Psicopata Americano 2 (2002)

1.8
(8)

Psicopata Americano 2
Original:American Psycho II: All American Girl
Ano:2002•País:EUA
Direção:Morgan J. Freeman
Roteiro:Alex Sanger, Karen Craig
Produção:
Elenco:Mila Kunis, William Shatner, Geraint Wyn Davies, Robin Dunne, Lindy Booth, Charles Officer, Kate Kelton, John Healy, Kim Poirier

Uma continuação para quem não entendeu o primeiro filme! Essa é a única explicação para a realização dessa produção completamente desnecessária, lançada dois anos depois do sensacional Psicopata Americano, baseado no excelente romance de Bret Easton Ellis, e estrelada por Christian Bale. Talvez você só precise conhecer este trabalho de Morgan J. Freeman (Mente Obsessiva) se for fã da bela Mila Kunis (Cisne Negro e Ted), ou se realmente não conseguiu enxergar na obra original as metáforas referentes aos assassinatos cometidos por Patrick Bateman, algo absolutamente psicológico.

Na época em que Psicopata Americano 2 começava a ser idealizado, houve um bate-boca entre o autor do original Bret Easton Ellis e Morgan J. Freeman, com seus objetivos opostos. Segundo Bret, a LionsGate pretendia incluir um assassino em outra obra dele intitulada Regras da Atração, mas o diretor contratado não permitiu, o que fez com que eles então idealizassem essa continuação. Se eles não tomarem cuidado, vão acabar fazendo algo como os filmes da Pantera Cor-de-Rosa, desabafou Bret.

O próprio Morgan, em entrevista ao Fangoria, acabou admitindo os objetivos em lançar uma sequência do longa de 2000: Este filme não tem nada a ver com o primeiro. Lions Gate [produtora] apenas quis fazer mais dinheiro com o nome. (…) Fãs do original irão odiar este, em contrapartida os que odiaram o primeiro irão amar este. E ainda acrescentou na mesma entrevista, já mencionando a nova assassina: Nunca houve a intenção de fazer uma sequência do filme Psicopata Americano, mas eles pretendiam fazer deste uma franquia. Na história original, ela era um canhão perdido que de repente começa a atirar em todo mundo depois de ficar louca. Eu queria fazer dela mais calculista. E ainda sobrou para o autor Bret e suas críticas ao lançamento da continuação: Chequem a conta bancária dele. Ele fez mais dinheiro que todo mundo nisso. Ele precisa parar de beber. De qualquer modo, Ellis está bêbado nas festas e falando besteira. Eu poderia lutar com ele, adoraria chutar o traseiro dele.

Toda essa confusão divertiu a imprensa e atraiu os holofotes para Psicopata Americano 2. O longa poderia passar despercebido, mesmo com a presença de Mila e o popular William Shatner (de Jornada nas Estrelas), mas as discussões deixaram o público curioso e apreensivo até o lançamento – no Brasil, chegou em DVD no dia 15 de julho de 2002, pela FlashStar – quando as expectativas somente comprovaram a ruindade do trabalho de Morgan.

Psicopata Americano 2 traz Mila como uma herdeira das ações de Patrick Bateman. Ela era criança quando o assassino se preparava para mais cometer mais um crime, e se soltou de sua cadeira para matá-lo com um picador de gelo (arma preferida por cinco entre dez serial killers) e saiu friamente de sua morada. Testemunha ocular, a garota cresceu com essas tendências sociopatas, fazendo parte de um grupo de estudos, cujo objetivo é abrir vaga para novos agentes do FBI. O professor Starkman (Shatner), especialista no estudo de assassinos em série, está prestes a escolher um novo candidato à vaga, entre os jovens estudantes.

A bela Rachael (Kunis) acredita que a vaga está garantida, desde que ela consiga eliminar literalmente três oponentes: o riquinho Brian (Robin Dunne, de A Experiência III), capaz de comprar sua passagem para o FBI; o esperto Keith (Charles Officer), um dos destaques da disciplina; e Cassandra (Lindy Booth, de Pânico na Floresta, Madrugada dos Mortos e Cry-Wolf – O Jogo da Mentira), que tem um caso com o professor e pode conseguir seus objetivos com sua beleza e interesses. Outro obstáculo na conquista de seus objetivos é o psiquiatra Daniels (Geraint Wyn Davies, de Cubo 2 – Hipercubo), que nota o lado negro da estudante em suas sessões semanais e tentar alertar o professor.

Diferente do criativo e sanguinolento Bateman, Rachel comete seus crimes sem muito esforço ou habilidade, usando o picador de gelo e cordas, tornando tudo muito sem graça. As mortes, praticamente offscreen e sem muito sangue, são um contraponto em relação ao mestre do primeiro filme. Não temos machados ou motosserras, nem muita perseguição ou desespero! Tudo acontece como a protagonista quer, sem nada de especial que conquiste a simpatia do público. Por outro lado, a atuação de Kunis é muito boa, emprestando beleza e ironia em sua narrativa, em análises inteligentes como o futuro Dexter faria em sua série particular.

Nem se recebesse um outro título Psicopata Americano 2 chegaria próximo do brilhantismo do filme original. No mais, é apenas uma produção típica do Supercine, mostrando o lado sombrio de uma garota disposta a fazer qualquer coisa para chegar ao seus objetivos. Apesar dos seus esforços, não passa de uma universitária insana, uma aluna irregular dos trabalhos de Patrick Bateman. Possivelmente, se ele tivesse a oportunidade de conhecê-la em ação, diria uma de suas tradicionais pérolas: You’re a fucking ugly bitch. I want to stab you to death, and then play around with your blood.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1.8 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Marcelo Milici

Professor e crítico de cinema há vinte anos, fundou o site Boca do Inferno, uma das principais referências do gênero fantástico no Brasil. Foi colunista do site Omelete, articulista da revista Amazing e jurado dos festivais Cinefantasy, Espantomania, SP Terror e do sarau da Casa das Rosas. Possui publicações em diversas antologias como “Terra Morta”, Arquivos do Mal”, “Galáxias Ocultas”, “A Hora Morta” e “Insanidade”, além de composições poéticas no livro “A Sociedade dos Poetas Vivos”. É um dos autores da enciclopédia “Medo de Palhaço”, lançado pela editora Évora.

5 thoughts on “Psicopata Americano 2 (2002)

  • 01/04/2023 em 22:44
    Permalink

    A Mila salva o filme se você remover qualquer ligação da mente com o original, teria sido um filme mediano se eles tivessem abraçado o lado da comédia ácida, adicionassem um pouquinho mais de gore, tivessem feito ela se atrapalhar um pouco enquanto matando as pessoas, tivessem feito uma paródia indireta, e colocassem outro nome sem relações com psicopata americano, o filme é basicamente um “e se a Jackie (personagem da Mila em that 70s show) virasse uma maluca assassina”, é divertidinho por ela.

    Resposta
  • 29/09/2020 em 20:33
    Permalink

    O Talentoso Ripley ainda e bem melhor, ali sim e filme perfeito, e bem melhor feito que esse.

    Resposta
  • 25/05/2013 em 11:46
    Permalink

    A ELA SALVA SIM, O FILME NÃO É TÃO RUIM EMBORA UM POUCO EXAGERADO, MAS A MILA COM 19 ANINHOS E LINDA SALVA E MUITO O FILME, 10 ANOS DEPOIS ELA ESTÁ COM 29 ANOS E FOI O TERCEIRO FILME DE SUA CARREIRA, ANTES HAVIA FEITO MILO-O ANJO DO MAL EM 1998

    Resposta
    • 27/04/2021 em 05:51
      Permalink

      Só que o psicopata americano não era psicopata. Ele só imaginou tudo. Excesso de pressão social mais maratona de filme de terror.

      Resposta
  • 31/03/2013 em 22:54
    Permalink

    nem a Mila salva essa bomba.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *