Crimson – A Cor do Terror (1973)

2.3
(4)

Crimson - A Cor do Terror
Original:Las ratas no duermen de noche
Ano:1973•País:Espanha, França
Direção:Juan Fortuny
Roteiro:Juan Fortuny, Marius Lesoeur, H.L. Rostaine
Produção:Antonio Liza
Elenco:Paul Naschy, Silvia Solar, Olivier Mathot, Evelyne Scott, Claude Boisson, Gilda Arancio, Pierre Biet, Monique Gérard, Víctor Israel

O ator espanhol Paul Naschy, pseudônimo de Jacinto Molina (1934 / 2009), também conhecido como cineasta e roteirista, é um nome lendário no cinema de horror europeu de baixo orçamento. Entre as dezenas de filmes bagaceiros de seu currículo, temos Crimson – A Cor do Terror (Crimson – The Color of Terror, Espanha / França, 1973), dirigido pelo espanhol Juan Fortuny e produzido pela “Eurociné”.

Um grupo de ladrões, liderado por Jack Surnett (Paul Naschy) e seus capangas Henry (Olivier Mathot, de O Exorcista Diabólico, 1975), Karl (Victor Israel) e Paul (Yul Sanders), é perseguido pela polícia após uma tentativa fracassada de roubo de um cofre com joias. Na fuga, Surnett é alvejado com um tiro na cabeça. Para tentar evitar sua morte certa, seus comparsas de crime o levam até o médico bêbado Dr. Ritter (Carlos Otero), que deve favores para a gangue. Uma vez incapaz de ajudá-lo pela gravidade do ferimento, ele recorre a um amigo cientista, o Prof. Teets (Richard Palmer), que está trabalhando numa pesquisa científica de transplante de cérebros, com o auxílio de sua esposa Ana (a bela atriz francesa Sylvia Solar, de O Beijo do Diabo, 1976).

Para a realização da bizarra cirurgia de transplante, os criminosos, com a ajuda da namorada de Surnett, Ingrid (Gilda Anderson), decidem ir atrás de um inimigo rival conhecido como “O Sádico” (Roberto Mauri), para eliminá-lo e utilizar seu cérebro. Porém, eles terão que enfrentar a fúria vingativa da quadrilha rival formada, entre outros, pelo segundo em comando Willy (Richard Kolin) e a namorada do Sádico, Barbara (Evelyne Scott). Além disso, o já temível assaltante Surnett, após o transplante com o cérebro do inimigo, passa a sentir efeitos colaterais com instabilidade mental, tornando-se agora ainda mais violento, perigoso e imprevisível.

Crimson – A Cor do Terror é um thriller policial com disputa entre gangues rivais de criminosos com uma ideia básica de horror e ficção científica bagaceira apenas como pano de fundo, através do elemento “cientista louco” e suas experiências de transplantes de cérebros para o suposto bem da humanidade.

Tem pouca violência e ausência de sangue (não justificando a escolha do título, que enfatiza a cor do sangue), com mortes ocorrendo quase apenas em tiroteios. A atmosfera de horror é discreta e limitada aos momentos no laboratório bizarro do cientista e a transformação de Surnett num assassino ainda mais cruel. Existe uma cena desnecessária, que não agrega à história, com um número de dança de uma mulher e dois homens numa boate, que mais parece apenas uma forma de completar a metragem do filme.

E é uma pena que Paul Naschy tenha pouca presença, aparecendo em cena apenas no início na tentativa mal sucedida de assalto, e depois da cirurgia cerebral, em alguns momentos com um comportamento psicopata causado pela influência do cérebro de seu inimigo.

Curiosamente, a história do filme é similar e certamente foi inspirada em Sexta-Feira 13 (não o filme slasher de Jason Voorhees), mas “Black Friday” (1940), uma produção em preto e branco da “Universal”, com os ícones do horror Boris Karloff e Bela Lugosi.

Para a satisfação dos colecionadores e apreciadores do cinema fantástico bagaceiro europeu, foi lançado em DVD no Brasil pela “Vinny Filmes” em Novembro de 2011, na coleção “Clássicos do Terror”, sem material extra.

Entre os vários títulos alternativos, é conhecido na Espanha como “Las ratas no duermen de noche” e na França como “L’homme à la tête coupée”, além de “Crimson – The Color of Blood” e “The Man With the Severed Head”.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Juvenatrix

Uma criatura da noite tão antiga quanto seu próprio poder sombrio. As palavras são suas servas e sua paixão pelo Horror é a sua motivação nesse Inferno Digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *