Conheça os jurados da 9ª edição do Festival Boca do Inferno!

5
(3)

É chegado o momento! Começa amanhã, 30 de março, a 9ª edição do Festival Boca do Inferno, que vai acontecer em São Paulo, no Cine Satyros Bijou, e se estenderá até o domingo, 2 de abril.

Vocês já conheceram os curadores dessa edição do festival, e agora é hora de saber quem serão os jurados de cada mostra, sendo elas Suspense, Terrir, Sci-Fi, Diretoras, Horror, Animação, Fantasia e Longas-Metragens.

Mostra Horror

Luiz Machado
Jornalista, pós-graduado em Cinema e Audiovisual e co-criador do Esqueletos no Armário. Fascinado por horror asiático, musicais, slashers de procedência duvidosa e filmes sobre enlouquecimento estrelado por mulheres loiras (ou com perucas).

Gabriela Larocca
Historiadora, pesquisadora de cinema de horror, produtora de conteúdo e podcaster. Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná com pesquisa sobre a tradição do Mal Feminino e da mulher-bruxa em filmes de horror da década de 1960. Especialista em representação feminina, bruxaria e no uso do gênero cinematográfico de horror como fonte histórica. É autora da dissertação de mestrado “O Corpo Feminino no Cinema de Horror: Gênero e Sexualidade nos filmes Carrie, Halloween e Sexta-Feira 13 (1970 – 1980)”. Integra a equipe do site e podcast República do Medo.

Mostra Sci-Fi

Roberto “Pena” Spinelli
Pena é físico, cineasta e fascinado por Ficção Científica. Faz divulgação científica no Manual do Mundo e no podcast Scicast. Acredita que vive numa simulação e espera hackear o sistema antes de desligarem o computador da tomada.

Bela Eichler
Bela Eichler é criadora e apresentadora do canal Futurices no YouTube, crítica de cinema, arquiteta de formação, videomaker e fotógrafa profissional. Apaixonada por cinema, estuda a área há mais de 8 anos e já realizou aproximadamente 100 produtos autorais audiovisuais e fotográficos. Como entusiasta do futurismo e da ficção científica, explora nas redes as possibilidades que o futuro guarda, além de abordar o tema dentro do universo do cinema, da literatura, dos games, dentre outros.

Mostra Suspense

Álvaro de Souza
Formado em História, escritor e co-host do site e podcast Esqueletos no Armário. Minha coisa favorita é Monstro… Assim como belos Giallos, Cinema Queer e o gênero fantástico latino-americano.

Rafaela Germano
Rafaela Germano é cineasta, pesquisadora e artista visual. É criadora do “Mulheres no Horror”, site dedicado a debater o Horror com enfoque em obras audiovisuais feitas por mulheres. Já ministrou cursos sobre o tema, e participou da curadoria de festivais do gênero. Graduada em Cinema e Audiovisual pela UFES e mestranda de Comunicação pela UFPE, atualmente se dedica a pesquisar a monstruosidade feminina no Cinema de Horror feito por mulheres.

Mostra Animação

Márcio Nascimento
Marcio Nascimento, 47, nascido em Manaus, atuante no audiovisual desde 2009, como diretor, roteirista, editor, criador e curador do Manaus Filme Horror Fantástico.

Márcia Deretti
Atua na área de produção de filmes, eventos e publicações independentes, com destaque para o cinema de animação e quadrinhos. É sócia-fundadora da MMarte Produções. Criou em 2009 a Escola Goiana de Desenho Animado (EGDA), projeto de formação na técnica de animação tradicional. É produtora e diretora da CRASH – Mostra Internacional de Cinema Fantástico, atualmente na 14ª edição, e coordenadora do Dia Internacional da Animação de Goiânia, que realiza desde 2007. Por meio da MMarte Editora publicou a Graphic Novel Cidade de Sangue (2018), a HQ O Ditador Frankenstein (2019), entre outros trabalhos na área de cinema, literatura e quadrinhos. Co-dirigiu o curta-metragem O Ogro (2011), animação inspirada na obra do quadrinista Julio Shimamoto e O Evangelho Segundo Tauba e Primal (2018).

Mostra Fantasia

João Neto
Potiguar, estudante de Audiovisual e designer que encontrou sua família perversa e descompensada no Esqueletos no Armário. Nutre uma obsessão pouco saudável por final girls de regatinhas ensanguentadas (e tudo que o slasher tem a oferecer), o senso de humor corrosivo do John Waters e algumas luxúrias cronenbergianas.

Mozart Freire
Mozart Freire é professor de sociologia e realizador audiovisual. Dirigiu e roteirizou os curtas Cinemão (2015), Janaína Overdrive (2016), Pop Ritual (2019) e codirigiu Fio de Ariadne (2021). Também codirigiu o longa-metragem doc/fic A Colônia (2022) e é realizador do podcast Papo Meia-noite.

Mostra Terrir

Gilberto Bruno
Um fã incondicional de cinema (principalmente do cinema fantástico), que transformou esse ótimo vício em trabalho. É professor de inglês e designer gráfico (nas horas vagas), e também um dos criadores da produtora de cinema independente de Aracaju (SE), Aratu Filmes.

Maga Cardoso
Nascida em Campos do Jordão, atualmente mora em São Paulo. Amante dos filmes de terror desde os 8 anos, apaixonada por zumbis, é dona do grupo Acervo Scary, totalmente voltado ao gênero terror.

Mostra Diretoras

Gabriela Alcântara
Gabriela Alcântara é uma diretora e professora recifense (PE). Mestra em Comunicação e especialista em Comunicação Política, ambas pela UFPE. Atua no cinema desde 2011, com produção, roteiro e direção. Distribui seus curtas “Quando Chegar a Noite, Pise Devagar” (Melhor Curta-metragem pelo Júri Popular do 12º CineFantasy, Prêmio do Júri da Crítica e Menção Honrosa de Melhor Direção no 1º Sinistro) e “Severina” (Melhor Som no Festival de Arapiraca). Também ensina no curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Hilda Pontes
Realizadora e roteirista, é mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Realizou seis curtas em sua produtora Olho de Vidro Produções. Seus filmes somam mais de 150 seleções em festivais nacionais e internacionais, somando 19 prêmios. É idealizadora e coordenadora da Mostra Lugar de Mulher é no Cinema, criada em 2017. Escreveu três roteiros de longas entre 2018 a 2020, sendo que todos eles foram selecionados para o Laboratório de Roteiros do Panorama Coisa de Cinema. Vencedora do Prêmio de Melhor Montagem no Festival Mimoso de Cinema, pelo filme Não Falo com Estranhos, em 2018.

Longas-Metragens

Tati Regis
Recifense, professora de artes não praticante, fã, entusiasta e estudiosa do gênero horror. É criadora de conteúdo no @meufilmedodia e colabora com textos nos blogs Horrorizadas e 365 Filmes de Horror. Escreveu no livro O Melhor do Terror dos anos 90 da Ed. Skript.

Queops Negronski
Recifense autodidata com atuação multimídia. Fã, entusiasta e estudioso do gênero horror com participação em sites especializados, blogues, produção de podcasts, filmes e série de tv. Escreveu nos livros O Melhor do Terror dos anos 80 e 90 (Ed. Skript).

SERVIÇO:

Festival Boca do Inferno – 9ª Edição – 2023
Dias 30 e 31 de março / 1 e 2 de abril

No Cine Satyros Bijou
Praça Franklin Roosevelt, 172 – Consolação, São Paulo

(artes: Lucas Crizza)

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Silvana Perez

Escolheu alguns caminhos errados e acabou vindo parar na Boca do Inferno em 2012. Apresenta o podcast do site, o Falando no Diabo, desde 2019. Fez parte da curadoria e do júri no Cinefantasy. Ainda fala de feminismos no Spill the Beans e de ciclismo no Beco da Bike.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *