco Good Guy. Mesmo com a dificuldade pelos valores do brinquedo, sua mãe Karen (Catherine Hicks) consegue um exemplar sem imaginar que exatamente aquele abriga a alma do assassino em série Charles Lee Ray (Brad Dourif). O filme inicial de Chucky apresenta um dos ícones do horror, um bonequinho violento que irá dar um fim na melhor amiga de Karen, Maggie (Dinah Manoff), e trará dores de cabeça para um antigo comparsa do assassino, enfrentando por fim o detetive Norris (Chris Sarandon). Brinquedo Assassino é a prova de que os brinquedos precisam ser cuidadosamente escolhidos, perguntando ao vendedor se por acaso ele já vem possuído ou precisa de pilhas.

06. Clown (2014)

O terror para os coulrofóbicos Clown apresenta uma outra forma de assustar. Kent McCoy (Andy Powers), um corretor de imóveis e sua esposa Meg (Laura Allen) organizam uma festa de aniversário para seu filho, Jack (Christian Distefano). Depois que o palhaço contratado desiste do trabalho, Kent encontra no porão de uma casa que pretende vender uma fantasia de palhaço e resolve experimentá-la. Depois de usar na festinha, o pai descobre que a fantasia fundiu a seu corpo, e tem relação com um demônio islandês chamado Clöyne. As consequências de sua transformação o conduzem a um espiral de loucura e violência, enquanto tenta uma maneira de se matar, percebendo que esta mudando também de personalidade. Filmaço de Jon Watts, com produção de Eli Roth, pode trazer pesadelos.

05. A Sentinela dos Malditos (The Sentinel, 1977)

Com grande elenco, A Sentinela dos Malditos é um filme bastante perturbador e claustrofóbico, mostrando as consequências de uma mudança para um novo apartamento, como outrora aconteceu com Rosemary em 68. Mas o que tem o aniversário a ver com isso? Em dado momento, Alison (Cristina Raines) participa da festa de aniversário da gata Jessabelle do aparente simpático Charles Chazen (Burgess Meredith) em uma cena bizarra em que depois ela irá descobrir que todos ali estão mortos. A festa servirá para que ela conheça todos os moradores fantasmas que irá encontrar mais tarde e os que ela já viu como as taradas Gerde (Sylvia Miles) e Sandra (Beverly D’Angelo). Assustador!

04. A Profecia (The Omen, 1976)

“Olhe para mim, Damien! É tudo para você!”, diz a babá (Holly Palance) antes de se enfocar publicamente na festa de aniversário de cinco anos do garoto, permitindo que a estranha Sra. Baylock (Billie Whitelaw) seja contratada em seu lugar pela experiência em cuidar de Rottweiler violentos e preparar o desenvolvimento do anticristo. Este clássico de Richard Donner é um dos filmes fundamentais de horror de todos os tempos, contando com a excelente atuação de Gregory Peck e a participação interessante de David Warner como um fotógrafo que traz premonição da morte, além de uma constante sensação incômoda de pessimismo.

03. Os Pássaros (The Birds, 1963)

Pode acontecer também do presente trazer problemas indiretamente – ou talvez não. Mitch Brenner (Rod Taylor) quer dar de aniversário para sua irmã de 11 anos, Cathy (Veronica Cartwright), um casal de periquitos, procurando os pássaros numa loja em São Francisco, local onde reconhece a socialite Melanie (Tippi Hedren) em um reencontro inusitado. Assim que ele vai embora, ela resolve comprar os passarinhos para entregar à garota em Bodega Bay no fim de semana. O problema é a que a festa trará o ataque inexplicável de pássaros como gaivotas, canários e corvos em um clássico sensacional do Mestre de Suspense Alfred Hitchcock.

02. Aniversário Macabro (The Last House on the Left, 1972)

Para muitos fãs de horror, trata-se de um exemplar cru e grotesco do cinema exploitation da década de 70. Não penso assim. Vejo esse filme do Wes Craven como uma tranqueira apelativa muito mal realizada, com falhas na direção e elenco amador. Respeito pela importância e pela violência apresentada no inferno experimentado pela aniversariante Mari Collingwood (Sandra Peabody) quando convidou a amiga Phyllis Stone (Lucy Grantham) para assistir um show e decidiram comprar maconha. Elas se envolvem com uma gangue de estupradores liderada pelo terrível Krug (David Hess) e são violentadas e mortas. Quando os assassinos buscam abrigo na casa dos pais de Mari, preocupados em ajeitar a festa da filha, tem início uma consequente vingança. Pela violência toda, o filme realmente deve ser enaltecido, mas a realização precária atrapalha que o longa tenha todos os méritos geralmente apontados a ele.

01. Feliz Aniversário Para Mim (Happy Birthday to Me, 1981)

Um aniversário traumático desencadeia uma série de assassinatos contra um grupo de jovens conhecidos como Top Ten, membros da Crawford Academy. Ginny (Melissa Sue Anderson) está prestes a completar 18 anos, mas tem poucas lembranças sobre seu passado e o que aconteceu quatro anos antes, na data em que perdera a mãe. Ao mesmo tempo, seus amigos estão sendo mortos de maneira violenta por um assassino misterioso, culminando em um final surpreendente com uma das imagens mais emblemáticas dos slasher movies – quando você acha que já se sabe o que está acontecendo, o longa ainda reserva uma outra surpresa. Uma festa que você não desejará ser convidado de maneira alguma, mas pode ser que não tenha escolha! Feliz Aniversário para Mim é um dos meus slashers favoritos do período, um filme muito bem conduzido por J. Lee Thompson.

A ordem dos filmes não está relacionada à qualidade, mas à temática da série. É claro que há muitas outras festas ficaram de fora como o eco-horror A Invasão das Rãs (Frogs, 1972), os slashers Alison’s Birthday (1981), A Casa da Escuridão (There Was a Little Girl, 1981), Doce Debutante (Sweet Sixteen, 1983) e Massacre II (Slumber Party Massacre II, 1987), além de Que Pedaço de Mulher (Frankenhooker, 1990), O Retorno do Duende (Leprechaun 2, 1994) e os mais recentes Fatos Estranhos (Evil Things, 2009) e Stitches: O Retorno do Palhaço Assassino (Stitches, 2012). São apenas alguns exemplos dentro de um gênero imenso de produções do estilo; e o recorte poderia ser maior se envolvessem aniversários de cidades e eventos, datas comemorativas ou que simplesmente mencionem festividades.

De qualquer forma, é um registro interessante para comemorar os 24 anos do site Boca do Inferno!

Você está mais uma vez convidado para esta festa! Comemore conosco!

E bons sustos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *