Hellraiser: Judgment (2018)

2.7
(3)

Hellraiser: Judgment
Original:Hellraiser: Judgment
Ano:2018•País:EUA
Direção:Gary J. Tunnicliffe
Roteiro:Gary J. Tunnicliffe
Produção:Michael Leahy
Elenco:Damon Carney, Randy Wayne, Alexandra Harris, Heather Langenkamp, Paul T. Taylor, Gary J. Tunnicliffe, Rheagan Wallace, Helena Grace Donald

Quem conseguir assistir ao péssimo e completamente desnecessário Hellraiser: Judgment (2018) com certeza vai se fazer uma pergunta ao final. E não, a pergunta não vai ser como foi possível fazer um filme tão ruim, tão mal produzido e tão desnecessário. A pergunta vai ser como Heather Langenkamp participou de uma m**** dessa. Não está se lembrando dela?

Heather Langenkamp foi a final girl Nancy Thompson de A Hora do Pesadelo (1984). Além do primeiro filme, Heather esteve presente nas partes 3 e 7. Podemos afirmar que Heather foi uma das mais importantes final girls do cinema de horror da década de 1980 estando ao lado de nomes como Adrienne King, de Sexta-feira 13 (1980); Ashley Laurence, de Hellraiser (1987), e da musa mor dos slashers Jamie Lee Curtis, de Halloween (1978).

Assim como King e Laurence, Langenkamp não virou estrela de Hollywood, mas tem lugar cativo no coração dos fãs do horror. A própria já deu diversas entrevistas falando que sempre teve orgulho da sua Nancy e da importância da personagem para o gênero e que caso nunca mais fizesse outro filme na vida ela já estaria feliz com o sucesso de A Hora do Pesadelo.

O que muita gente não sabe é que Langenkamp tem duas estatuetas do Oscar na sala de estar da casa dela. Na verdade Heather nunca ganhou Oscar, mas ela é casada desde 1990 com David Anderson, que é proprietário da AFX Studio. Especializada em maquiagem e efeitos de maquiagem, a AFX possui mais de 60 filmes no currículo e já ganhou o Oscar de Melhor Maquiagem por O Professor Aloprado (1996), e no ano seguinte ganhou mais uma estatueta por Homens de Preto (1997).

Você deve estar se perguntando por qual motivo estamos no quinto parágrafo e ainda estamos falando de Heather Langenkamp quando o texto é sobre Hellraiser: Judgment. A justificativa é que não é possível compreender como a atriz concordou em participar de tamanha porcaria. OK, sabemos que ela não virou uma grande estrela como Jamie Lee Curtis, mas ao lado do marido na AFX não é possível imaginar que tenha sido por questões financeiras. Igualmente não podemos dizer que foi pelo roteiro apresentado para ela. Pior, a personagem que Heather interpreta aparece por um minuto no filme inteiro e não faz nada de relevante.

Não é de hoje que a franquia Hellraiser deixou de ser um importante produto do gênero para se tornar uma grande piada. Com dois excelentes primeiros filmes, a série foi decaindo com o terceiro e o quarto filme. O quinto capítulo da saga infernal é apenas mediano. Do sexto Hellraiser em diante a coisa piorou de forma agressiva. Aliás, podemos dizer sem medo de errar os Hellraisers 6, 7, 8, 9 são verdadeiros lixos cinematográficos e envergonham o gênero horror. Hellraiser: Judgment é o décimo filme e basta cinco minutos para incluí-lo no grupo dos títulos ruins.

Em Judgment (Julgamento em português), acompanhamos um trio de detetives na tentativa de desvendar uma série de crimes que parece ter ligação com um serial killer. Ao mesmo tempo, Pinhead (desta vez interpretado por Paul Taylor) segue em busca de vítimas para levá-las aos prazeres do inferno. Não demora muito para os caminhos destes personagens se cruzarem no momento em que um dos detetives parece despertar o interesse de Pinhead.

O roteiro escrito por Gary Tunnicliffe é assustador de tão ruim ao mesmo tempo em que tenta reutilizar elementos já vistos na franquia e trazer novas ideias sendo uma pior do que a outra. Tunnicliffe é um nome conhecido em maquiagem de filmes de terror, já tendo participado de mais de 90 produções, desde a própria franquia Hellraiser, tendo começado com Hellraiser 3: Inferno na Terra (1992) e incluindo filmes como Halloween 6 (1996), Banquete no Inferno (2005) e Pulse (2006). Tunnicliffe também passou por outros gêneros com X-Men Origens: Wolverine (2009) e Todo Mundo em Pânico 5 (2013).

O que sobra a Tunnicliffe em experiência de maquiagem falta como roteirista e principalmente diretor. O filme não tem ritmo, tudo é mostrado de forma entediante e amadora, até as mortes, que são no mínimo bobas. E quanto às tais novidades no roteiro, uma é pior do que a outra. Detalhe para uma espécie de ser celestial que aparece lá pela metade do filme.

E quando você pensar que a série Hellraiser não consegue mais surpreender negativamente, bem vindo ao final deste filme, de longe o pior de todos os dez. Quanto a Heather, ela interpreta a dona de um prédio que aluga quartos para pessoas e recebe o trio de detetives em busca de um suspeito. Como o tempo dela em cena é de um minuto, e muita gente vai assistir a este filme avançados as cenas, é possível nem perceber a participação da atriz. Sorte dela.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Filipe Falcão

Jornalista formado e Doutor em Comunicação. Fã de filmes de terror, pesquisa academicamente o gênero desde 2006. Autor dos livros Fronteiras do Medo e A Aceleração do Medo e co-autor do livro Medo de Palhaço.

10 thoughts on “Hellraiser: Judgment (2018)

  • 22/03/2021 em 10:46
    Permalink

    Pior que eu gostei desse filme 😅. Comparado ás bombas que tivemos a partir do 5 eu até consegui achar esse Judgement um bom filme.

    Resposta
  • 12/03/2019 em 22:16
    Permalink

    Hellraiser pra mim acabou no Hell on Earth de 1992 o resto foi somente uma tentativa de reanimar uma franquia morta.

    Resposta
  • 31/08/2018 em 00:33
    Permalink

    Foi um dos melhores filmes de terror que já vi, mas só nos primeiros 10 minutos, depois despenca para um dos piores filmes da história, toda a questão do auditor da culpa do processo é interessante o personagem do auditor, o pinhead tá legal, a crítica a um fato biblico, o resto é uma caganeira lixosa, é quase como se em cima de um bolo de merda tivesse um cerejinha bonita.

    Resposta
  • 24/07/2018 em 17:58
    Permalink

    Hellraiser sem Doug Bradley não é Hellraiser e pronto.

    Resposta
  • 22/07/2018 em 23:35
    Permalink

    Como fã de Hellraiser e Clive Barker, fico triste com o rumo da série. Do 1 ao 4, temos os filmes essenciais, o clássico cult e as sequências desdobrando seu universo sádico; do 5 ao 8, roteiros adaptados, com outros sub-gêneros de horror misturados ao universo Hellraiser. São inferiores aos 4 primeiros e dispensáveis, mas, ainda tem lá algum valor, como Doug Bradley em todos eles. Achei que seria o fim e, eis que surge Revelations e essa tranqueira Judgment. Hellraiser ganhou força como cult. Isso inviabiliza, acho, um remake, com maior projeção e exibição nos cinemas, visto que o projeto se arrasta há mais de 10 anos. Um remake fiel ao original, certamente agradaria aos fãs fiéis, mas, certamente, seria um fiasco, não atingiria a nova geração. Já uma reinvenção do universo Hellraiser, certamente renovaria público, mas, desagradaria os antigos fãs…enfim, como existe esse impasse, ficamos com esses fan-mades pra segurar direitos. Paciência. Nota 1 pra esse!

    Resposta
    • 03/11/2020 em 22:28
      Permalink

      Cara você disse tudo resumiu o que tudo isso se tornou, maioria das pessoas dizem que só presta até o 3 mas sempre falo, até o 4 fecha a história mesmo sendo fraco, o 3 também foi foi uma idéia o 3 mas se for levar ao pé da letra só iria até o 2 mesmo, com a questão dos outros 5 ao 8 só com complementa para quem é fã e gosta mesmo assim mas são fracos, mas saiu doug bradley já era hellraiser, enfim e isso mesmo , já tem um novo massacre da serra elétrica e por aí vai sei lá pode parecer Charope e comentário de tiozão das antigas mas deveriam deixar os clássicos em paz parece que acabou as idéias para esses gêneros.

      Resposta
  • 29/06/2018 em 20:52
    Permalink

    Se um de vcs do site morar em SP, gostaria de saber se é possivel uma entrevista. É para minha iniciação cientifica a respeito de filmes que dão medo.

    Resposta
  • 21/06/2018 em 22:48
    Permalink

    Achei o Revelations pior! Mas esse filme é pessimo

    Resposta
  • 21/06/2018 em 13:12
    Permalink

    Parei no 7, q parece um ep. De “Além da Imaginação”. Mas, ainda encaro até o 4 com carinho por causa da época que vi… Depois, vi o q estava na Netflix, q nem sei qual é e foi arrependimento a cada minuto. Nem passarei perto deste! ):
    Cag*ram num tema q tinha tanto, tanto pano pra manga.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *