Lobisomem na Noite (2022)

4.6
(7)

Lobisomem na Noite
Original:Werewolf by Night
Ano:2022•País:EUA
Direção:Michael Giacchino
Roteiro:Heater Quinn, Peter Cameron, (Werewolf by Night criado por Gerry Conway)
Produção:Leeann Stonebreaker.
Elenco:Gael García Bernal, Laura Donnelly, Harriet Sansom Harris, Kirk R. Thatcher, Eugenie Bondurant, Leonardo Nam, Daniel J. Watts, Al Hamacher, Carey Jones

Um grupo reservado e secreto de caçadores de monstros se reúne após a morte de seu líder para decidir quem deverá ficar com a posse de um poderoso artefato, a joia Bloodstone. O novo possuidor da joia será o caçador que conseguir ser o vencedor (vivo) da caçada de um monstro capturado especialmente para o evento. Dentre os caçadores, encontramos Elsa Bloodstone, filha do líder do grupo, e o estranho e misterioso Jack, que parece esconder mais segredos do que se espera de um caçador de monstros.

Lobisomem na Noite é o primeiro Especial de Halloween da Marvel (ou pelo menos o primeiro filme especial de Halloween com atores) que faz parte do seu Universo Cinematográfico, que apresenta personagens da linha de terror da editora, os colocando no mesmo mundo que heróis como Homem de Ferro, Thor, Homem-Aranha e as mais recentes adições, como Miss Marvel e Mulher-Hulk.

No começo da década de 1970, a editora Marvel resgatou alguns monstros clássicos do terror, aproveitando que algumas restrições do Comic Code Authority haviam sido relaxadas em 1971, por exemplo removendo a censura aos termos “vampiro” e “lobisomens”, que até então não poderiam ser utilizados em títulos de revistas ou como tema principal da publicação. Aproveitando personagens que estavam em domínio público (desde que se não usasse as feições dos atores) e monstros sem uma história específica, os então editores Stan Lee e Roy Thomas lançaram os títulos de terror The Tomb of Dracula, The Monster of Frankenstein, The Livng Mummy, Tales of the Zombie e Werewolf by Night.

O diferencial dessas histórias era que se passavam no Universo Marvel, e além de serem de terror, ocasionais encontros com os heróis Marvel não eram incomuns, ainda que bizarros. Assim, o Drácula teve seus confrontos com o Doutor Estranho, o monstro de Frankenstein teve seu encontro com o Surfista Prateado e o Lobisomem chegou a brigar com o Homem de Ferro.

A linha de terror da Marvel foi se desenvolvendo aos poucos, meio que às sombras do universo de super-heróis, mas foi o berço de personagens famosos, como Blade, o Caçador de Vampiros e o Motoqueiro Fantasma.

Em Lobisomem na Noite, vemos a recuperação do personagem que se transforma num lobisomem nas noites de lua cheia, por conta de uma maldição ancestral de sua família. Interpretado magistralmente por Gael García Bernal, que concede um carisma espetacular para o personagem, o Jack aqui é um personagem renegado, que lida razoavelmente bem com sua maldição, e que traz uma visão um tanto diferente de “monstros” para o Universo Marvel.

Além de Jack, há outras apresentações de personagens dos quadrinhos, como o caçador de monstros Ulysses Bloodstone e sua filha Elsa, além da famosa e poderosa Bloodstone, uma joia com diversos poderes. Há ainda uma participação especial de outro monstro dos quadrinhos, que é uma coisa à parte.

O Especial de Halloween da Marvel não é exatamente um filme de terror, mas um filme (curto) de “heróis sombrios” da Marvel, com toques de terror e uma dose um pouco acima do padrão de violência, que é habilmente disfarçada pela direção com a opção de ser filmado em preto e branco, o que também dá um ar retrô que combina perfeitamente com os personagens.

A história, simples e bem fechadinha, que deixa ganchos para futuras aparições dos personagens, é exatamente isso, simples e bem executada. Há um grande cuidado e detalhamento com os personagens secundários, com boas e divertidas cenas de ação, o que fazem o espectador querer que elas fossem mais longas e aparecessem mais!
A direção estreante do grande músico para cinema Michael Giacchino entrega um filme perfeito para o Halloween, divertido e empolgante, com toques “sinistrinhos” de terror. Um terror para toda a família, onde pessoas morrem, mas eram malvadinhos mesmo, então tudo bem.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Avatar photo

Rogerio Saladino

Rogerio Saladino é escritor, jornalista, editor, tradutor e autor, atuando nas áreas de quadrinhos, literatura, RPG e cultura pop. Um entusiasta do terror em todas suas formas e, inexplicavelmente, adora a série Puppetmaster, mesmo consciente da sua qualidade duvidosa.

2 thoughts on “Lobisomem na Noite (2022)

  • 24/02/2023 em 16:38
    Permalink

    Uma das melhores produções da Marvel na fase 4.

    Resposta
  • 23/10/2022 em 22:02
    Permalink

    Boa crítica. Mas achei um filme fraco. Ainda esperando o podcast sobre filmes de lobisomem.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *